O 1º Simpósio de Educação Cristã da Comissão Nacional de Instrução de Confirmandos da IELB foi realizado com grande sucesso, de forma online, nos dias 07 e 08 de outubro. O evento reuniu cerca de 500 inscritos, a maioria com participação online e alguns na capela do Seminário Concórdia, em São Leopoldo, RS, oferecendo um espaço de reflexão e estudo sobre a importância do ensino cristão na vida da Igreja.
Com o tema central “Ensino Catequético: Ontem, Hoje e Amanhã”, o Simpósio percorreu a trajetória do ensino catequético, desde os fundamentos da Igreja Antiga e da Reforma até os desafios e oportunidades do presente, projetando caminhos para o futuro. Ao todo, foram seis palestras (veja abaixo) que buscaram lançar luz sobre como a instrução catequética pode responder às demandas atuais e preparar as novas gerações para testemunhar sua fé. Conforme a organização do evento, o Simpósio se configurou como uma oportunidade para pastores, professores, líderes de jovens, pais e todos os interessados em educação cristã aprofundarem-se no tema.

Ao final do evento, o diretor do Seminário Concórdia, prof. dr. Gerson Linden, destacou a qualidade das palestras e a contribuição significativa do Simpósio para os participantes, tratando sobre o importante tema da instrução de confirmandos ou catecumenato. Disse ainda que ficou evidente a necessidade de a Igreja investir com recursos e pessoal na pesquisa e na qualificação para o enfrentamento dos desafios do trabalho de instrução de confirmandos.

Organizado pelo Departamento de Educação Cristã da IELB, o evento contou com o reconhecimento aos palestrantes, pastores da IELB e professores do Seminário, e em especial aos componentes da Comissão de Instrução de Confirmandos, liderados pelo pastor Gabriel Sonntag, e pelo vice-presidente de Educação Crista da IELB, pastor Fernando Garske.

“Foram dois dias intensos, com seis palestras e três painéis, que ofereceram um verdadeiro banquete de reflexões e aprendizados. As discussões e apresentações fortaleceram nossa convicção de que a formação cristã de crianças e jovens precisa ser constantemente promovida, e intencionalmente vivida com compromisso e amor. Destaco o trabalho dedicado dos conferencistas, a participação expressiva de pastores, professores e lideranças, e a excelente coordenação do Rev. Gabriel Sonntag. Nossa gratidão ao Seminário Concórdia e à Faculdade Luterana Concórdia pela parceria e apoio, bem como à equipe da IELBcom, que proporcionou toda a infraestrutura necessária para que os participantes pudessem acompanhar o simpósio virtualmente. Que o Senhor da Igreja continue inspirando famílias, congregações e toda a IELB a olhar com carinho e compromisso para a catequese contínua, do batismo ao túmulo, para que vivamos e morramos no Senhor, sustentados por sua graça e guiados por sua Palavra”, declarou o pastor Fernando.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO E PALESTRAS
A programação, dividida em três blocos temáticos ao longo dos dois dias, contou com seis palestras e um painel final. No 1º dia, também teve um momento especial do lançamento do livro “Ensinando aos Filhos de Deus”, publicado pela Editora Concórdia. Os participantes receberam um exemplar de brinde. De autoria do teólogo e professor do Concordia Seminary (St. Louis, EUA) Robert Kolb, a obra oferece um guia para compreender e aplicar o Catecismo Menor de Martinho Lutero para os dias de hoje. Traduzido para o português pela Comissão Nacional de Instrução de Confirmandos da IELB, o livro busca resgatar o valor do Catecismo não apenas como material para confirmandos, mas também como recurso para devoções, orações e ensino da Palavra de Deus no ambiente familiar.

Painel: Ensino Catequético: Ontem, Hoje e Amanhã (Rev. Fernando Garske, Rev. Me. Charles Ledebuhr, Rev. Me. George Carlos Felten)
O painel abordou a importância de considerar o “inútil” na Instrução de Confirmandos, questionando se as aulas não deveriam propor coisas úteis e inúteis, como ferramentas e brincadeiras, conteúdo e lúdico. Essa reflexão busca entender a utilidade daquilo que é considerado “inútil” para transmitir eficazmente o conteúdo de fé à próxima geração, baseando-se em uma citação de Martinho Lutero sobre a criação de escolas onde as crianças possam estudar com prazer e brincando. O reformador sugeriu que, uma vez que a juventude naturalmente procura o prazer e o movimento, seria mais produtivo criar ambientes de aprendizado que incorporassem essas necessidades em vez de proibi-las.
O pastor George Carlos Felten desafiou a audiência a refletir sobre o valor do que não tem uma “consequência imediata”. Ele comparou o aprendizado na catequese com momentos da vida, como apreciar uma sinfonia ou uma paisagem em silêncio – atividades que são “inúteis” no sentido estrito, mas que enriquecem a vida. “A nossa vida é feita tanto de coisas úteis quanto inúteis, mas até mesmo as coisas inúteis têm lá a sua utilidade”, observou.
Complementando a reflexão, o pastor Charles Ledebuhr focou na natureza contínua do aprendizado cristão. Ele destacou que a identidade cristã é um dom recebido no batismo, mas que precisa ser constantemente catequizada.
Citando a Grande Comissão (Mt 28.18–20), o pastor reforçou que a formação de discípulos ocorre por meio do batismo e do ensino. Enquanto o batismo é um ato único, o ensino acompanha o cristão “ao longo de toda a vida”, indo das orações ensinadas pelos pais até o aprendizado das vocações adultas. “Esse aprender contínuo é o catecumenato, que tem um marco importante na instrução para confirmação, mas vai além dela. Diz um provérbio africano que é preciso uma vila para criar uma criança — e é verdade: precisa de toda uma comunidade. Mas, no ensino cristão, não basta só uma vila inteira; é preciso uma vida inteira — da fonte batismal ao túmulo”, concluiu.
A playlist com todas as palestras do simpósio pode ser acessada em: https://ielb.info/ltSXe.
Confira um resumo dos conteúdos das palestras:
Palestra 1: Os Primórdios do Ensino Catequético: ensinando a ser cristão (Prof. Francis Dietrich Hoffmann)
A mensagem da graça em Cristo Jesus é única e radical. Não há nada no mundo que se compare àquilo que Deus realizou em Cristo Jesus e, portanto, ninguém pode conhecer esta mensagem se não ouvir a Palavra de Deus. Da mesma forma, a vida cristã não é algo que alguém possa descobrir por si mesmo como vivê-la, mas precisa aprender a ser cristão. O ensino catequético na igreja primitiva surge nesta certeza de que tanto a mensagem da salvação quanto a vida decorrente desta mensagem não poderiam ser descobertas de alguma forma, e sim, deveriam ser aprendidas a partir da Palavra de Deus.
Palestra 2: Os Catecismos de Lutero: História e Importância (Prof. Dr. Clóvis Jair Prunzel)
A palestra “Os Catecismos de Lutero: História e Importância”, ministrada por Clóvis Jair Prunzel, apresenta os Catecismos Menor e Maior de Martinho Lutero como frutos da crise doutrinária e pastoral do século XVI, surgidos para restaurar a fé cristã a partir da centralidade da Palavra de Deus, da distinção entre Lei e Evangelho e dos meios da graça. Enraizados na tradição catequética da Igreja e influenciados por correntes humanistas e devocionais anteriores, os catecismos luteranos foram concebidos como instrumentos pedagógicos e confessionais, moldando não apenas o ensino, mas a própria identidade da fé luterana. Lutero os elaborou para que fossem aprendidos, orados e vividos em todos os contextos — lar, igreja e sociedade — fortalecendo o cristão na vida vocacional e sacramental. Até hoje, os Catecismos continuam a ser uma expressão normativa da fé luterana confessional, sustentando a doutrina, a liturgia, a pregação e a vida cristã como um todo, configurando-se como um verdadeiro compêndio da fé que identifica o ser luterano em sua relação com Deus, com o próximo e com a Igreja.
Palestra 3: O contexto no qual ensinamos e a importância da relação entre o pastor e as famílias dos confirmandos (Prof. Dr. Samuel Fuhrmann)
A palestra buscou demonstrar a importância de vermos o período da instrução de confirmandos como parte de um processo bem mais longo, a chamada “catequese ao longo da vida”. Nessa abordagem, se reconhece o lugar central dos pais e de outros “adultos de referência”. Além disso, a abordagem afirma a importância do cuidado pastoral à família ou à mãe que procura o pastor para batizar seu bebê. A partir desse momento, o trabalho pastoral com vistas à educação cristã daquela criança já começa, na conversa com os pais, ensinando e fornecendo recursos para que eles passem a cuidar da educação cristã de seu filho ou filha. Devido aos desafios à fé e aos problemas familiares do mundo de hoje, a palestra buscou abordar o tópico levando em consideração alguns desses desafios, tal como a visão chamada Deísmo Moralista Terapêutico, que entende que Deus é distante da criação e que ele espera que vivamos uma vida moralmente correta e que intervém no mundo para nos ajudar a ser feliz. Além disso, a palestra considerou a realidade de fragmentação de muitas famílias no mundo de hoje. Por fim, foi concluído que a razão disso tudo é a confiança na promessa de Jesus de que o Espírito Santo gera e preserva a fé por meio da Palavra de Deus, mesmo que ensinada de forma simples e por vozes de pessoas falhas.
Palestra 4: O Ensino Confirmatório: Um espaço de diálogo, proclamação e missão (Rev. Gabriel Sonntag)
O ensino confirmatório foi abordado como um espaço de refúgio e formação integral da fé cristã. É o lugar onde o jovem é acolhido pelo diálogo, consolado pela proclamação do Evangelho e preparado para a missão no mundo. A reflexão destacou que o ensino confirmatório não é apenas uma fase da vida cristã, mas um processo contínuo de catecumenato, no qual todos são restaurados pela graça e enviados a viver uma fé ativa no amor por toda a vida.
Palestra 5: Aprender para viver: A importância do Ensino Confirmatório para a vida cristã (Prof. Dr. Maximiliano Wolfgramm Silva)
A palestra “Aprender para viver: A importância do Ensino Confirmatório para a vida cristã”, conduzida pelo Rev. Dr. Maximiliano Wolfgramm S., ofereceu uma reflexão que, partindo da leitura do texto de 2Pedro3, destacou a urgência de vivermos a fé cristã com esperança e amor mesmo diante dos desafios dos “últimos dias”. Com base em conclusões exegéticas e dialogando com autores contemporâneos, ela enfatizou a necessidade do contínuo cultivo dos ensinamentos dos profetas e apóstolos, resistindo aos “escárnios” na forma como hoje se apresentam à comunidade cristã, vivendo uma vida piedosa que busca crescer na graça e no conhecimento de Jesus. No trabalho, o ensino confirmatório foi apresentado como ferramenta vital no cultivo da identidade cristã. Enfatizou-se a importância da existência de um projeto educacional congregacional que entenda o ensino confirmatório como parte do contínuo cultivar do conhecimento e da graça de Deus na vida das pessoas, compreendendo o papel fundamental da educação que também ocorre em outros espaços e fases da vida, com especial foco para a família, onde o lar se torna uma espécie de “igreja doméstica”.
Palestra 6: Ensino Confirmatório de qualidade: conceitos e indicadores (Prof. Dr. Anselmo Ernesto Graff)
O principal objetivo deste estudo foi dar início a debates sobre a qualidade do ensino confirmatório nas congregações luteranas. É um desafio. Primeiro, porque o conceito de qualidade na educação é dinâmico. Há uma série de elementos envolvidos e não tão somente o que intuitivamente pensamos, quando relacionamos qualidade com ganhos e habilidades obtidos. O segundo desafio, então, é se utilizar de indicadores que nos ajudem a medir a qualidade da catequese cristã. Quais poderiam se alguns dos indicadores a serem utilizados na avaliação do nível de qualidade do ensino confirmatório? O senso comum por vezes parece apontar para a permanência dos adolescentes nas atividades congregacionais como o principal indicador. No entanto, a proposta foi ir um pouco além e construir outros indicadores para medir a qualidade do ensino confirmatório nas congregações luteranas: a própria congregação, através do seu apoio, investimentos e “mãe” dos batizados. A família. O pastor, sua atitude e preparo pedagógico e teológico. O material de ensino, dentre outros. Esses e outros indicadores podem servir como referências de qualidade, mas também para “dividir” a responsabilidade na formação cristã de nossos adolescentes.