CEL Sião, Linha 26, de Ajuricaba, RS, comemora 110 anos

Comemorando 110 anos, a Congregação Evangélica Luterana Sião, de Ajuricaba, RS, realizou no domingo, 26 de janeiro, um culto festivo de fundação.

A programação festiva contou com a presença de membros da IELB de diversas congregações da região, bem como membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR).

A liturgia foi conduzida pelo pastor local, Rev. Marcos Vorpagel Scheunemann e a mensagem dirigida pelo vice-presidente de Ação Social da IELB, pastor Airton S. Schroeder. Após o culto foi servido um almoço de confraternização.

Confira o relato do pastor Marcos V. Scheunemann sobre a história da congregação:

“Nossa história iniciou quando em 1908 chegaram os primeiros luteranos, três famílias – Gottlieb Figur, Ludwich Weich e Joseph Mick – e fixaram residência na Linha 25, em Ajuricaba, RS. Faziam suas devoções diárias e se reuniam aos domingos para momentos de louvor em conjunto.

Em meados de 1909 outras famílias luteranas, imigrantes da Alemanha, Wolhynien da Rússia e diversos lugares do Brasil, também da Linha 8 Ijuí, vieram e fixaram residência na Linha 27, em Ajuricaba, RS, na ocasião, tanto a Lª 25 com 27, faziam parte do município de Ijuí. Estas, e as famílias da linha 25 se reuniram e procuraram atendimento espiritual da parte do Rev. Emil F. Müller, pastor da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo da Linha 8, hoje Coronel Barros.

O mesmo oficiou o primeiro culto que deu origem a Congregação Sião, no dia 25 de janeiro de 1910 na casa de Gottlieb Krebs. Movidos pela graça de Deus e dotados de fervor missionário imediatamente resolveram adquirir uma área de terra para construir o seu templo e ter o seu próprio cemitério. A mesma foi adquirida na Linha 27, norte Ajuricaba, hoje apenas resta o cemitério naquele local.

Ao longo destes 110 anos, a CEL Sião foi atendida pelos pastores: Rev. Hermann W. Peterson; Rev. Berthold Schön e Rev. August Charles Reimnitz (interinamente); Rev. Albert H. Mette; Rev. Ewald Hirschmann; Rev. Arnold Schneider. (interino); Rev. Curt Raschke; Rev.Waldemar Júlio Krebs; Rev. Arnaldo João Schmidt, (interino); Rev. Guilherme Carlos Figur; Rev. Lukas Walter Wilde ; Rev. Ari Pfluck; estagiário de Teologia – Claudio Kehl; Rev. Rudy Heimann; Rev. Nikolai Neumann; Marcos Vorpagel Scheunemann. A congregação conta com 218 membros comungantes e 48 não comungantes”.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Deus nos livre de nós mesmos

Um coração adoentado desta forma jamais conseguiria restaurar, por si só, a salvação jogada fora lá no Éden. Por isso, o perdão e a restauração deste coração corrompido estão unicamente em Jesus

Veja também

Deus nos livre de nós mesmos

Um coração adoentado desta forma jamais conseguiria restaurar, por si só, a salvação jogada fora lá no Éden. Por isso, o perdão e a restauração deste coração corrompido estão unicamente em Jesus

Missão Feliz, RS, completa 8 anos

A missão iniciou em 2016, com seis pessoas e hoje, já são 29 pessoas ativas e alguns visitantes

Setenta anos, a Igreja em missão em Baixo Guandu, ES

Congregação Da Paz celebrou culto festivo no dia 14 de abril