90 anos da IELB no Rio de Janeiro

Foi realizado no dia 4 de setembro, na Congregação da Paz (CEL Paz), da Tijuca, o culto comemorativo dos 90 anos da Igreja Evangélica Luterana no Brasil (IELB) no Rio de Janeiro.

Reunindo cerca de 160 pessoas, o culto teve como pregador o presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, e a liturgia conduzida pelo conselheiro do Distrito Rio de Janeiro (DRJ), pastor Jonas Flor.

Estiveram presentes pastores e estagiários do DRJ, o pastor emérito Hermann Auel, o secretário regional da SBB, pastor Acyr Gerone Jr., além de membros e visitantes das congregações do DRJ. Após o culto, houve uma confraternização no salão da Congregação. O culto teve transmissão pelo Facebook e pode ser acessado através do link clicando aqui.

O início do trabalho da IELB no Rio de Janeiro está ligado à história da Congregação Paz, primeira congregação luterana, fundada em 30 de setembro de 1932. Seu primeiro pastor foi o Rev. Rodolpho Hasse, que, em 1943, tornou-se também presidente da IELB. Em 1944, foi fundada a segunda congregação no Rio, a Congregação da Penha, e, em 1958, a Congregação Bom Pastor, de Nova Iguaçu. Hoje o DRJ é atendido por oito pastores e dois estagiários, e é composto por 10 congregações e 14 pontos de pregação e missão.

Várias congregações, em diversas capitais do Brasil, surgiram a partir do Rio de Janeiro, fundadas pelo pastor Rodolpho Hasse, assim como o trabalho de nossa igreja em Portugal. Em 1947, a Congregação Paz foi sede do início do trabalho da Hora Luterana.

Toda essa caminhada só foi possível e continuará sendo com e pela graça de Deus e com o reconhecimento de que “o Deus dos céus é quem fará com que sejamos bem-sucedidos” (Ne 2.20).

Fotos: Ana Terra Kloss e Gabriela Auel

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ovelhas geram ovelhas. Pastores apascentam ovelhas

No evangelho de João 10.11,14, Jesus é o “Bom Pastor” que apascenta e gera, espiritualmente, as ovelhas que escutam sua voz e que o conhecem e são por ele conhecidas.

Veja também

Ovelhas geram ovelhas. Pastores apascentam ovelhas

No evangelho de João 10.11,14, Jesus é o “Bom Pastor” que apascenta e gera, espiritualmente, as ovelhas que escutam sua voz e que o conhecem e são por ele conhecidas.

Cheiro de salvação

O texto de 2 Coríntios 2.14 diz assim: “como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas”.

Quem está nas trincheiras ao seu lado?

Quando a gente casa, traz uma bagagem para a vida a dois. Nesta bagagem, estão os valores aprendidos em casa, as experiências de relacionamentos anteriores, nossa profissão talvez, sonhos e desejos.