Região Missioneira – LSLB

A Região Missioneira foi criada no XIV Congresso Nacional, ocorrido nos dias 7 a 11 de janeiro de 1987, em Belo Horizonte, MG. A Região é formada por sete distritos e 140 departamentos. Está localizada na metade norte do Rio Grande do Sul. São estes os distritos com o respectivo número de departamentos: Distrito Noroeste Gaúcho – DINORGA, com 14 departamentos; Distrito PIONEIRO, 9; Distrito PLANALTO, 14; Distrito Vale do Rio Ijuí – DIVARI, 34; Distrito Rio Uruguai – DISRIU, 27; Distrito MISSIONEIRO, 28; e Distrito Salto do Yucumã – DISSALY, com 14 departamentos.

Na diretoria estão, como presidente – Izalete Pinz Graffunder; secretária – Patrícia Heidmann Tomm Telam; tesoureira – Mônica Raquel Grade; e pastor conselheiro, Fernando Emilio Graffunder.

A diversidade cultural da Região das Missões se deve às várias etnias que se instalaram na região, como alemães, poloneses, italianos, russos, portugueses, espanhóis, afro-brasileiros, árabes, franceses, entre outros. Algumas cidades tiveram influência maior de alemães, e outras, dos italianos. Os missioneiros, como são conhecidos os habitantes da região das Missões, têm grande apreço à cultura gaúcha. Em quase todos os municípios, os tradicionalistas se reúnem nos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), ondem cultivam as tradições e costumes gaúchos. Neste contexto estão inseridos os nossos departamentos dos sete distritos da Região Missioneira.

Nesta época de pandemia, vários departamentos têm usado muita criatividade para atender as diferentes necessidades impostas pela doença. O Departamento São Lucas, de Horizontina (DINORGA), organizou vários kits de higiene pessoal que foram entregues ao Hospital Osvaldo Cruz. O grupo de servas da Congregação São Pedro, de Três de Maio, confeccionou máscaras para o Hospital São Vicente de Paulo.

No Distrito DIVARI, a Paróquia São Paulo de linha 8, Coronel Barros, está ajudando o Hospital de Caridade de Ijuí na confecção de máscaras aos funcionários. Foram doados 50 kits com travesseio, fronha e lençol ao Centro de Acolhimento Martinho Lutero (CAMAL). Duzentos pacotes com seis bolachas foram doados ao CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia) para atender as pessoas que chegam em jejum para o tratamento. Igualmente, a Congregação Sião, de Ajuricaba, doou 27 quilos de bolachas caseiras. Servas da Congregação Concórdia confeccionaram corações e turbantes para serem distribuídos no CACON. Também a Congregação Emanuel, de Ijuí, providenciou bolachas, toucas e máscaras para a igreja e os hospitais da cidade. O Departamento de Servas Sião, de Santo Ângelo, fez entrega de alimentos e lenços (turbantes) para o CACON da cidade. O mesmo grupo confeccionou aventais para o hospital de Santo Ângelo.

E assim, muitos outros trabalhos voluntários estão acontecendo. Nossos encontros presenciais com estudos bíblicos e chás não são realizados. Cancelamos os congressos distritais e o Encontro Regional. O DIVARI realizou o seu Congresso ao vivo (online) pelo canal do YouTube, no dia 16 de agosto de 2020 com o tema: “Preenche o teu ser”. O preletor deste evento foi o professor Leonídio Schulz Görl.

Chegamos à conclusão de que, pelo fato de não termos os encontros presenciais, temos a oportunidade de voltar a nossa atenção com mais intensidade àquilo que as pessoas mais precisam. A ação social está sendo realizada na sua essência: amor e ação (atitude) para com o próximo necessitado. O amor de Deus por nós nos motiva a “servir ao Senhor com alegria”. Que o bondoso Deus abençoe a todos nós para sermos uma bênção na vida de muitas pessoas.

Izalete Pinz Graffunder

Presidente da região missioneira da LSLB

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Veja também

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Igreja de Candelária, RS, celebra os 200 anos da imigração alemã

Palestra e descerramento de placa alusiva marcaram a data

Convite à igreja

Assista ao vídeo da presidente da JELB, Dagmara Abigail...