Colégio Concórdia, de São Leopoldo, RS, celebra 51 anos de fundação

Na próxima segunda-feira, 16 de março, o Colégio Concórdia, de São Leopoldo, RS, irá reunir alunos e equipe escolar para celebrar os 51 anos de fundação. Serão dois momentos de Ação de Graças. O primeiro às 7h15, voltado para as turmas da manhã e o segundo às 13h15. “Durante esta semana, estamos nos preparando para aquele momento, ensaiando as canções que farão parte da devoção e, acima de tudo, de agradecimento a Deus por tornar o Colégio instrumento para levar a Sua palavra aos jovens”, ressalta o pastor Rubens José Ogg.

Localizado na avenida Getúlio Vargas (próximo à BR 116), o Colégio Concórdia atende alunos desde o Ensino Básico ao Ensino Médio e Técnico em Informática. Tendo como proposta pedagógica educar para a vida, sua trajetória é permeada pela modernização do seu método educacional, atendendo o aluno em todas as áreas. Nelci Naor Senger, diretor do Colégio, destaca as parcerias com o Sistema Positivo de Ensino, que foram estruturadas para garantir a melhor entrega dos recursos para cada um dos seus públicos: gestores escolares, professores, alunos e famílias. Dentre esses recursos estão os projetos “Inglês Todos os Dias” (Educação Infantil ao 5º ano) e “Positivo English Solution” (6º ao 9º ano), os quais culminam com a Prova de Proficiência em língua inglesa oferecida pela Universidade de Cambridge, cuja certificação é reconhecida em mais de 50 países. Em 2018, passou a ser polo de Ensino a Distância para cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Positivo.

Em outubro de 2019, anunciou a adesão ao Programa Escola da Inteligência, idealizada pelo psicólogo e escritor Augusto Cury, e que passa a ser implantada este ano. Seu objetivo é levar a cultura para o desenvolvimento da inteligência emocional, da saúde psicossocial e da construção de relações saudáveis, a partir da aplicação de uma hora semanal, dentro da grade curricular, como uma nova disciplina ou dentro de uma já existente. A metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico. Atualmente, o Programa atende diretamente mais de 200 mil alunos em escolas de todo Brasil.

A atenção à pesquisa e à curiosidade também faz parte do dia a dia do Colégio Concórdia. E os resultados são vistos, avaliados e premiados na FEICICC, feira de ciências que há cinco anos faz parte da programação pedagógica e que tem atraído não somente seus alunos mas também escolas da região. “Muitos estudantes revelam grande potencial científico, elaborando projetos de alto cunho social, o que nos estimula a mais e maiores desafios”, diz Senger.

Atividades artísticas, culturais e esportivas também fazem parte do cotidiano do Colégio. Visitas a museus do Estado, momento de leitura com escritores e desenhistas, Jogos Azul e Branco, dentre outros, movimentam a energia de alunos e professores.

A história do Colégio Luterano Concórdia de São Leopoldo (CLC/SL) teve início no ano de 1959, quando a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) resolveu construir uma unidade para abrigar o que, naquela época, se chamava Pré-Seminário, com os cursos Ginasial (hoje 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e Colegial (hoje Ensino Médio), ambos preparatórios para a Faculdade de Teologia da Igreja. A construção dessa unidade teve início em 1966 e a sua inauguração ocorreu em 1969.

Foi em 1980, com a implantação do Curso de Magistério e da Escola de Aplicação, que o Colégio passou a sua forma atual, que é a educação básica e de formação profissional aberta à comunidade em geral.O Colégio Concórdia faz parte do Centro Educacional Concórdia de São Leopoldo, que também abriga o Seminário Concórdia, onde está a Faculdade de Teologia. Ambos têm como mantenedora a IELB.

Artigo anterior
Próximo artigo

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Deus nos livre de nós mesmos

Um coração adoentado desta forma jamais conseguiria restaurar, por si só, a salvação jogada fora lá no Éden. Por isso, o perdão e a restauração deste coração corrompido estão unicamente em Jesus

Veja também

Deus nos livre de nós mesmos

Um coração adoentado desta forma jamais conseguiria restaurar, por si só, a salvação jogada fora lá no Éden. Por isso, o perdão e a restauração deste coração corrompido estão unicamente em Jesus

Missão Feliz, RS, completa 8 anos

A missão iniciou em 2016, com seis pessoas e hoje, já são 29 pessoas ativas e alguns visitantes

Setenta anos, a Igreja em missão em Baixo Guandu, ES

Congregação Da Paz celebrou culto festivo no dia 14 de abril