Construir pontes

Com a fé que Cristo nos dá, podemos transformar muros em pontes

Christiane Stern Lehenbauer
Serra, ES

        “Qual era a mensagem, João?” “Construir pontes, vovó.” Essa foi a conclusão a que nosso neto de 6 anos chegou, após ver um filme conosco. Então perguntei o que significava construir pontes, ele pensou um pouco e falou, “Acho que é para uma pessoa atravessar o rio e encontrar com a outra que está do outro lado, e também ser amigo”.

         Que amor, esse era o pensamento concreto que definia o filme. Nas grandes enchentes deste ano, vimos pontes, até de ferro, serem levadas pela fúria das águas. Vimos pessoas ficarem apenas com o que tinham no corpo, e serem resgatadas assim. Deus havia enviado anjos com botes, barcos, jet-skis, jipes, motos, macas improvisadas, que faziam o que podiam para resgatar e salvar as pessoas que subiam nos telhados. Dias intermináveis, de muito cansaço, no resgate, no ajudar a quem tudo havia perdido. E depois prover sustento e abrigo. Entidades, escolas, nossas igrejas e departamentos entraram em ação doando também em ofertas, mantimentos e material para a grande reconstrução.

         Uma das primeiras pontes, para uso emergencial, foi a do exército catarinense, que veio ao Vale do Taquari, para construir ponte provisória. As pessoas confiantes, outras com medo, agora dependiam dela. Essa ponte durou pouco tempo.

          Então tudo isso nos faz pensar no sofrimento nesta vida. Mas também nos faz pensar em qual o sentido da nossa vida diante de tragédias em que algumas vidas se perdem e outras se salvam. Qual o sentido da vida? Pensamos para qual finalidade Deus nos criou. Deus também construiu uma ponte para chegar até nós e nos resgatar. Cristo, a ponte entre o Pai e nós, seus filhos, e o Espírito Santo para nos consolidar na fé, para que víssemos o real sentido: a vida eterna com ele. Se Deus nos permitiu chegar até ele, também nos permite chegar até o nosso próximo. Essa, sim, é a prova de resgate, de salvação, o único Filho dado à morte por nós. Nessa certeza, agora caminhamos como filhos e filhas e estendemos a mão ao que está ao nosso lado. Nossas servas têm esse compromisso: ser pontes. Ser pontes para reconstruir a vida das pessoas que estão tristes, desanimadas e sem sentido. Com a fé que Cristo nos dá, podemos transformar muros em pontes.

         Nossas ações nos departamentos servem para construção e reconstrução de capelas, salas de escola dominical, centros de referência de ajuda ao próximo, bolsas de estudo para teologandos, material de escola bíblica missionária; sim, essa é a nossa ação na LSLB, Liga de Servas Luteranas do Brasil. Com a finalidade de construir elos, pontes, é que a Liga de Servas foi fundada, e se transformou numa grande rede de amor e bondade para com o próximo.

         Se uma pequena criança pode perceber que somos pontes, é porque fomos feitos, criados por Deus com essa finalidade. Sejamos pontes, sejamos humildes para abraçar nosso irmão e irmã e dizer: estamos aqui. Usa-nos, Senhor, no teu Reino, para trabalhar e para construir pontes, e que todos venham a te conhecer como Salvador. Ajuda-nos e capacita-nos cada dia de nossa jornada para sermos pontes. Dá-nos alegria em te servir com tudo o que somos e temos. Abençoa-nos! Amém.

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Eu te odeio

Devemos ser o porto seguro de nossos filhos, acolhendo-os e orientando-os frente a qualquer sentimento que tenham. E devemos ensiná-los a falar sobre fatos ou situações que odeiam e não sobre odiar pessoas

Veja também

Eu te odeio

Devemos ser o porto seguro de nossos filhos, acolhendo-os e orientando-os frente a qualquer sentimento que tenham. E devemos ensiná-los a falar sobre fatos ou situações que odeiam e não sobre odiar pessoas

Celebração dos 121 anos do Seminário

Programação alusiva aos 121 anos do Seminário acontecerá no dia 26 de outubro

Vidas Salvas

Programação da Ulbra integra as comemorações do DIGRA pelos 507 anos da Reforma Luterana