*500 anos da Rosa de Lutero*

Em 1520, a pedido de seus editores, Martinho Lutero desenhou um selo ou brasão a ser publicado em seus livros. O selo original era preto e branco. A partir de 1530, ganhou cores e uma explicação de Lutero quanto a cada parte do brasão. A Rosa de Lutero resume visualmente a teologia do saudoso reformador, que, em poucas palavras, pode ser assim explicada:

Jesus Cristo morreu na *cruz* em meu lugar, para me salvar. Sou aceito por Deus por meio dessa fé em Cristo, que trago no *coração*. Essa certeza me traz *paz e alegria* [pétalas brancas], pois já agora sei que *viverei para sempre* [círculo dourado] junto de meu Salvador *no lindo céu* [campina azul].


O próprio Lutero* explica a teologia da Rosa assim:

A CRUZ

A cruz no centro do coração nos lembra que é a fé no crucificado que nos salva. Porque os que creem de coração serão justificados.

CORAÇÃO

Embora seja uma cruz preta, que lembra morte e sofrimento, ela está sobre um coração em sua cor natural. Não corrompe a natureza, o que significa que não nos mata, mas nos mantém vivos. O justo viverá pela fé, mas pela fé no crucificado.

ROSA

Tal coração deverá ficar no centro de uma rosa branca, para mostrar que a fé traz alegria, conforto e paz. Em outras palavras, ela coloca o crente em meio a uma rosa branca e alegre, porque essa fé dá paz e alegria de maneira diferente como o mundo as dá.

FUNDO AZUL

A tal rosa está sobre um fundo azul celeste, simbolizando que tal alegria no Espírito e tal fé são o começo da alegria futura celeste, que começa agora, mas está alicerçada numa esperança ainda não revelada.

ANEL DOURADO

E ao redor desse espaço está um anel dourado, simbolizando que tais bênçãos celestes não têm fim. Essa bênção é preciosa em meio a toda alegria e bondade, assim como o ouro é o mais valioso e precioso metal.

Cláudio Kupka

Paulo Roberto Teixeira

Cláudio Kupka fez a tradução e adaptação da explicação de Lutero sobre a Rosa em carta a Lazarous Spengler em 1530. Kupka é pastor da IECLB em Porto Alegre, RS.

Paulo Teixeira é editor da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), pastor da IELB em São Paulo, SP.

Alegre-se nesta fé e compartilhe-a com todos!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Despedida e recepção de pastor em Ivaí, PR

Pastor Jandir Krebs recebe título de emérito e pastor Juliano Mülling Timm é instalado na Paróquia São Paulo

Veja também

Despedida e recepção de pastor em Ivaí, PR

Pastor Jandir Krebs recebe título de emérito e pastor Juliano Mülling Timm é instalado na Paróquia São Paulo

Acontece nas melhores famílias!

O que vemos nos consultórios hoje em dia, mascarados de supostos diagnósticos e muitos rótulos, são grandes exemplos da falta de tempo em família.

Congressão JELB 2025

Programação será dos dias 28 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025, em Sumaré, SP