O que PASTOR tem a ver com PORTAS?

Estávamos no culto de aniversário da nossa congregação e também celebrando o Dia do Pastor. No fundo do templo, as crianças da Escola Dominical esperavam o momento para irem ao altar fazer as homenagens, e eu, como professora, falaria sobre os pastores. Do nosso lado estava uma placa que dizia: “Igreja de PORTAS ABERTAS”.

Meu filho Rafael disse: “olha o que eu percebi, PASTOR tem as mesmas letras que a palavra PORTAS, só que embaralhadas”. Minha mente se abriu para algo de que nunca tinha me dado conta. Foi algo tão significativo que adaptei toda a minha fala e compartilhei o que eu e as demais crianças tínhamos acabado de aprender com meu filho. Os membros também ficaram impressionados.

Os pastores são como portas, eles abrem nossas mentes trazendo entendimento, nos levam ao conhecimento da palavra de Deus. Os pastores abrem as portas da casa de Deus para que entremos, sejamos abastecidos e também espalhemos esse amor, a fé, para as outras pessoas. São portas especiais que, com a ação do Espírito Santo, levam a mensagem da salvação em Cristo Jesus a tanta gente, no mundo todo.

Isso me fez lembrar do primeiro local em que o Tiago foi pastor, em Macapá, AP, onde, além de abrir as portas da sede da congregação, havia um local de pregação, bairro Marco Zero, nas palafitas, área alagada da capital amapaense. Certo dia, ele chegou para dar instrução de confirmandos, e havia apenas uma porta estreita que fechava o acesso da ponte principal que dava acesso a uma pontezinha que chegava à casa de madeira. Quando ele foi colocar a chave na fechadura, ela caiu na água. E agora? O que fazer? Então uma menina saiu correndo, foi até a sua casa e voltou, em seguida, com um imã preso numa corda. Resgataram rapidamente a chave, na água, e puderam entrar para estudar a palavra de Deus. E que aprendizado, ficou marcado para sempre. Por isso também a importância de deixarmos as portas abertas para aprendermos com outros, sejam mais velhos ou mais jovens que nós.

Outra porta inesquecível é a da igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, onde, em 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero pregou as 95 teses. Foi literalmente por meio de uma porta que as ideias do primeiro pastor luterano foram disseminadas, originando a Reforma Protestante. E junto com Catarina von Bora, com quem se casou há exatos 500 anos, no dia 13 de junho de 1525, abriu as portas de sua casa para compartilhar a fé na prática, com quem necessitava, servindo ao próximo em amor. Como é bonito quando vemos uma família pastoral que vive a fé, da porta para dentro. Isso reflete naturalmente da porta para fora.

Além dos pastores, os pais são fundamentais para que Jesus entre no lar, ao compartilharem com os filhos o ensino cristão que receberam. E Jesus está sempre pronto a nos visitar, conforme Apocalipse 3.20: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”. Louvado seja Deus por pastores que são portas abertas para testemunhar o amor de Jesus, para trazer entendimento às ovelhas de todas as idades, e pelos pais que também abrem a porta de seus lares dando aos seus filhos o privilégio de conviver com o Salvador Jesus dia a dia.

*Assista a esta mensagem, em vídeo, no canal Youtube.com/AlineKoller

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Uma palavra aos pais

Quando um homem se torna pai, ele aprende na prática essa nobre vocação. Dentre acertos e erros, um homem é forjado...

Veja também

Uma palavra aos pais

Quando um homem se torna pai, ele aprende na...

A compaixão do Pai

Vaneska Krick RatundSócia da Ousar – Desenvolvimento Humano Inspirador...

Um desejo que todo pai deveria ter

Através de você, o Senhor quer construir um lar saudável aos seus filhos