Falecimento do pastor emérito Everaldo Discher

A Diretoria Nacional da IELB comunica, com pesar, o falecimento do pastor emérito Everaldo Discher, ocorrido na sexta-feira, 24 de fevereiro, em sua residência, em Domingos Martins, ES.

O velório aconteceu no templo da Congregação Concórdia de Domingos Martins, ES, no sábado, 25 de fevereiro, reunindo cerca de 400 pessoas, entre autoridades municipais e estaduais. Dezesseis pastores do Distrito Verdes Vales participaram da liturgia. A mensagem foi conduzida pelo pastor Gabriel Sonntag, baseada no texto do Salmo 23.

Logo após a cerimônia na igreja, o corpo foi levado ao cemitério dos Ost, região do Galo, interior de Domingos Martins.

Deixa enlutados a esposa Cláudia Discher, o filho Marcos, a nora Gelvania, a filha Ana Joice, o genro Heiter, e os netos Rebeca, Guilherme e Henrique. Também deixa enlutados seus irmãos Claudio, Maria, Elza e Elzira e demais familiares e amigos. Que Deus, em sua infinita graça e misericórdia, conforte os corações da família e amigos enlutados, com a certeza da vida eterna pela fé no Salvador Jesus Cristo.

“Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.” (Ap 14.13)

Trajetória

Everaldo Discher nasceu em 10/03/53, em Três Pontões, Afonso Claudio, ES. Recebeu o Santo Batismo no dia 12/04/1953 e confirmou seu voto batismal no dia 18/09/1966. Formou-se em Teologia pelo Seminário Concórdia de Porto Alegre em 1981. Casou-se com Cláudia Gottschalg Discher em 19/02/1982, matrimônio que Deus abençoou com 2 filhos: Marcos e Ana Joice.

Foi pastor fundador da Igreja Luterana Trindade em São Luís do Maranhão, onde trabalhou por 15 anos. Reconhecido como um missionário que marcou a vida de muitas pessoas por sua simplicidade e seu jeito naturalmente acolhedor. Em 1996, mudou-se para Domingos Martins, ES, onde atendeu a Paróquia Concórdia por 26 anos, tendo sido pastor em Congregações que hoje são paróquias independentes, como Marechal Floriano e Rapadura. Teve um ministério muito frutífero lá, onde participou da vida de diversas pessoas das congregações e da cidade.

Também exerceu funções como Conselheiro do Distrito Vale do Tocantins (1990-1994) e da Região Norte (1995-1996). Querido por todos, foi uma figura importante não somente para a vida da igreja, mas da cidade de Domingos Martins.

O pastor Everaldo recebeu o título de pastor emérito em 2022 e desde então viveu feliz seus últimos dias trabalhando e cuidando do seu sítio, junto de sua esposa e desfrutando momentos de alegria com familiares. Deus o abençoou com uma morte indolor e como dizia, num piscar de olhos encontrou seu Salvador Jesus nos céus, o que nos consola e conforta.

Mensagem da Diretoria Nacional da IELB:

“O pastor Everaldo Discher realizou seu estágio em Belo Horizonte, MG, no ano de 1980, formou-se no Seminário Concórdia de Porto Alegre em 1981, serviu ao Salvador Jesus como ministro da Palavra em São Luís, MA, de 1982 até 1996, quando passou a servir em Domingos Martins, ES, até o seu emeritamento em 2022.

Foram 40 anos de abençoado ministério pastoral: aconselhamentos, orações, cultos, estudos bíblicos, ensino confirmatório, instrução de adultos, visitas pastorais, casamentos, oficio das chaves, santa ceia, batismos e sepultamentos cristão. Foram tantas as vezes que ele levou a mensagem do amor de Deus em Cristo para o consolo e a renovação da esperança cristã, que não podemos mensurar aqui nestas linhas. Agora chegou o momento de consolar a família, amigos e congregados com a fé cristã que o Pastor Everaldo pregava.

A morte trágica e repentina do Pastor Everaldo e o seu abençoado ministério pastoral, trazem à mente a palavra de Deus no livro do profeta Daniel, que ensina a fé cristã ‘os que dormem no pó da terra, ressuscitarão para a vida eterna… Os que forem sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento, e os que conduzirem muitos à justiça brilharão como as estrelas, sempre e eternamente’ (Dn 12.2-3).

Na esperança do feliz reencontro, quando Jesus voltar, e na certeza da vida eterna pelos méritos de Cristo Jesus, agradecemos a Deus pela vida dedicada e consagrada do Reverendo Everaldo Discher. Oramos a Deus que conforte e console a família neste momento de dor e despedida, dando-lhes a certeza e fé de seu paterno amor e cuidado.

Àqueles que foram conduzidos à justiça que há em Cristo Jesus pelo ministério pastoral do Reverendo Everaldo, externamos nossos sentimentos, desejando que a sabedoria que vem de Deus os ampare e console.”

Rev. Joel Müller
Vice-presidente de Ensino da IELB

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Veja também

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Enchente no RS provoca mudanças no Simpósio de Missão

Programação do Seminário Concórdia será reduzida e online. Inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho

Saúde mental em meio a desastres e catástrofes

A busca por autoconhecimento é sempre fundamental, ter ciência das suas habilidades, quando e onde tem condições físicas e emocionais para atuar é fundamental. Confira algumas dicas de como lidar com as emoções em cada fase