Mais do que datas e eventos

          Nesses meses de outubro, novembro e dezembro, trimestre que finaliza o ano, temos muitas datas e eventos para celebrar, tanto no calendário da igreja quanto fora dele. Não conseguimos registrar todos aqui, por isso, nesta edição, abordamos algumas datas e eventos que fizeram e fazem a história da nossa caminhada na fé, como cristãos luteranos, em especial.

          Nesse sentido, o maior destaque é a temática da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) para o ano de 2026: CRESCENDO EM AÇÃO DE GRAÇAS, a partir da temática geral desse quadriênio – VIVENDO EM CRISTO. “Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, estando enraizados e edificados nele, e confirmados na fé, como foi ensinado a vocês, crescendo em ação de graças” (Cl 2.6-7 – NAA).

         O professor Samuel Fuhrmann, autor do estudo sobre a temática (que você pode ler a partir da p.13), destaca que “Ao lado da verdade de que a vida em Cristo é um presente, Colossenses 2.7 nos lembra que respondemos em gratidão a esse presente. Paulo conclui a explicação de como viver ou caminhar em Cristo com a frase ‘crescendo em ação de graças’ […] Ou seja, a atenção e a ênfase não se voltam ao ser humano ou ao que nós fazemos, mas ao próprio Deus e ao que ele já fez e ainda faz pelo ser humano”.

         Entre as datas que lembramos neste trimestre, está o Dia de Ação de Graças. E aqui queremos lembrar não só a data no calendário (na quarta quinta-feira de novembro), mas numa visão e ação mais amplas, que envolvem toda a nossa vida de amor e fé para com Deus e o nosso próximo. Pois responder em gratidão às dádivas recebidas, “é ensinada nas Escrituras: “Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1Ts 5.18) e “Que a paz de Cristo seja o árbitro no coração de vocês, pois foi para essa paz que vocês foram chamados em um só corpo. E sejam agradecidos” (Cl 3.15). “A gratidão das pessoas cristãs se transforma em atitude que beneficia outras pessoas. Isso pode incluir escrever coisas boas, ajudar o próximo, expressar palavras de gratidão, ser gentil ou realizar feitos importantes pelo próximo. A gratidão não é apenas uma emoção, ela se torna um estilo de vida que, fortalecendo a mente, faz bem à vida”, escreve o pastor Airton Schroeder, em seu texto na p.7.

             No contexto da Reforma da igreja, somos lembrados que outubro de 1525 foi um tempo de grande tensão na Alemanha. A Guerra dos Camponeses, iniciada no ano anterior, alcançava seu auge. “Cinco séculos depois, essa lição continua atual […] Lutero nos recorda que a Reforma não foi revolução social, mas renovação espiritual. E que, a partir de consciências libertas pelo evangelho, brotam mudanças duradouras, capazes de alcançar também a vida em comunidade e na sociedade” (Direito Religioso – Jean Regina e Thiago Veira p.12).

          E ainda que, de forma resumida, trazemos nessa edição do Mensageiro Luterano, alguns destaques do que aconteceu há 125 anos. “Em março de 1900, chegou ao Brasil o primeiro missionário da Lutheran Church-Missouri Synod (LCMS), e, em julho daquele ano, foi fundada a primeira congregação da IELB. Inicialmente, adotou-se esta data como sendo a da fundação da IELB, de modo que, em 1925, celebrou-se o jubileu de prata da Igreja. Da mesma forma, na 29ª Convenção Nacional da IELB, em janeiro de 1950, celebrou-se o cinquentenário da IELB. Quatro anos depois, porém, na Convenção Nacional de janeiro de 1954, foi comemorado o cinquentenário da fundação da IELB” (prof. Paulo Buss – p.20).

        Voltamos em 2026, se Deus o permitir. A ELE TODO LOUVOR, HONRA E GLÓRIA! A TODOS UM FELIZ E ABENÇOADO NATAL!

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

A lição de um ipê florido

                Aqui em Candelária, RS, na rua onde o pessoal gosta de praticar corrida e caminhada, há um belo ipê. Flores...

Veja também

A lição de um ipê florido

                Aqui em Candelária, RS, na rua onde o...

Desculpe, mas eu sou sincero

O advento do sincericídio

Perigosas adulterações

Diversas pessoas foram enganadas por uma quadrilha que usava...