Em tempos de IA, avós ainda transmitem inteligência e sabedoria

Adriana Voigt Poock
Três Coroas, RS

Neste mês de julho, celebramos com gratidão e carinho o Dia dos Avós. Usei a febre do momento: a Inteligência Artificial. Perguntei à IA o que me diria sobre os avós e fiquei surpresa.

A resposta foi:

“Lembramos com amor aqueles que carregam em suas mãos as marcas do tempo e no coração a sabedoria de uma vida dedicada à fé, à família e ao amor incondicional. A Bíblia nos mostra o valor dos avós na formação espiritual das gerações. Em 2Timóteo 1.5, o apóstolo Paulo escreve a Timóteo: ‘Recordo-me da sua fé sincera, que primeiro habitou em sua avó Loide e em sua mãe Eunice’.

Que exemplo poderoso! Uma fé que passa de geração em geração, plantada com orações, cultivada com testemunho e regada com amor.

Os avós são colunas espirituais em muitos lares, intercessores constantes, guardiões da memória e do propósito de Deus para a família. Em Provérbios 17.6 lemos: ‘Os netos são a coroa dos avós’. Cada ruga conta uma história de perseverança, cada conselho carrega a experiência de quem já enfrentou tempestades confiando no Senhor. Em meio a um mundo de pressa e mudanças, os avós nos ensinam a esperar, ouvir, orar e confiar. Eles são um reflexo do amor paciente de Deus.

Neste mês, rendamos graças a Deus pelos avós que nos ensinaram a dobrar os joelhos, que nos contaram histórias bíblicas, que nos mostraram o caminho da salvação. Honremos aqueles que nos conduziram pelos caminhos da justiça com seu exemplo fiel. E para aqueles cujos avós já descansam no Senhor, que o legado deles permaneça vivo em nossa memória e em nossas atitudes.

Que as famílias cristãs valorizem seus idosos, os amem, ouçam e cuidem com honra, como nos ensina Êxodo 20.12: ‘Honra a teu pai e tua mãe’, o que inclui também aqueles que vieram antes deles. Que neste Dia dos Avós, que comemoramos na data de 26 de julho, o amor de Cristo transborde em gratidão e que os lares sejam renovados pela presença, sabedoria e bênção dos nossos queridos avós.”

Muito boa essa IA, não é?

Mas não deixemos de perguntar, ouvir respostas e direções dos mais experientes. Mais do que inteligência, eles compartilharão sabedoria.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Viver no tempo, mas com fé na eternidade

Artur Charczukpastor e [email protected] De fato, com o passar dos séculos, a medição do tempo mudou, a posição do Sol não é...

Veja também

Viver no tempo, mas com fé na eternidade

Artur Charczukpastor e [email protected] De fato, com o passar dos...

Uma antiga heresia disfarçada de coaching

A conversa macia do “coaching espiritual” coloca o ser...

Viajando com Jesus no evangelho de Lucas

Riqueza e pobreza – este é um tema que Jesus nos ensina ao viajarmos com ele na parte central do evangelho de Lucas. Esses relatos não são mero registro histórico, mas palavra de Deus viva e eficaz