Falecimento do pastor emérito Everaldo Discher

A Diretoria Nacional da IELB comunica, com pesar, o falecimento do pastor emérito Everaldo Discher, ocorrido na sexta-feira, 24 de fevereiro, em sua residência, em Domingos Martins, ES.

O velório aconteceu no templo da Congregação Concórdia de Domingos Martins, ES, no sábado, 25 de fevereiro, reunindo cerca de 400 pessoas, entre autoridades municipais e estaduais. Dezesseis pastores do Distrito Verdes Vales participaram da liturgia. A mensagem foi conduzida pelo pastor Gabriel Sonntag, baseada no texto do Salmo 23.

Logo após a cerimônia na igreja, o corpo foi levado ao cemitério dos Ost, região do Galo, interior de Domingos Martins.

Deixa enlutados a esposa Cláudia Discher, o filho Marcos, a nora Gelvania, a filha Ana Joice, o genro Heiter, e os netos Rebeca, Guilherme e Henrique. Também deixa enlutados seus irmãos Claudio, Maria, Elza e Elzira e demais familiares e amigos. Que Deus, em sua infinita graça e misericórdia, conforte os corações da família e amigos enlutados, com a certeza da vida eterna pela fé no Salvador Jesus Cristo.

“Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.” (Ap 14.13)

Trajetória

Everaldo Discher nasceu em 10/03/53, em Três Pontões, Afonso Claudio, ES. Recebeu o Santo Batismo no dia 12/04/1953 e confirmou seu voto batismal no dia 18/09/1966. Formou-se em Teologia pelo Seminário Concórdia de Porto Alegre em 1981. Casou-se com Cláudia Gottschalg Discher em 19/02/1982, matrimônio que Deus abençoou com 2 filhos: Marcos e Ana Joice.

Foi pastor fundador da Igreja Luterana Trindade em São Luís do Maranhão, onde trabalhou por 15 anos. Reconhecido como um missionário que marcou a vida de muitas pessoas por sua simplicidade e seu jeito naturalmente acolhedor. Em 1996, mudou-se para Domingos Martins, ES, onde atendeu a Paróquia Concórdia por 26 anos, tendo sido pastor em Congregações que hoje são paróquias independentes, como Marechal Floriano e Rapadura. Teve um ministério muito frutífero lá, onde participou da vida de diversas pessoas das congregações e da cidade.

Também exerceu funções como Conselheiro do Distrito Vale do Tocantins (1990-1994) e da Região Norte (1995-1996). Querido por todos, foi uma figura importante não somente para a vida da igreja, mas da cidade de Domingos Martins.

O pastor Everaldo recebeu o título de pastor emérito em 2022 e desde então viveu feliz seus últimos dias trabalhando e cuidando do seu sítio, junto de sua esposa e desfrutando momentos de alegria com familiares. Deus o abençoou com uma morte indolor e como dizia, num piscar de olhos encontrou seu Salvador Jesus nos céus, o que nos consola e conforta.

Mensagem da Diretoria Nacional da IELB:

“O pastor Everaldo Discher realizou seu estágio em Belo Horizonte, MG, no ano de 1980, formou-se no Seminário Concórdia de Porto Alegre em 1981, serviu ao Salvador Jesus como ministro da Palavra em São Luís, MA, de 1982 até 1996, quando passou a servir em Domingos Martins, ES, até o seu emeritamento em 2022.

Foram 40 anos de abençoado ministério pastoral: aconselhamentos, orações, cultos, estudos bíblicos, ensino confirmatório, instrução de adultos, visitas pastorais, casamentos, oficio das chaves, santa ceia, batismos e sepultamentos cristão. Foram tantas as vezes que ele levou a mensagem do amor de Deus em Cristo para o consolo e a renovação da esperança cristã, que não podemos mensurar aqui nestas linhas. Agora chegou o momento de consolar a família, amigos e congregados com a fé cristã que o Pastor Everaldo pregava.

A morte trágica e repentina do Pastor Everaldo e o seu abençoado ministério pastoral, trazem à mente a palavra de Deus no livro do profeta Daniel, que ensina a fé cristã ‘os que dormem no pó da terra, ressuscitarão para a vida eterna… Os que forem sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento, e os que conduzirem muitos à justiça brilharão como as estrelas, sempre e eternamente’ (Dn 12.2-3).

Na esperança do feliz reencontro, quando Jesus voltar, e na certeza da vida eterna pelos méritos de Cristo Jesus, agradecemos a Deus pela vida dedicada e consagrada do Reverendo Everaldo Discher. Oramos a Deus que conforte e console a família neste momento de dor e despedida, dando-lhes a certeza e fé de seu paterno amor e cuidado.

Àqueles que foram conduzidos à justiça que há em Cristo Jesus pelo ministério pastoral do Reverendo Everaldo, externamos nossos sentimentos, desejando que a sabedoria que vem de Deus os ampare e console.”

Rev. Joel Müller
Vice-presidente de Ensino da IELB

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Veja também

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Igreja de Candelária, RS, celebra os 200 anos da imigração alemã

Palestra e descerramento de placa alusiva marcaram a data

Convite à igreja

Assista ao vídeo da presidente da JELB, Dagmara Abigail...