Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Já sou assinante!

As estações da vida

Passado, presente, futuro – é o relógio que marca o tempo da nossa história – que não param. E ninguém de nós o consegue parar. Assim foi em 2023. Assim será em 2024.

      As estações do ano – verão, outono, inverno e primavera – nos são bem conhecidas e as vivemos e revivemos a cada novo ano. Em e com cada uma delas podemos aprender, fazer ou aproveitar melhor cada um desses períodos, de aproximadamente três meses cada, que se repetem ao longo do nosso viver. E nesse roteiro anual de 360 graus, novas e repetidas oportunidades nos são oferecidas para começar, fazer, refazer, viver e reviver enquanto o sol nasce e se põe no horizonte da nossa vida aqui.

      Já as estações da nossa vida – passado, presente e futuro – são sinais da nossa viagem na estrada da vida. Elas sinalizam um caminho de mão única, uma avenida sem retorno. São indicadoras da linha do tempo. Elas fazem do passado, a lembrança, a memória e a história; do presente, o desafio e a percepção da urgência, do agora, que rapidamente se transforma em passado; do futuro, uma realidade desconhecida aos olhos humanos, sobre o qual pouco ou nenhum domínio temos.

      Passado, presente e futuro – são as três etapas na corrida da vida. Ao passado, não podemos voltar. Ao futuro, ainda não chegamos. Só no presente, que vivemos agora, podemos e devemos tomar decisões. Não as mais fáceis, mas sempre buscar as melhores, senão para o agora, então para o depois.

      Passado, presente, futuro – é o relógio que marca o tempo da nossa história – que não param. E ninguém de nós o consegue parar. Assim foi em 2023. Assim será em 2024.

      E o que podemos fazer, diante dessa realidade imutável aos olhos humanos? A resposta nos é dada pelo rei Davi, que no salmo 37.5, diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”. E no salmo 31, vv. 14,15, ele faz esta confissão: “Tu és o meu Deus. Nas tuas mãos estão os meus dias” (ARA).

      Passado, presente, futuro – Não importa onde estamos, para onde vamos ou aonde escolhemos ou precisamos ficar. Em todos os lugares e situações, Deus está, chegará ou passará primeiro! Ele irá com e adiante de nós. Mostrando ou endireitando o nosso caminho.

         Conosco está – jamais iremos ou ficaremos sozinhos! “Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mt 28.20), é a promessa de Jesus. Só ele é: passado, presente e futuro! Por isso, ele estará conosco, também em todos os nossos dias de 2024. Em seu plano e pelo caminho que só ele conhece, nos ensinará em amor e sabedoria: o quê, como, quando, onde, o porquê e, talvez, o para quê – isto ou aquilo, convém acontecer a cada um de nós. Todos somos alvos do seu amor e cuidado. Afinal, para si nos criou, nos amou, nos chamou e nos salvou!

        Nesta certeza iniciamos as nossas atividades em 2024, com a edição de janeiro e fevereiro do nosso Mensageiro Luterano.  Se Deus assim o permitir, voltaremos com a edição do ML impresso, nos meses de março e abril. Assim será (em caráter experimental e para avaliação) em 2024, de dois em dois meses. Também a partir desta edição, temos uma ligeira alteração no formato do conteúdo do ML impresso. Oito páginas do Encarte passam para o miolo, com destaque para o Mensageiro das Crianças, na página central. Em paralelo, o ML digital – www.mensageiroluterano.com.br – pode ser acessado a qualquer momento, pois sempre haverá espaço para novas postagens, das quais, muitas não estarão aqui no ML impresso.

       Contamos com o seu apoio e as suas orações. Vivendo em Cristo e CONFIRMADOS NA FÉ, desejamos a todos um ano novo feliz e muito abençoado.

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Veja também

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Enchente no RS provoca mudanças no Simpósio de Missão

Programação do Seminário Concórdia será reduzida e online. Inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho

Saúde mental em meio a desastres e catástrofes

A busca por autoconhecimento é sempre fundamental, ter ciência das suas habilidades, quando e onde tem condições físicas e emocionais para atuar é fundamental. Confira algumas dicas de como lidar com as emoções em cada fase