Em tempos de IA, avós ainda transmitem inteligência e sabedoria

Adriana Voigt Poock
Três Coroas, RS

Neste mês de julho, celebramos com gratidão e carinho o Dia dos Avós. Usei a febre do momento: a Inteligência Artificial. Perguntei à IA o que me diria sobre os avós e fiquei surpresa.

A resposta foi:

“Lembramos com amor aqueles que carregam em suas mãos as marcas do tempo e no coração a sabedoria de uma vida dedicada à fé, à família e ao amor incondicional. A Bíblia nos mostra o valor dos avós na formação espiritual das gerações. Em 2Timóteo 1.5, o apóstolo Paulo escreve a Timóteo: ‘Recordo-me da sua fé sincera, que primeiro habitou em sua avó Loide e em sua mãe Eunice’.

Que exemplo poderoso! Uma fé que passa de geração em geração, plantada com orações, cultivada com testemunho e regada com amor.

Os avós são colunas espirituais em muitos lares, intercessores constantes, guardiões da memória e do propósito de Deus para a família. Em Provérbios 17.6 lemos: ‘Os netos são a coroa dos avós’. Cada ruga conta uma história de perseverança, cada conselho carrega a experiência de quem já enfrentou tempestades confiando no Senhor. Em meio a um mundo de pressa e mudanças, os avós nos ensinam a esperar, ouvir, orar e confiar. Eles são um reflexo do amor paciente de Deus.

Neste mês, rendamos graças a Deus pelos avós que nos ensinaram a dobrar os joelhos, que nos contaram histórias bíblicas, que nos mostraram o caminho da salvação. Honremos aqueles que nos conduziram pelos caminhos da justiça com seu exemplo fiel. E para aqueles cujos avós já descansam no Senhor, que o legado deles permaneça vivo em nossa memória e em nossas atitudes.

Que as famílias cristãs valorizem seus idosos, os amem, ouçam e cuidem com honra, como nos ensina Êxodo 20.12: ‘Honra a teu pai e tua mãe’, o que inclui também aqueles que vieram antes deles. Que neste Dia dos Avós, que comemoramos na data de 26 de julho, o amor de Cristo transborde em gratidão e que os lares sejam renovados pela presença, sabedoria e bênção dos nossos queridos avós.”

Muito boa essa IA, não é?

Mas não deixemos de perguntar, ouvir respostas e direções dos mais experientes. Mais do que inteligência, eles compartilharão sabedoria.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Quando o céu sai do sacramento e entra no sentimento

O perigo de buscar Deus onde ele não prometeu estar

Veja também

Quando o céu sai do sacramento e entra no sentimento

O perigo de buscar Deus onde ele não prometeu estar

Fofoca: um hábito que divide e conecta

A fofoca pode parecer um problema pequeno, mas seus efeitos são profundos. Ao olharmos para ela com os olhos da PRS, percebemos que ela é um sintoma de relações que precisam de mais verdade, segurança e conexão

Culto Cantate na Serra Gaúcha

Programação reuniu mais de 300 pessoas em Nova Petrópolis, RS