A Páscoa e suas oportunidades

A comemoração da Páscoa remonta aos tempos bíblicos do Antigo Testamento. Ela foi instituída por Deus para celebrar a saída do povo de Israel do Egito, onde vivia como escravo. Todos os anos, a Páscoa tinha que ser comemorada, e todo homem judeu era convocado para participar dela em Jerusalém. O Senhor Jesus, sendo judeu, cumpriu a lei e foi para Jerusalém comemorar a Páscoa. Lá ele foi condenado, morto e crucificado, e, no terceiro dia, ressuscitou.

O nome, Páscoa, vem do hebraico Pesach, que significa passagem, para lembrar a passagem da escravidão no Egito para a liberdade na terra prometida. Hoje, ela continua tendo o significando de passagem, porém é a passagem da morte para a vida.

A Páscoa é comemorada de duas maneiras. Primeira, pelo Domingo de Páscoa. Desde o Concílio de Nicéia, no ano 325, o Domingo de Páscoa é celebrado logo no primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono. Por isso ela não tem data fixa.

Comemora-se, também, o Período da Páscoa, que compreende um tempo de 50 dias que vai desde o Domingo de Páscoa, passando pela Ascensão, e culminando com o Dia de Pentecostes.

A Páscoa é a festa da ressurreição do Deus Filho. Ela é o centro da fé cristã e de toda a vida da igreja. A mensagem central da Páscoa é pregar que, com a ressurreição, Jesus venceu o diabo, o pecado e a morte. E como Jesus prometeu: Porque eu vivo, vocês também viverão (Jo 14.19).

Oportunidades da Páscoa
O período da Páscoa é composto por sete domingos e mais o Domingo de Pentecostes. A Ascensão está no meio do sexto e sétimo domingo. Este período nos reserva boas oportunidades.

Cada um dos sete domingos pascais tem ênfases riquíssimas. Até o terceiro domingo, as leituras dos evangelhos relatam as aparições do Cristo ressuscitado. Nos domingos seguintes são abordados temas da igreja. Em todo o período da Páscoa, em lugar do Antigo Testamento, são feitas leituras do livro de Atos do Apóstolos, para falar da vida e do crescimento da igreja primitiva a partir da ressurreição. Essa é uma oportunidade para lembrar que a igreja só existe e vive por causa da ressurreição. A ressurreição fomenta a vida da igreja.

Para o segundo Domingo de Páscoa, a leitura do evangelho é sempre a mesma, João 20.19-31, mas que pode ter ênfases diferentes para cada ano. A Palavra forte é perdão e o ofício das chaves, ou seja, o poder que Cristo deu à sua igreja na terra para perdoar pecados. É também chamado Domingo de São Tomé, por causa do relato da incredulidade do apóstolo. A leitura do Salmo também é sempre a mesma: salmo 148, que tem ênfase forte no louvor. Todos os anos, a igreja é lembrada de que está fundamenta em Cristo e seu perdão, e que é enviada para anunciar que, em Cristo, há perdão. Diante disso, ela é chamada a louvor o Senhor.

O terceiro domingo enfatiza que a ressurreição estava prometida na Escritura. Como diz o evangelho de Lucas (24.45), “então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras”. Esse é um dia para afirmar que só é possível crer na ressurreição porque Deus nos abre a mente e faz isso pela Escritura.

O quarto domingo é chamado de Domingo do Bom Pastor. As leituras do evangelho são sempre do capítulo 10 de João, onde Jesus se apresenta como sendo o bom pastor. A leitura do salmo também é sempre o 23, que mostra Deus como o pastor. O quarto Domingo de Páscoa é uma excelente oportunidade para compartilharmos nas redes socias uma das muitas imagens de Jesus, o bom pastor. Podemos ainda acrescentar um versículo do capítulo 10 de João ou do salmo 23. Os hinos 268, 289 e 292 do Hinário Luterano são ótimos para esse dia.

O Domingo do Bom Pastor às vezes coincide com o Dia das Mães. Certamente nossas mães merecem ser lembradas e homenageadas. E o culto tem espaço para isso, através de algum hino, na oração geral, declamação de poesia e entrega de algum mimo. Porém, tirar o brilho do bom pastor para outras lembranças, é perder a oportunidade de lembrar que Cristo nos tomou como ovelhas e carregou nos ombros os nossos pecados, que teve o peso da cruz. E não há nada de errado em repetir isso todos os anos. Há um hino no Hinário Luterano que é oportuno para os dois assuntos: “Bom Pastor, os nossos lares” (425).

No quinto e sexto domingos, as leituras, principalmente as do evangelho, enfatizam a vida da igreja. É uma boa oportunidade para falar sobre que igreja somos.

No sétimo domingo, as leituras do evangelho são sempre do capítulo 17 de João, onde Jesus fala da sua unidade com o Pai e como ele quer a igreja unida nele. Assim, todos os anos, no sétimo Domingo de Páscoa, enfatiza-se o tema da unidade. Os hinos do Hinário Luterano 300 e 306 são oportunos para o dia.

No meio do sexto e do sétimo domingos está a Ascensão de Nosso Senhor, que sempre cai numa quinta-feira. Como não é um dia feriado, tende a ficar no esquecimento. Porém, realizando um culto nesse dia, ele não ficará esquecido.

A Páscoa culmina com o Dia de Pentecostes, para a igreja se lembrar que “pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Consolador, a fim de que esteja com vocês para sempre” (Jo 14.16).

Assim, a Páscoa e seu período têm uma riquíssima temática para a igreja viver edificada na certeza da ressurreição.

David Karnopp

Pastor

Vacaria, RS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Veja também

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Igreja de Candelária, RS, celebra os 200 anos da imigração alemã

Palestra e descerramento de placa alusiva marcaram a data

Convite à igreja

Assista ao vídeo da presidente da JELB, Dagmara Abigail...