Após dois anos sem eventos presenciais, com a bênção de Deus foi realizado o XXXIII Congresso de Jovens do Distrito Videiras, nos dias 21 e 22 de maio, na Congregação Trindade, de Caxias do Sul, RS. O frio deu uma pausa na Serra Gaúcha, dando lugar a dois dias ensolarados para esse encontro, que reuniu quase 80 jovens, um número maior do que esperado para o retorno das atividades.
Como tema escolhido: “Jovem, quem é você?”, foi abordada acerca da identidade cristã, com base no versículo de 1Pedro 2.5: “Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”.
Na programação de sábado, estavam duas oficinas: “O jovem e o mundo”, ministrada pelo pastor Thiago Freitas, de Barão; e “O jovem e a igreja”, pelo pastor Fábio Óscar Deuner, de Bom Jesus. E no domingo, pela manhã, um momento de palestra com o pastor Silvio Ferreira da Silva, de Canoas.
Os jovens do Distrito decidiram fazer uma oferta à Missão em Moçambique, a qual será destinada à formação de pastores e à horta comunitária, que é um meio de geração de renda e subsistência para os povos da região.
Os jovens do Distrito decidiram fazer uma oferta à Missão em Moçambique, a qual será destinada à formação de pastores e à horta comunitária, que é um meio de geração de renda e subsistência para os povos da região.
A nova diretoria eleita é da cidade de Bento Gonçalves.
“Foi um momento maravilhoso estar com nossos irmãos na fé novamente, louvar a Deus com tanta alegria junto a eles, ter nossa fé fortalecida e a convicção de que não haveria outro lugar melhor para estar nesses dias. Se não tínhamos certeza sobre nossa identidade antes de irmos ao congresso, ao dele sairmos não havia dúvidas de quem somos: batizados em nome do Deus Triúno, perdoados de nossos pecados, filhos de Deus que desfrutarão da vida eterna ao lado de nosso amado Pai”, declara a presidente distrital (2019-2022), Amanda Pietski Gomes.
Depoimentos
“Foram dois dias incríveis de fortalecimento na fé que reforçaram pela Palavra quem somos nós e qual a nossa identidade enquanto jovens cristãs. Além do mais, depois de dois anos sem congressos, voltar a encontrar velhos amigos e fazer outros novos foi maravilhoso!”, Francine Neumann, Larissa Widthauper e Lucieli Becker – UJ Martinho Lutero – Barão
“Quem sou eu? Sou pedra viva, edificado casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. O Congresso do Distrito Videiras teve um grande propósito na minha vida, como jovem afastada da igreja e juventude. Este Congresso serviu para nos reunir novamente na casa do pai e demonstrar o grande amor que Ele tem por nós. Me deixou reflexiva no quanto Deus age nas nossas vidas e sempre temos onde nos refugiar! Quem somos nós como pedras vivas? Quem somos nós, jovens cristãos luteranos, na sociedade e no meio em que vivemos? Cheguei com meu coração angustiado e saí com ele leve e feliz. Em meio a uma pandemia, onde nos sentimos perdidos e sem saber o nosso “papel” no mundo, tenho certeza que saímos do Congresso sabendo que somos o sacerdócio santo por meio de Jesus.”, Manoella de Jesus – UJ Bom Jesus