Conselho Diretor reúne-se pela internet

No dia 30 de maio, das 14h até 17h30, o Conselho Diretor (CD) da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) fez história reunindo-se, pela primeira vez, de forma on-line. A reunião extraordinária foi convocada pelo presidente do CD, Prof. Dr. Frederico da Silva Reis, no dia 18 de maio, principalmente, para definir o formato da reunião marcada para outubro, que seria realizada em Curitiba, PR. E também houve eleição para o cargo de vice-secretário do CD, sendo escolhido o Rev. Ricardo Bruno Voss.

Participaram da reunião 140 pessoas, entre membros votantes, consultivos e convidados. Todos os 59 Distritos da IELB estavam representados. Com 98 votos a favor e 14 contra, foi aprovada a realização da reunião ordinária do Conselho Diretor do ano de 2020 de forma remota. Apesar de todos concordarem sobre a importância da reunião presencial, a grande maioria apoiou a proposta da Diretoria do CD, sendo esta uma das ações programadas nacionalmente para minimizar os reflexos da covid-19, buscando preservar a saúde dos participantes e ajudar na economia financeira dos Distritos e do caixa nacional da IELB.

Para o presidente do CD, este primeiro CD realizado numa plataforma digital foi “sensacional, acima das expectativas e, na avaliação da Diretoria do CD, foi muito positiva a participação de todos, usando bem os instrumentos disponíveis da tecnologia para fazer uma reunião objetiva. Nós temos certeza de que a próxima reunião do CD, que também será on-line, vai dar muito certo e nós vamos conseguir discutir e deliberar sobre as principais necessidades da Igreja, tanto na questão orçamentária quanto na votação das moções. Com isso, nós estamos dando exemplo para toda a Igreja, pois economizamos para os cofres em geral R$ 250 mil, que é o custo aproximado para a realização de um CD. Foi um marco muito importante, e vamos trabalhar para uma condução segura do próximo CD e que ele seja tão profícuo quanto os próximos presenciais”.

O presidente da IELB, Rev. Geraldo Walmir Schüler, ficou muito satisfeito com a reunião e com o resultado dela: “A experiência foi extraordinária, cada um estava na sua casa, no seu escritório, mas, ao mesmo tempo estávamos próximos e dialogamos como irmãos. Até me fez lembrar o que significa a fé no nosso dia a dia: mesmo estando distantes, nós estamos unidos num corpo em Cristo Jesus, pela fé. A reunião alcançou seu objetivo, e esse instrumento pode ser muito utilizado durante a pandemia, e mesmo após, basta que a gente se aperfeiçoe e desenvolve uma maneira ideal de dialogar”.

Seguem algumas curiosidades desta reunião histórica que foi “sediada” ao mesmo tempo por 98 cidades de todas as regiões do Brasil:

– De Porto Alegre, RS, a vice-presidente de Comunicação da IELB, Sra. Aline Gehm Koller Albrecht, organizou as inscrições e a votação, pelo formulário do Google, e foi a anfitriã da reunião, recebendo os inscritos a partir das 13h30 na plataforma Google Meet.

– De Belo Horizonte, MG, o presidente do CD, Prof. Dr. Frederico da Silva Reis, iniciou a reunião.

– De Bagé, RS, o vice-presidente do CD, Rev. Egon Kopereck, fez a oração de abertura.

– De Santos, SP, o secretário do CD, Sr. Carlos Augusto Müller Junior, redigiu a Ata.

– De Francisco Beltrão, PR, o recém-eleito vice-secretário do CD, Rev. Ricardo Bruno Voss, assessorou o presidente, informando a ordem de quem foi pedindo a palavra pelo espaço de comentários.

– De Guarapuava, PR, o Líder Leigo do Distrito Paraná Centro, Prof. Dr. Marcos Roberto Kühl, tirou a “foto oficial”, feita com um print da tela.

– De Cascavel, PR, o Conselheiro do Distrito Cataratas, Rev. Jair Krack, foi responsável por gravar a reunião.

– De Santa Cruz do Sul, RS, o coordenador da Comissão de Planejamento, Sr. Djalmar Ernani Marquardt, falou sobre os Planejamentos IELB 2023-2026 e IELB 2019-2022, e se colocou à disposição para participar remotamente das reuniões dos Conselhos Distritais para conversar sobre o planejamento de cada Congregação e Distrito.

– De Porto Alegre, o presidente da IELB, Rev. Geraldo Walmir Schüler, fez a sua saudação, passando a palavra também aos demais vice-presidentes (5 deles estavam em Porto Alegre e 1 em Canela, RS).

– Ao final, os participantes cantaram parabéns a três aniversariantes do dia (pastor Heder Gumz, de Porto Alegre, pastor Cirlei Vorpagel, de Santa Maria de Jetibá, ES, e o Líder Leigo, de Joinville, SC, Zelindo Petri), em uma espécie de cânone com mais de 100 vozes desencontradas, mas muito animadas.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Emergindo das águas: Um novo começo

A nossa querida Editora Concórdia irá se reerguer e continuará a ser a editora da teologia bíblica e confessional que herdamos da Reforma. Publicando a Palavra que permanece.

Veja também

Emergindo das águas: Um novo começo

A nossa querida Editora Concórdia irá se reerguer e continuará a ser a editora da teologia bíblica e confessional que herdamos da Reforma. Publicando a Palavra que permanece.

Um fim em comum!

E para cumprir com seu propósito, a IELB: utilizará os meios de comunicação; produzirá e distribuirá livros e material religioso, fundando e mantendo organizações com essa finalidade. Esse é o porquê de a Igreja ter uma editora.

14º Encontro Nacional de Escolas Luteranas (14º ENEL)

Em 1524, Lutero elaborou um documento que lançaria as bases de conceitos como educação pública e gratuita, universalização do ensino, ludicidade no processo ensino-aprendizagem, educação interacionista, protagonismo do aluno, aprendizagem significativa e de uma educação com propósitos existenciais, fundamentada nos princípios cristãos.