Descansar e ouvir

Final de semana é tempo de juntar-se ao povo de Deus para que Ele nos sirva com sua Palavra que consola, perdoa, transforma, salva. E depois sim, desfrutar de um bom passeio, um almoço em família ou simplesmente se jogar no sofá

Países da Europa e dos Estados Unidos têm debatido e reformatado a carga de trabalho semanal.  Na Islândia, por exemplo, adotou-se uma jornada de trabalho de apenas quatro dias na semana, sem perda salarial. O resultado por lá foi animador, com funcionários produzindo até mais e melhor. Já na Grécia, o contrário está acontecendo. Em algumas indústrias, a jornada passou para 6 dias semanais, visando o crescimento da economia. E aqui no Brasil, será que algumas destas tendências funcionariam?

Em meio a este interessante debate, há o pilar inegociável que é o dia de descanso, o final de semana. Voltando às páginas da história, podemos ver diversas interpretações para o surgimento desta pausa no trabalho, desde movimentos trabalhistas, adoração ao sistema solar e divindades da antiga Mesopotâmia. Como cristãos, lemos as Sagradas Escrituras e descobrimos nela a fonte desta pausa, na criação. Ali, Deus institui o dia do descanso, do cessar. Domingo, o grande dia no qual aconteceu a ressurreição de Jesus, é abraçado como o grande dia do Senhor, do latim dominica ou dies dominus.

Esta pausa na jornada de trabalho nos ensinam temas importantes. Em primeiro lugar, a vida não é só pagar boletos e virar folhas de calendário. É preciso descansar. Cuidar de si. Administrar a saúde física e mental, estar com a família, deliciar-se com os frutos do trabalho. E, em segundo lugar, o dia do descanso contém uma orientação especial do Senhor Deus: santificá-lo. Este ensino está contido lá no terceiro mandamento.

Santificar o dia em que descansamos do trabalho não é um convite para nos isolarmos, ou não mexermos no celular ou deixarmos de fazer aquilo que gostamos. Longe disto. Só há uma possibilidade de tornar o descanso santificado: quando a Palavra de Deus entra em cena. Melhor dizendo, quando ela entra em nosso coração e em nossa mente. Final de semana é tempo de juntar-se ao povo de Deus para que Ele nos sirva com sua Palavra que consola, perdoa, transforma, salva. E depois sim, desfrutar de um bom passeio, um almoço em família ou simplesmente se jogar no sofá para descansar.

Então fica a dica: o dia do descanso é tempo de se fortalecer em Jesus. O culto é um dos momentos mais importantes na vida de um cristão. Lembrem-se do que o Salvador disse: “felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e lhe obedecem” (Lucas 11.28).

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.