Em maio, como em outros meses, temos muitas datas comemorativas. Todas são de grande valor, pois lembram diversas pessoas, as quais Deus abençoou com dons. E é por esses dons que nós temos as profissões e as vocações, o que é muito bem lembrado pelo apóstolo Paulo em 1Coríntios 12, ao falar da diversidade dos dons e vocações, que são para o nosso bem.
Uma dessas datas é o dia 15 de maio, quando o mundo inteiro comemorará o Dia Internacional da Família. Esta lembrança sobre a família engloba, talvez, as demais comemorações, pois todas têm sua origem na família, onde somos encorajados a buscar nossos sonhos.
A família não é somente a união de pessoas, o seu conceito e formação vão muito além; a família é uma criação de Deus, e também é mantida e abençoada por ele!
Na Bíblia há muitos exemplos de famílias, mas nem todas são iguais em seus propósitos ou intenções. Temos famílias que se amam e se cuidam mutuamente. Temos também famílias que são compostas por interesses, de todas as esferas; famílias que se formaram com a bênção de Deus e famílias que foram formadas pelo interesse do homem.
A família também foi afetada pelo pecado, e como eram as famílias do passado, ainda são as de hoje, com suas bênçãos e erros, suas alegrias e suas tristezas. Deus achou por bem dar ao homem um mandamento sobre a família, para dar-lhe direção nos seus propósitos. Assim, o Quarto Mandamento é uma boa orientação para sabermos o que é a família e como devemos nos relacionar nela.
Família é uma vocação, onde Deus capacita e chama pessoas para dela fazerem parte. Ora, todos nós temos uma família, assim como todos nós temos a salvação em Jesus Cristo, mesmo que muitos não creiam no Filho de Deus como seu Salvador.
O ser humano sempre buscou a felicidade para si e sua família, mas o que nem todos sabem e creem, é que esta felicidade não é conquistada, mas ela é concedida por Deus. A família de Abraão é um bom exemplo, quando Deus viu que Abraão lhe era temente, fez-lhe uma promessa, de que o abençoaria por muitas gerações.
Família, uma vocação que tem em seu dia a dia muitos desafios, provações, mas também alegrias. Uma família completa só é possível com a presença de Deus, o Criador e mantenedor. Problemas podem acontecer, enfermidades, desemprego, desentendimentos, mas tudo isso pode ser vencido com o perdão e o amor que Deus concede às famílias através de seu Filho Jesus Cristo, que morreu em nosso favor e para o nosso bem. Viva intensamente, todos os dias, o “Dia da Família”, porque a família é uma bênção de Deus em sua vida!