Você atingiu a métrica limite de leitura de artigos

Já sou assinante!

Novas páginas de um novo ano

Queremos escrever nossos sonhos nestas páginas em branco. Porém, não confiando estes sonhos a simpatias. E, sim, ao Criador do universo. Com a bênção dele e sob a orientação dele, queremos escrever belas histórias nas páginas que ainda estão em branco. Claro, se for da vontade dele

Aí está ele. Mais um ano. Novinho em folha. Com suas páginas ainda em branco. É certo que a virada de calendário não é tão mágica assim. Os velhos problemas saltam de um ano para outro conosco, bem como nossas aflições. Mas não é só isso. Olhar para o ano que acabou de findar nos convida a começar o novo ano com louvor e gratidão. Exatamente como questiona o salmo 124: “Que teria acontecido se o SENHOR Deus não estivesse ao nosso lado?”

Olhando para o horizonte, todos temos expectativas. Nos estudos. Na vida em outra cidade. No trabalho. Na concretização de um sonho. Na superação de uma enfermidade. No passar mais tempo com a família. Na gestação planejada. Ou o filho que nascerá. Um novo ano nos permite sonhar. E, mais do que isso. Um novo ano é um convite para entregar esses sonhos nas mãos do SENHOR. Provérbios 19.21 nos lembra: “As pessoas fazem muitos planos, mas quem decide é Deus, o SENHOR”.

A expectativa de um novo ano faz, vez por outra, saltar diante de nossos olhos as mais diferentes crendices que, se realizadas, trariam boa ventura para este ano bissexto. Pular sete ondas na praia, comer uva, não andar para trás, usar roupas novas, guardar folha de louro na carteira. Ah, como é atual o conselho dado ao jovem Timóteo: “Não tenha nada a ver com as lendas pagãs e tolas. Para progredir na vida cristã, faça sempre exercícios espirituais” (1Tm 4.7). Queremos escrever nossos sonhos nestas páginas em branco. Porém, não confiando estes sonhos a simpatias. E, sim, ao Criador do universo. Com a bênção dele e sob a orientação dele, queremos escrever belas histórias nas páginas que ainda estão em branco. Claro, se for da vontade dele.

Não há outra forma de beber da bênção de Deus a não ser usando os canais que ele mesmo instituiu para nos abençoar. Batismo, Palavra e santa ceia. O novo ano, quem sabe, pode não ser colorido e perfumado como sonhamos. Poderá ter suas perdas, crises, despedidas. Nestes dias, precisaremos lembrar que somos batizados e que estamos no colo do Salvador. Todos os dias. Absolutamente, todos os dias. Certamente que culpas e erros estremecerão nosso coração em 2024. Somos pecadores. Nas novas páginas de um novo ano, que não faltem oportunidades para, arrependidos, comermos e bebermos daquilo que nos foi dado para “perdão dos pecados” (Mt 26.28).

Um novo ano é cenário ideal para novos desafios. Praticar mais exercícios físicos. Cuidar da alimentação. Perder alguns quilos. Evitar certos vícios. Usar menos as telas. Mas há um desafio que trará frutos aqui e na eternidade. E que darão propósito às novas páginas de 2024. O desafio de ter intimidade com as Escrituras. Ter tempo de qualidade com a Palavra de Deus. De reflexão e oração. É certo que todos temos agendas lotadas e que as tarefas do lar e da família nos consomem tempo. E tempo, também, de qualidade. Mas o desafio é de também ter tempo de qualidade para ouvir o SENHOR. Que tal criar, na rotina, um tempo de leitura regular da sua Bíblia? Aqui, em Candelária, RS, desafiamos a Congregação no projeto “Pacto com a Palavra”. A ideia é ler toda a Bíblia em um ano, ao longo de 2024, com leituras diárias. Que tal abraçar a ideia?

Usando os meios da graça, as novas páginas serão vividas com o selo que garante a nova aliança de Deus com o seu povo. O sangue de Jesus, que cobre de salvação todos os nossos dias.

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Veja também

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Enchente no RS provoca mudanças no Simpósio de Missão

Programação do Seminário Concórdia será reduzida e online. Inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho

Saúde mental em meio a desastres e catástrofes

A busca por autoconhecimento é sempre fundamental, ter ciência das suas habilidades, quando e onde tem condições físicas e emocionais para atuar é fundamental. Confira algumas dicas de como lidar com as emoções em cada fase