CEL Sião, Linha 26, de Ajuricaba, RS, comemora 110 anos

Comemorando 110 anos, a Congregação Evangélica Luterana Sião, de Ajuricaba, RS, realizou no domingo, 26 de janeiro, um culto festivo de fundação.

A programação festiva contou com a presença de membros da IELB de diversas congregações da região, bem como membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR).

A liturgia foi conduzida pelo pastor local, Rev. Marcos Vorpagel Scheunemann e a mensagem dirigida pelo vice-presidente de Ação Social da IELB, pastor Airton S. Schroeder. Após o culto foi servido um almoço de confraternização.

Confira o relato do pastor Marcos V. Scheunemann sobre a história da congregação:

“Nossa história iniciou quando em 1908 chegaram os primeiros luteranos, três famílias – Gottlieb Figur, Ludwich Weich e Joseph Mick – e fixaram residência na Linha 25, em Ajuricaba, RS. Faziam suas devoções diárias e se reuniam aos domingos para momentos de louvor em conjunto.

Em meados de 1909 outras famílias luteranas, imigrantes da Alemanha, Wolhynien da Rússia e diversos lugares do Brasil, também da Linha 8 Ijuí, vieram e fixaram residência na Linha 27, em Ajuricaba, RS, na ocasião, tanto a Lª 25 com 27, faziam parte do município de Ijuí. Estas, e as famílias da linha 25 se reuniram e procuraram atendimento espiritual da parte do Rev. Emil F. Müller, pastor da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo da Linha 8, hoje Coronel Barros.

O mesmo oficiou o primeiro culto que deu origem a Congregação Sião, no dia 25 de janeiro de 1910 na casa de Gottlieb Krebs. Movidos pela graça de Deus e dotados de fervor missionário imediatamente resolveram adquirir uma área de terra para construir o seu templo e ter o seu próprio cemitério. A mesma foi adquirida na Linha 27, norte Ajuricaba, hoje apenas resta o cemitério naquele local.

Ao longo destes 110 anos, a CEL Sião foi atendida pelos pastores: Rev. Hermann W. Peterson; Rev. Berthold Schön e Rev. August Charles Reimnitz (interinamente); Rev. Albert H. Mette; Rev. Ewald Hirschmann; Rev. Arnold Schneider. (interino); Rev. Curt Raschke; Rev.Waldemar Júlio Krebs; Rev. Arnaldo João Schmidt, (interino); Rev. Guilherme Carlos Figur; Rev. Lukas Walter Wilde ; Rev. Ari Pfluck; estagiário de Teologia – Claudio Kehl; Rev. Rudy Heimann; Rev. Nikolai Neumann; Marcos Vorpagel Scheunemann. A congregação conta com 218 membros comungantes e 48 não comungantes”.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Veja também

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Igreja de Candelária, RS, celebra os 200 anos da imigração alemã

Palestra e descerramento de placa alusiva marcaram a data

Convite à igreja

Assista ao vídeo da presidente da JELB, Dagmara Abigail...