Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Já sou assinante!

Bíblia – a referência para a família e a sociedade

Campanha do Dia da Bíblia deste ano prevê a distribuição de milhares de novos testamentos

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia tem por objetivo colocar a Bíblia em evidência, chamando a atenção dos brasileiros para a importância das Escrituras para a vida e a sociedade.

A data é dedicada à realização de eventos e pode ser comemorada tanto no segundo domingo de dezembro quanto ao longo de toda a semana que antecede o Dia da Bíblia, neste ano, celebrado em 10 de dezembro.

A campanha deste ano, desenvolvida pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), leva o tema “Bíblia, a Referência para a Família e a Sociedade”, com o intuito de promover a Bíblia como instrumento de referência e distribuir milhares de novos testamentos na data, pois toda família e indivíduo da sociedade precisa dessa semente. Para isso, foi produzido o Novo Testamento Reconciliação na Família e na Sociedade. Esta edição especial contém palavras de Jesus em destaque e diversos auxílios, na tradução Nova Almeida Atualizada (NAA). Para adquiri-la, basta acessar o site sbb.com.br ou procurar a unidade mais próxima da instituição.

Nesta edição, a SBB buscou inspiração no texto de Mateus 4.4: “Jesus respondeu: ‘O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz’”.

“O novo mundo busca por reconciliação. As pessoas buscam por reconciliação. As famílias buscam por reconciliação. As igrejas precisam de reconciliação. Nós temos a bênção de termos a Bíblia Sagrada. Um livro que Deus nos deu para que pudéssemos usar para este ministério, o ministério da reconciliação. Que Deus seja louvado pela Bíblia Sagrada. E que pela leitura da Bíblia nós possamos aprender a viver de uma forma agradável a Deus e em paz com todos”, destacou o pastor dr. Erní Walter Seibert, diretor-executivo da SBB.

A ORIGEM

O Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do rei Eduardo VI.

A celebração foi criada para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil, a data começou a ser comemorada em 1850, quando os primeiros missionários cristãos evangélicos chegaram da Europa e dos EUA.

Porém, a primeira comemoração pública aconteceu em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo, SP, ano em que foi fundada a SBB.

Desde dezembro de 2001, essa celebração especial passou a integrar o calendário oficial do país, por meio da Lei Federal nº 10.335, que instituiu o Dia da Bíblia em todo o território nacional.

Hoje, as comemorações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas formas que os cristãos encontraram para agradecer a Deus por esse alimento para a vida.

COMO CELEBRAR

Você e sua igreja podem organizar a celebração que mais combinar com a sua comunidade local. Veja algumas sugestões para serem organizadas ao longo de toda a Semana da Bíblia:

Culto especial – Promova um culto especial para celebrar a Palavra de Deus durante a Semana da Bíblia ou no Dia da Bíblia. Nesses cultos, lembre-se do grande amor de Deus ao entregar a sua Palavra a todos nós e do valor que ela tem na vida das pessoas.

Maratona de leitura bíblica – Você pode realizá-la de duas formas: A primeira opção é ler textos completos para a sua audiência. Escolha um livro da Bíblia e leia-o durante a programação. Outra opção é promover uma maratona ininterrupta de leitura bíblica. Pessoas são escaladas para darem continuidade à leitura, e ela só é interrompida quando se completa a leitura de toda a Bíblia.

Jovens e crianças – Incentive os jovens e as crianças a se envolverem com a Causa da Bíblia. Eles podem promover ações nas redes sociais para falar do Dia da Bíblia, arrecadar fundos para apoiar a distribuição bíblica no Brasil e no mundo e promover desafios entre seus amigos para compartilharem a Bíblia. O importante é incentivar que os jovens e as crianças usem a criatividade para celebrar a Palavra de Deus.

Distribuição de Novos Testamentos – Com as campanhas promovidas anualmente pela SBB, é possível adquirir bíblias e novos testamentos para distribuir pela comunidade. No ano de 2022, foi promovida a distribuição de 1 milhão de novos testamentos, as Sementes da Paz. Em 2023, em comemoração aos seus 75 anos, a SBB lançou a Bíblia Sagrada Semente da Paz, edição completa e desenvolvida para ser usada na evangelização e na promoção de valores como esperança e paz.

Faça parte desse plantio!

MAIS DE 31 MIL VOZES COM A PALAVRA

A fim de fortalecer a causa da Bíblia, a SBB lançou o projeto “Mais de 31 mil vozes com a Palavra” que consiste em gravar os mais de 31 mil versículos bíblicos por pessoas de todo o Brasil, em um estúdio sobre rodas da Rádio Bíblia SBB.

Equipada com estúdio completo para gravação de voz e transmissões ao vivo, a unidade móvel está percorrendo o país e vai contar com vozes de 31 mil pessoas, de diversos sotaques, para narrar todos os versículos das Escrituras.

A kombi está passando por escolas, igrejas e eventos para gravar a Bíblia narrada. O Colégio Luterano São Paulo foi um dos participantes. Em agosto, os alunos do 4º ano até o 3º do Ensino Médio, algumas famílias e colaboradores contribuíram para o projeto. “Nossos alunos mergulharam nesse desafio com entusiasmo, dedicação e respeito pela importância e significado do projeto. Também colaboradores e pais de alunos gravaram seu versículo bíblico, dando vida às palavras sagradas antigas de maneira contemporânea e relevante. Cada voz, cada entonação, é um testemunho da união entre juventude e tradição, reforçando a importância da Bíblia como base sólida, fonte de inspiração e bússola para a vida”, compartilhou a direção da escola.

Para saber mais sobre este projeto e como participar, acesse: radiobiblia.sbb.org.br.

MUBI: HÁ 20 ANOS CULTIVANDO A CULTURA BÍBLICA

Além do Dia da Bíblia, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) celebra, no dia 9 de dezembro, os 20 anos da fundação do Museu da Bíblia (MuBi).

Resultado de uma parceria entre a SBB e a Prefeitura Municipal de Barueri, SP, o Museu da Bíblia (MuBi) é um importante espaço para cultivo da cultura bíblica por meio de exposições de curta e/ou longa duração e interações com o público visitante.

Em uma área de 900 m², integrada a um centro de eventos, o MuBi também acolhe uma biblioteca, com mais de 17 mil volumes, em mais de mil línguas.

No início dos anos 1980, a Sociedade Bíblica do Brasil deu os primeiros passos no sentido de ter um museu dedicado ao Livro Sagrado, com a instalação de um pequeno espaço na cidade do Rio de Janeiro.

Para chegar ao formato atual, a equipe da SBB foi buscar inspiração no que havia de mais moderno em termos de museu em países como Alemanha, Escócia e Estados Unidos.

MERGULHO NA HISTÓRIA

São 10 áreas de exposição, por meio das quais é possível fazer um verdadeiro mergulho na história do Livro Sagrado:

:: A Bíblia e a História da Escrita

:: A Bíblia e a História da Tradução

:: A Bíblia e a História do Livro

:: A Bíblia no Mundo

:: A Bíblia no Brasil

:: A Bíblia Falada

:: A Bíblia e a Criança

:: O Conteúdo da Bíblia

:: Novidades sobre a Bíblia

:: Espaço reservado para mostras temporárias

:: O MuBi exibe uma réplica artística da prensa de Gutenberg, que imprimiu a primeira Bíblia da história, por volta de 1450.

:: Possui uma vitrine em que podem ser vistas 144 publicações, de todos os continentes.

:: Expõe materiais trazidos de Israel, como água do Rio Jordão e água do Mar Morto. E outros elementos emblemáticos mencionados nas Escrituras como sementes de mostarda, trigo e joio.

:: Papiro

:: Pergaminho

:: Miniaturas da Bíblia

:: A Bíblia impressa numa única página

:: A Bíblia em braile

:: Vestes da época do apóstolo Paulo

VISITAÇÃO

O MuBi funciona de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. Entrada gratuita!

Endereço: Av. Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto, Barueri, SP

https://www.sbb.org.br/museu-da-biblia

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

A parábola do semeador

A cultura digital afasta-nos da terra. Por mais evoluídos que sejamos, não podemos perder contato com a terra, a terra somos nós mesmos, pó é nossa origem e nosso destino. O período de uma vida transcorre de pó a pó

Veja também

A parábola do semeador

A cultura digital afasta-nos da terra. Por mais evoluídos que sejamos, não podemos perder contato com a terra, a terra somos nós mesmos, pó é nossa origem e nosso destino. O período de uma vida transcorre de pó a pó

A subjetividade contemporânea do rolar a tela do celular

O Tik Tok passa a predominar e compor o mundo intrapsíquico do ser humano. E tal composição atinge milhões de pessoas, como uma espécie de hipnose pandêmica.

A dolorosa volta para casa

Após 20 ou mais dias, vítimas da enchente no RS começam a retornar aos seus lares para limpeza e reconstrução