*500 anos da Rosa de Lutero*

Em 1520, a pedido de seus editores, Martinho Lutero desenhou um selo ou brasão a ser publicado em seus livros. O selo original era preto e branco. A partir de 1530, ganhou cores e uma explicação de Lutero quanto a cada parte do brasão. A Rosa de Lutero resume visualmente a teologia do saudoso reformador, que, em poucas palavras, pode ser assim explicada:

Jesus Cristo morreu na *cruz* em meu lugar, para me salvar. Sou aceito por Deus por meio dessa fé em Cristo, que trago no *coração*. Essa certeza me traz *paz e alegria* [pétalas brancas], pois já agora sei que *viverei para sempre* [círculo dourado] junto de meu Salvador *no lindo céu* [campina azul].


O próprio Lutero* explica a teologia da Rosa assim:

A CRUZ

A cruz no centro do coração nos lembra que é a fé no crucificado que nos salva. Porque os que creem de coração serão justificados.

CORAÇÃO

Embora seja uma cruz preta, que lembra morte e sofrimento, ela está sobre um coração em sua cor natural. Não corrompe a natureza, o que significa que não nos mata, mas nos mantém vivos. O justo viverá pela fé, mas pela fé no crucificado.

ROSA

Tal coração deverá ficar no centro de uma rosa branca, para mostrar que a fé traz alegria, conforto e paz. Em outras palavras, ela coloca o crente em meio a uma rosa branca e alegre, porque essa fé dá paz e alegria de maneira diferente como o mundo as dá.

FUNDO AZUL

A tal rosa está sobre um fundo azul celeste, simbolizando que tal alegria no Espírito e tal fé são o começo da alegria futura celeste, que começa agora, mas está alicerçada numa esperança ainda não revelada.

ANEL DOURADO

E ao redor desse espaço está um anel dourado, simbolizando que tais bênçãos celestes não têm fim. Essa bênção é preciosa em meio a toda alegria e bondade, assim como o ouro é o mais valioso e precioso metal.

Cláudio Kupka

Paulo Roberto Teixeira

Cláudio Kupka fez a tradução e adaptação da explicação de Lutero sobre a Rosa em carta a Lazarous Spengler em 1530. Kupka é pastor da IECLB em Porto Alegre, RS.

Paulo Teixeira é editor da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), pastor da IELB em São Paulo, SP.

Alegre-se nesta fé e compartilhe-a com todos!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Veja também

Independência ou morte!

Na cruz, um ato que liberta da morte para a vida

Dia de vistoria?

Assista à reflexão do pastor Cesar Rios

Formandos de Teologia conhecem de perto o trabalho das servas

Diretoria Nacional da LSLB dirigiu aula para os estudantes no Seminário Concórdia