Pastor Gustavo Scholze

“Se eu chegar à sua idade, quero ser como o senhor”, costumava dizer ao pastor Scholze quando trabalhamos juntos na Congregação Concórdia por 10 anos (1988 – 1998), vendo a sua disposição para o trabalho pastoral, sempre de boa vontade ajudando nos cultos, visitando os idosos e enfermos e fazendo o que era necessário. Quando sentiu que dirigir se tornava um risco para si, vendeu o carro e ia de ônibus visitar os idosos. “É de graça”, dizia ele, referindo-se à isenção de passagem para idosos; ele devia estar com seus 80. Pastoreou a Congregação Concórdia, de Porto Alegre, RS, durante 50 anos, servindo como pastor auxiliar de vários pastores a partir de 1988, até entrar para o rol de pastores eméritos da IELB em 2012, com 90 anos.

O pastor Scholze me ensinou o Catecismo quando fui para o Seminário, com 11 anos, em 1962, no mesmo ano em que ele começou na Concórdia. E ele foi o meu pastor até 1966, quando me transferi para a congregação de São Leopoldo, frequentando ainda, esporadicamente, os cultos na Concórdia.

Não conheci outro pastor que cantasse tão bem a liturgia luterana como ele. Foi dele que ouvi pela primeira vez a bênção cantada, o que me cativou. Eu realmente saía em paz dos cultos após aquela bênção.

Em 1988 fui chamado para a Concórdia. O pastor Scholze, então com 66 anos, reduziu suas atividades em 50% e eu assumi como pastor de tempo integral. Trabalhamos juntos em harmonia, sem jamais termos qualquer rusga ou discussão. Inspirado em nossa boa experiência de ministério compartilhado, incentivei muitas congregações a trabalharem com dois pastores durante o meu tempo de Presidência na IELB.

O pastor Scholze e da. Hildegard nunca deixaram de participar de todas as atividades da Comunidade, especialmente do coral e do Departamento de Servas, além dos cultos, é claro.

O pastor Scholze foi modelo para muitos pastores durante o tempo em que o Seminário funcionou em Porto Alegre. Consciente ou inconscientemente, todos nós somos influenciados pelos pastores da nossa infância, adolescência e juventude. Muitos colegas vão ter lembranças mil ao ler este artigo, muitas, divertidas, pelo seu jeito humilde e carinhoso de tratar a todos, e muitas lições aprendidas.

Hoje, com seus 99 anos completados em 22 de março, ele manda um recado a todos: Muito obrigado meus amigos, colegas e parentes, de perto e de longe, todos os que me mandaram mensagens de felicitação pelos meus 99 anos. Muito obrigado a vocês todos. Desejo para vocês todo o bem, saúde e bem-estar; e, acima de tudo, firmeza de fé no Salvador Jesus. Eu agradeço a Deus por todas as bênçãos que recebi na caminhada de minha vida. Suplico ainda o perdão dos pecados que cometi de tantas maneiras e tenho a certeza da confiança que tenho neste meu Deus Salvador, Criador e Santificador, porque entrego tudo em suas mãos. Ele sabe o que nos convém e sei que ele está conosco sempre à frente hoje e sempre. Então, muito agradecido por tudo, especialmente ao Presidente da Igreja e também ao meu pastor Jonas Flor, tão dedicado a mim nesta idade. Muito agradecido. Deus vos abençoe. Obrigado. (Transcrito da mensagem recebida por WhatsApp).

Mora atualmente no Rio de Janeiro com sua filha Eunice, e é membro da Congregação da Paz, na Tijuca, sendo atendido pelo pastor Jonas Flor. Na semana do seu aniversário, fez a leitura bíblica do 5° Domingo na Quaresma para o culto online da Congregação.

O pastor Scholze é hoje o segundo pastor mais idoso da IELB. Não sei se chego até lá para seguir o seu exemplo aos 99 anos, como lhe disse muitas vezes. Mas, com certeza, guardarei a mesma fé em Jesus e o mesmo amor por todos como o pastor Scholze tem guardado e amado. Com certeza se aplicam a ele também: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” (2Tm 4.7,8 – ARC).

N.B.: Antes de enviar o texto ao editor do ML, submeti-o ao pastor Scholze. Ele pediu para acrescentar: Muito obrigado pelas referências elogiosas, mas também sou cheio de falhas e erros que cometi, seja em casa ou no ofício. Que Deus me perdoe em nome de Cristo, nosso Salvador. O pastor Winterle foi sempre amigo e colega compreensivo e também muito atencioso para com meu trabalho. Que Deus abençoe a ele e que lhe dê muita saúde e bem estar com a esposa Lídia, com quem sempre convivemos com muita paz e amor.

Pastor Gustavo Scholze

Data de Nascimento: 22/03/1922, em Santa Rosa, RS

Ordenação: 22/02/1948, em Charrua, Getúlio Vargas, RS

Data Casamento: 12/02/1949 Canoas, RS

Esposa: Hildegard Schmidt Scholze

Filhos: Nelson, Eunice e Celson

Enviuvou em 11/11/2014

Locais que serviu:

Charrua, RS – “São João” – Estágio, 1946

Charrua/RS – “São João” – 1948 – 1952

Imbituva/PR – “Ressurreição” – 1952 – 1962

Porto Alegre/RS – “Concórdia” – Mont’Serrat – 1962 – 2012

Emérito desde 2012

Mora no Rio de Janeiro com a filha Eunice.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.