IELB celebra 119 anos com culto festivo na capela da ULBRA

Cerca de 350 pessoas estiveram presentes na capela da Ulbra, em Canoas, RS, no final da tarde do dia 25 de junho para celebrar o culto oficial alusivo aos 119 anos da IELB. No entanto, a programação teve um alcance muito maior, somando as mais de 3,7 mil visualizações da transmissão ao vivo pelo canal oficial da IELB no Youtube (assista aqui).

O culto foi dirigido pela Diretoria Nacional da IELB e pelos pastores do Distrito Vale do Rio Gravataí (DIGRA), que sediou o evento. A liturgia foi conduzida pelo vice-presidente de Ensino, pastor Joel Müller, e pelo pastor local, Sílvio Ferreira da Silva Filho. A mensagem foi proferida pelo presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, que enfatizou a caminhada da igreja cristã ao longo da história, as bênçãos derramas e também as dificuldades e perseguições enfrentadas. “A IELB tinha apenas 10 anos, quando veio a Primeira Guerra Mundial. Quando estava debutando, enfrentou a pandemia da gripe espanhola. Alguns anos depois, em 1929, sobreviveu à grande recessão que afetou o mundo. Mais alguns anos, enfrentou a Segunda Guerra Mundial. E esta sim atingiu em cheio a igreja e as escolas luteranas em virtude da língua alemã, mas também superamos. Assim, foram muitas crises, mas a igreja sempre prevaleceu. Jesus não vai permitir que a igreja sofra e seja derrotada pelos lobos”, destacou.

Também lembrou os presidentes e pastores que hoje estão na igreja triunfante, mas que deixaram sua marca na história da IELB. “Do Mahler ao Müller, a IELB teve 18 presidentes, dos quais 13 já não estão mais conosco. Na última Convenção Nacional, homenageamos 36 pastores e três professores sinodais falecidos nos últimos quatro anos. Todos viveram e partiram testemunhando sua fé”, complementou.

Com isso, conclui o presidente, hoje seguimos firmes na continuidade do ensino e proclamação do Evangelho de Cristo, por meio da igreja hoje. “Podemos olhar para frente, com muita esperança e otimismo, por meio da Palavra, dos sacramentos e de toda a obra de Cristo Jesus, com quem estamos seguros”, afirmou.

No final do culto, nos agradecimentos, o gerente da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) no RS, pastor Márcio Alves, entregou à Diretoria Nacional da IELB uma Bíblia de Estudos da Reforma, cuja edição está esgotada. “Como forma de reconhecimento pelo trabalho e engajamento da IELB à SBB, e sabendo que o Instituto Histórico da IELB não possui ainda a Bíblia de Estudos da Reforma, estamos entregando o último exemplar que temos em nossa unidade”, anunciou.

As ofertas do culto somaram R$ 3.535 e foram destinadas ao DIGRA para apoio às congregações afetadas pelo ciclone extratropical que atingiu a região recentemente.

Texto e fotos: Luana Lemke

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Nossa oração mudou

   ”Deus, abençoe as pessoas pobres e ricas que perderam tudo na enchente. Que elas consigam o que vestir, o que comer e uma casa para morar”

Veja também

Nossa oração mudou

   ”Deus, abençoe as pessoas pobres e ricas que perderam tudo na enchente. Que elas consigam o que vestir, o que comer e uma casa para morar”

ANEL participa de Congresso Nacional de Escolas Luteranas da Argentina

Presidente Marlus Seling, diretor-executivo Nelci Senger e vice-presidente de Ensino da IELB, Joel Muller, representaram o Brasil no evento que reuniu mais de 300 participantes

O surgimento de uma tradição cristã

Participaram das aulas 19 alunos de diversos lugares do Brasil e do continente americano, tais como Canadá, México, Venezuela e Paraguai.