Nova vida, novas palavras e atitudes

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. Não me lances fora da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário” (Sl 51.10-12, NAA).

Cantamos estas palavras do salmo 51 no ofertório de nossa liturgia tradicional. Logo depois, os versículos 13 e 15 nos mostram para que o salmista quer um coração puro e limpo, um espírito reto e inabalável, a alegria da salvação e o espírito voluntário para obedecer ao Senhor: “Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará o teu louvor”.

Ser renovado por Deus, nascer de novo pela ação do Espírito e assim ter a alegria da salvação não somente garante ao cristão a vida nova e eterna, ou seja, que pela fé em Jesus ele já tem a coroa da vida (Ap 2.10), conquistada pela obra salvadora de Cristo, mas também dá um novo sentido e propósito para a sua vida enquanto espera o prêmio final: ensinar aos pecadores os caminhos do Senhor e proclamar seu louvor.

A vida nova, criada no novo nascimento do batismo pela ação do Espírito Santo (Jo 3.1-15; Tt 3.5-7), nos leva a ter novas palavras, um novo discurso, para poder louvar ao Senhor e mostrar aos pecadores como nós o caminho da salvação de Deus – Jesus Cristo.

Na Bíblia, temos muitas pessoas que, depois de terem suas vidas mudadas por Jesus, saíram falando sem medo nem vergonha de sua nova vida e de seu Salvador.

Vejamos alguns exemplos:

O ex-endemoniado geraseno (Mc 5.1-20), que pediu a Jesus para ficar com ele, depois de ter sido livrado do espírito imundo. Jesus lhe respondeu que deveria ir para sua casa e família e contar-lhes o que o Senhor havia feito e como havia recebido misericórdia. Ele foi, diz Marcos, e “começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe tinha feito; e todos se admiravam”.

A mulher samaritana no poço de Jacó (Jo 4.1-42), que depois de uma conversa na qual Jesus mostrou a ela seu pecado e se apresentou como o Messias prometido, foi para a cidade e deu testemunho de Jesus, e, diz João, “muitos samaritanos daquela cidade creram em Jesus, por causa do testemunho da mulher”.

Os cristãos espalhados por causa da perseguição que começou após a morte de Estevão (At 8.1-4), que chegaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, falando do evangelho aos judeus e não judeus, e lá muita gente creu em Jesus (At 11.19-26).

Da mesma forma, ao longo dos séculos, cristãos em toda parte, tanto em situações de perigo como na vida normal e comum, em suas vocações diárias, deram testemunho de que estavam mortos para o pecado e vivos para Cristo (Rm 6.11).

Hoje, diante de tantos discursos religiosos e tantas ofertas de “salvação”, somos desafiados a seguir os passos destas testemunhas do evangelho e falar sem medo nem vergonha que somos novas pessoas, mortas para o pecado e vivas para Cristo, que não se conformam com as palavras e costumes do mundo sem Deus, porque somos transformados na mente e no coração pelo mesmo Espírito que deu fé, coragem e sabedoria a todos esses irmãos na fé do passado.

Em uma época de tanto relativismo e de uma cultura que muda constantemente, somos desafiados a manter a mente e o coração puros, pensando “em tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama” (Fp 4.8 – NAA), porque “a boca fala do que está cheio o coração” (Lc 6.45 – NAA).

Somos chamados a ser cartas escritas por Cristo (2Co 3.2-3), que apresentam ao mundo palavras de vida, de alegria e salvação que brotam de um coração cheio do amor de Cristo e governado por sua paz. Para que seja assim, é necessário que a Palavra de Cristo habite abundantemente entre nós, como ensina o apóstolo Paulo em Colossenses 3.14-16.

Somos convidados a nos aproximar das pessoas, cada um em seu lugar e vocação (fisicamente e virtualmente), com humildade e paciência, oferecendo a elas os ouvidos e quem sabe um ombro ou um abraço, para derrubar muros e construir pontes, criando canais de comunicação e confiança, para que, quando temos oportunidade, falemos que temos visto e ouvido, da paz que temos em Cristo (Rm 5.1) e de sua salvação oferecida a todos os pecadores.

O próprio Jesus prometeu que seu Espírito nos fará lembrar de suas palavras (Jo 14.26) e que ele estará conosco quando falarmos de seu amor (Mt 28.18-20).

Em cada novo amanhecer somos novas pessoas pela misericórdia do Senhor (Lm 3.22-23; Rm 12.1-2). Por isso podemos dizer com confiança e alegria: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gl 2.20 – NAA).

Podemos, assim, viver cada novo dia com nova vida e novas palavras – palavras de salvação!

Leandro Hübner

Pastor em Sorocaba, SP

Artigo anterior
Próximo artigo

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Os 5 ladrões da felicidade

Conheça os sentimentos e comportamentos que nos cegam para a realidade e distorcem nossa percepção de felicidade

Veja também

Os 5 ladrões da felicidade

Conheça os sentimentos e comportamentos que nos cegam para a realidade e distorcem nossa percepção de felicidade

Congregação Cristo Redentor, de Maceió, AL, celebra 43 anos

Culto festivo de aniversário também contou com dedicação de novo projetor e recepção de dois novos membros

A Escola Dominical

Sua origem e importância para a edificação do povo de Deus