Países da Europa e dos Estados Unidos têm debatido e reformatado a carga de trabalho semanal. Na Islândia, por exemplo, adotou-se uma jornada de trabalho de apenas quatro dias na semana, sem perda salarial. O resultado por lá foi animador, com funcionários produzindo até mais e melhor. Já na Grécia, o contrário está acontecendo. Em algumas indústrias, a jornada passou para 6 dias semanais, visando o crescimento da economia. E aqui no Brasil, será que algumas destas tendências funcionariam?
Em meio a este interessante debate, há o pilar inegociável que é o dia de descanso, o final de semana. Voltando às páginas da história, podemos ver diversas interpretações para o surgimento desta pausa no trabalho, desde movimentos trabalhistas, adoração ao sistema solar e divindades da antiga Mesopotâmia. Como cristãos, lemos as Sagradas Escrituras e descobrimos nela a fonte desta pausa, na criação. Ali, Deus institui o dia do descanso, do cessar. Domingo, o grande dia no qual aconteceu a ressurreição de Jesus, é abraçado como o grande dia do Senhor, do latim dominica ou dies dominus.
Esta pausa na jornada de trabalho nos ensinam temas importantes. Em primeiro lugar, a vida não é só pagar boletos e virar folhas de calendário. É preciso descansar. Cuidar de si. Administrar a saúde física e mental, estar com a família, deliciar-se com os frutos do trabalho. E, em segundo lugar, o dia do descanso contém uma orientação especial do Senhor Deus: santificá-lo. Este ensino está contido lá no terceiro mandamento.
Santificar o dia em que descansamos do trabalho não é um convite para nos isolarmos, ou não mexermos no celular ou deixarmos de fazer aquilo que gostamos. Longe disto. Só há uma possibilidade de tornar o descanso santificado: quando a Palavra de Deus entra em cena. Melhor dizendo, quando ela entra em nosso coração e em nossa mente. Final de semana é tempo de juntar-se ao povo de Deus para que Ele nos sirva com sua Palavra que consola, perdoa, transforma, salva. E depois sim, desfrutar de um bom passeio, um almoço em família ou simplesmente se jogar no sofá para descansar.
Então fica a dica: o dia do descanso é tempo de se fortalecer em Jesus. O culto é um dos momentos mais importantes na vida de um cristão. Lembrem-se do que o Salvador disse: “felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e lhe obedecem” (Lucas 11.28).