90 anos da IELB no Rio de Janeiro

Foi realizado no dia 4 de setembro, na Congregação da Paz (CEL Paz), da Tijuca, o culto comemorativo dos 90 anos da Igreja Evangélica Luterana no Brasil (IELB) no Rio de Janeiro.

Reunindo cerca de 160 pessoas, o culto teve como pregador o presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, e a liturgia conduzida pelo conselheiro do Distrito Rio de Janeiro (DRJ), pastor Jonas Flor.

Estiveram presentes pastores e estagiários do DRJ, o pastor emérito Hermann Auel, o secretário regional da SBB, pastor Acyr Gerone Jr., além de membros e visitantes das congregações do DRJ. Após o culto, houve uma confraternização no salão da Congregação. O culto teve transmissão pelo Facebook e pode ser acessado através do link clicando aqui.

O início do trabalho da IELB no Rio de Janeiro está ligado à história da Congregação Paz, primeira congregação luterana, fundada em 30 de setembro de 1932. Seu primeiro pastor foi o Rev. Rodolpho Hasse, que, em 1943, tornou-se também presidente da IELB. Em 1944, foi fundada a segunda congregação no Rio, a Congregação da Penha, e, em 1958, a Congregação Bom Pastor, de Nova Iguaçu. Hoje o DRJ é atendido por oito pastores e dois estagiários, e é composto por 10 congregações e 14 pontos de pregação e missão.

Várias congregações, em diversas capitais do Brasil, surgiram a partir do Rio de Janeiro, fundadas pelo pastor Rodolpho Hasse, assim como o trabalho de nossa igreja em Portugal. Em 1947, a Congregação Paz foi sede do início do trabalho da Hora Luterana.

Toda essa caminhada só foi possível e continuará sendo com e pela graça de Deus e com o reconhecimento de que “o Deus dos céus é quem fará com que sejamos bem-sucedidos” (Ne 2.20).

Fotos: Ana Terra Kloss e Gabriela Auel

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Veja também

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Igreja de Candelária, RS, celebra os 200 anos da imigração alemã

Palestra e descerramento de placa alusiva marcaram a data

Convite à igreja

Assista ao vídeo da presidente da JELB, Dagmara Abigail...