Congregação Bom Pastor celebra aniversário

A história da Congregação e Paróquia Bom Pastor, de Linha Brasil, Nova Petrópolis, RS, começou no ano de 1897, quando 43 membros e o pastor Hunsche reuniram-se para fundar a Igreja Evangélica Brasileira (Freigemeide) na localidade. Em 1898, também iniciaram as atividades da Escola (Schulgemeide), hoje a Escola Bom Pastor.

O pastor Hunsche trabalhou na Congregação até 1911. De 1912 a 1915, quem atendeu a Congregação foi o pastor Gustavo Halle, e, de 1915 a 1919, o pastor Hirschboeck. O pastor Silfredo Willem trabalhou nos anos de 1919 a 1921 na Congregação, período em que liderou a construção da primeira casa pastoral e, em 1921, enviou uma carta à Diretoria Nacional da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), solicitando o envio de um pastor à Congregação.

No dia 1º de janeiro de 1922, foi instalado o pastor Paulo Evers, o qual trabalhou por mais de 50 anos na Congregação e Paróquia. Foi um grande líder religioso e comunitário. Foi pastor, professor, médico e engenheiro. Iniciou as atividades de várias congregações como: Cristo, de Linha Araripe; Cristo Redentor, de Faria Lemos; Paz, de Nove Colônias; Cristo, de Pinhal Alto; e Concórdia, de Linha Tapera.

No dia 26 de janeiro de 1930, coordenou o lançamento e a construção da atual igreja. No mesmo ano também iniciou as atividades do canto coral na Congregação com o coro misto. No dia 5 de setembro de 1937, juntamente com sua esposa Elisabeth Evers, começaram o trabalho no Departamento de Servas, com o lema: “Levai as cargas uns dos outros” (Gl 6.2). Em 1945, a Congregação filiou-se à IELB. Em 1955, a Congregação e a comunidade iniciaram a construção da Escola Bom Pastor e a residência dos alunos.

Na Congregação e Paróquia trabalharam os pastores Alfons Krick (1955); Edgar Krick (1960); David Flor (1972-1978); e Egon Kopereck (1980-1983). Atualmente a Paróquia é atendida pelos pastores Oscar Lange (desde 1988) e Geovani Hoffmann (desde 2011); além disso, também contou com vários estagiários e estudantes do Seminário Concórdia durante estes 125 anos.

Celebração de 125 anos

No dia 14 de agosto de 2022, ocorreu um culto festivo de gratidão e louvor pelos 125 anos. A mensagem foi proferida pelo pastor presidente da IELB, Geraldo Walmir Schüller, a liturgia e leituras pelo pastor Geovani Hoffmann e o estudante do 6º ano de Teologia, Eduardo Hoffmann, e os cantos, dirigidos pelo pastor Oscar Lange. O evento contou com a participação do prefeito municipal de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf. Após o culto festivo, houve um almoço de confraternização no Lar das Servas.

Os pastores Geraldo Schüler e Geovani Hoffmann e suas esposas também realizaram uma visita ao pastor emérito Edgar Krick, de 93 anos.

“Temos muito a agradecer a Deus por todas bênçãos derramadas, e pedimos que ele continue nos abençoando e que seja o nosso guia e alicerce. Que sua Palavra seja a nossa luz, nos momentos de alegria e aflição. Sempre dobremos nossos joelhos orando e entregando tudo em suas mãos”, afirma a presidente da Congregação, Rose Dagmar Krauspenhar.

“Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará!” (Sl 37.5).

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ovelhas geram ovelhas. Pastores apascentam ovelhas

No evangelho de João 10.11,14, Jesus é o “Bom Pastor” que apascenta e gera, espiritualmente, as ovelhas que escutam sua voz e que o conhecem e são por ele conhecidas.

Veja também

Ovelhas geram ovelhas. Pastores apascentam ovelhas

No evangelho de João 10.11,14, Jesus é o “Bom Pastor” que apascenta e gera, espiritualmente, as ovelhas que escutam sua voz e que o conhecem e são por ele conhecidas.

Cheiro de salvação

O texto de 2 Coríntios 2.14 diz assim: “como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas”.

Quem está nas trincheiras ao seu lado?

Quando a gente casa, traz uma bagagem para a vida a dois. Nesta bagagem, estão os valores aprendidos em casa, as experiências de relacionamentos anteriores, nossa profissão talvez, sonhos e desejos.