A contemporaneidade da pedagogia luterana

14º ENEL contou com palestras e oficinas relacionadas à temática envolvendo os 500 anos da pedagogia luterana

Revisitar o passado visando planejar o futuro. O 14º Encontro Nacional de Escolas Luteranas (ENEL) entra para a história como um dos mais significativos eventos promovidos pela Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL). Sob o tema “A Contemporaneidade da Pedagogia Luterana”, o evento, realizado de 16 a 19 de julho, em Santo Amaro da Imperatriz, SC, reuniu cerca de 330 participantes, entre educadores, administradores e entusiastas da pedagogia luterana de todo o país, que debateram sobre os 500 anos da Pedagogia Luterana.

A programação contou com sete palestras, seis oficinas, feira de eventos dos parceiros (Sistema Positivo de Ensino, Escola da Inteligência, Nave à Vela, Positivo English Solution, ZOOM education for life, Isaac, Maralto Edições, Programa Escola Segura, Jovens for Schools, PROESC e ULBRA), devoções, culto, trilha ecológica e momento de confraternização.

Veja um pouco mais sobre as palestras e oficinas:

  1. AVANÇANDO ALICERÇADO NO PASSADO (Dr. Thomas Korcok, Saint Catharines, Canadá)

Este ano celebramos os 500 Anos da Carta de Martinho Lutero aos Conselheiros das cidades alemãs, que marca o início da Educação Luterana A apresentação do Dr. Korcok desvendou as lições da Reforma, demonstrando como podemos aplica-las às salas de aula de hoje. Descobrimos algumas abordagens interessantes referentes à pedagogia, que podem verdadeiramente contribuir para construção da identidade das nossas escolas.

  • A ORIGINALIDADE DA PEDAGOGIA LUTERANA NA PRODUÇÃO DO IDEÁRIO EDUCACIONAL MODERNO FUNDAMENTAÇÕES FILOSÓFICAS E TEOLÓGICAS E DISPOSITIVOS INSTITUCIONAIS E PEDAGÓGICOS (Dr. Cesar Nunes)

Apresentou uma síntese das características do movimento pedagógico emanado da Reforma Luterana demonstrando porque podemos, sim, utilizar a expressão “Pedagogia Luterana”. Destacou o corajoso pioneirismo de Philip Melanchthon 1497 1560 e suas originais proposições para a educação luterana emergente. Atualizou os pressupostos ontológicos, teológicos e filosóficos nascidos da Reforma Luterana para a realidade brasileira, destacando a eventual presença/ausência desses pressupostos nas lutas e proposições legais (Constituição Federal de 1988 LDBEN, BNCC e PME) e pedagógicas recentes do Brasil.

  • CONTRIBUIÇÕES NEUROCIENTÍFICAS PARA OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO (Prof. PhD Guilherme Nogueira)

O cérebro é uma estrutura, ao mesmo tempo fascinante e intrigante, que orquestra todo o nosso aprendizado e funcionamento social. Nas últimas décadas, a Neurociência vem ganhando espaço nas discussões acerca do comportamento e da aprendizagem, contribuindo para a ampliação do conhecimento no que se refere ao funcionamento cerebral, o que possibilita novas formas de pensar e agir as estratégias procedimentais em cada domínio profissional, incluindo a Educação. Assim, a palestrante versou sobre a interação cérebro/ambiente, ampliando a compreensão do público sobre como os processos estimulatórios do ambiente impactam o cérebro e influenciam no aprendizado e no comportamento adaptativo. Alcançar uma “equação inteligente”, integrando Neurociência e Educação, requer desmistificar a ideia de que as neurociências darão soluções rápidas e se tornarão prescritivas, mas entender a importância desse escrutínio científico como alicerçamento de conhecimento para a vida.

  • O PROFESSOR INESQUECÍVEL (Dr. Geraldo Peçanha de Almeida)

Empatia, escuta e transformação por meio do ofício educativo. Esta palestra resgatou o orgulho e a paixão de ser professor. Trouxe reflexões importantes e emocionadas sobre o ofício educativo. Com isso, espera-se que o educador possa, ao participar dessa palestra, fazer suas autoavaliações acerca do trabalho e do compromisso para com a educação. Essa palestra também apontou saídas para que o trabalho se torne uma prática de felicidade e de realização pessoal, sobretudo àqueles que se entregam verdadeiramente ao ofício educativo.

  • A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS MINDSETS DA EDUCAÇÃO (Ms. Marcos Meier)

Abordou o professor mediador e sua forma de potencializar a aprendizagem de seus alunos. Os critérios universais de Feuerstein, a resistência à mudança em confronto com a necessidade de atualizar nossas metodologias, a neurociências e as inteligências artificiais na educação foram os temas abordados.

  • EDUCAÇÃO E FUTURO: IMPACTOS, DESAFIOS E NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM (Prof. José Motta)

Esse encontro foi uma profunda e necessária reflexão sobre a inovação evolutiva da educação, as tecnologias educacionais emergentes, a aprendizagem híbrida, as Metodologias Ativas de Aprendizagem, as Softs Skills + Competências Socioemocionais, a BNCC na prática, o futuro do mercado de trabalho, o propósito da educação no século XXI, a Educação 5.0 e o Future-se. Foi um verdadeiro choque de realidade com o propósito de apresentar uma nova maneira de pensar uma educação que atenda as demandas do futuro que já se faz presente.

  • COMO O CÉREBRO SE (RE)ORGANIZA PARA APRENDER: QUESTÕES RELACIONADAS AO NEURODESENVOLVIMENTO TÍPICO E ATÍPICO – INCLUSÃO (Prof. PhD Guilherme Nogueira)

Trouxe contribuições para a área da educação, pelas “lentes” do Programa de Aprimoramento e Monitoramento da Inclusão (PROAMI):

*Avaliação diagnóstica;

*Utilização da avaliação diagnóstica para elaboração de planos de intervenção;

*Monitoramento, através de avaliações de desempenho.

Tudo isso com fundamentação neurocientífica, dando base para a compreensão acerca do fluxo neurofisiológico do processo de aprendizagem e dos aspectos que se mostram pré-requisitos, para cada etapa do processo de aprendizagem.

+ POCKET PALESTRA: Biodiversidade da Serra do Tabuleiro (Biólogo Guilherme Willrich)

Além da palestra expositiva sobre a flora e fauna da Serra do Tabuleiro, os participantes puderam fazer uma trilha ecológica guiada para conhecer parte dessa biodiversidade, localizada no Resort Plaza Caldas de Imperatriz.  

OFICINAS:

  1. DIDÁTICA E CRISTOCENTRISMO NA COLEÇÃO CONEXÕES DE FÉ (Pastor Ismar Lambrecht Pinz – Congregação Cristo, de Porto Alegre, RS)

O lenhador é protagonista em seu trabalho. Mas todo lenhador sabe que um machado bem afiado facilita o processo. Uma boa ferramenta pode fazer a diferença. Na educação, o professor apenas é protagonista quando faz seu aluno protagonizar. Nesta oficina, dialogou-se sobre a Coleção Conexões de Fé, como uma ferramenta bem alinhada com processos didáticos que auxiliam professor e aluno na bonita caminhada da aprendizagem, no caminho que é Jesus!

  • APRENDIZAGEM CRIATIVA: UMA NOVA ABORDAGEM PARA AS PRÁTICAS EM SALA DE AULA BASEADA NOS 4 PS: PROJETO – PAIXÃO – PARES – PENSAR (Prof. Pós-doutor Fábio Gusmão / SPE)

A aprendizagem criativa é uma abordagem pedagógica que busca uma educação mais relevante e significativa pautada no estímulo à criatividade, à imaginação, à colaboração e ao pensamento crítico, buscando, desse modo, despertar o interesse em aprender nos nossos estudantes. Essa oficina teve como propósito apresentar os conceitos relacionados a essa abordagem pedagógica que está baseada em quatro pilares, os 4 Ps: Projeto, entendido como a experiência que promove a prática da aprendizagem criativa; Paixão, sentimento que gera engajamento intrínseco ao indivíduo; Pares, que corresponde ao trabalho colaborativo e ao Pensar brincando, sugerindo a livre iniciativa de representar e experimentar ideias para trabalhar de forma lúdica e prazerosa.

  • PROMOVENDO O PROTAGONISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (Psicopedagoga Maria Rita Grande Gulo / Jovens for Schools)

Objetivo foi capacitar os professores da Educação Infantil e 1º Ano EF com estratégias e metodologias ativas para promover o protagonismo em sala de aula, tanto para os alunos quanto para os próprios educadores. A oficina buscou incentivar a reflexão sobre práticas pedagógicas, fortalecer a autonomia das crianças e estimular o protagonismo no processo de ensino-aprendizagem.

  • HACKENEL: DESENVOLVENDO NOVAS HABILIDADES, FLEXIBILIDADE E ADAPTABILIDADE RUMO ÀS PROFISSÕES DO FUTURO (Prof. Esp. Luiz Eduardo Pacagnella e Prof. Rogério Escribano / Nave à Vela)

Um mundo em constante mudança exige novas habilidades em consonância com a tecnologia. Contudo, apenas a teoria não é suficiente. A proposta do HackENEL foi desafiar os participantes a, junto com o Nave à Vela, conhecer e experimentar as profissões do futuro.

  • A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A EDUCAÇÃO: TRANSFORMAÇÃO PARA OS NOVOS FUTUROS (Prof. Me. Solange Giardino / ZOOM)

Esse encontro buscou refletir, por meio de atividades e experimentação, os impactos da Inteligência Artificial Generativa na escola, que, para cumprir seu papel de formar cidadãos críticos e conscientes, precisa trabalhar dentro de três contextos: Aprendizagem sobre a IA – Proporcionando aos estudantes a compreensão sobre seu funcionamento. Aprendizagem com a IA  –  Aplicando as ferramentas de IA nos diversos componentes curriculares; Aprendizagem para a IA – Estimulando a postura crítica sobre os vieses éticos, a apropriação de conteúdo sem a indicação das fontes e a identificação de desinformação.

  • A IMAGEM DO INVISÍVEL: PENSANDO A ILUSTRAÇÃO DE LIVROS A PARTIR DAS EMOÇÕES, LEVANDO O ALUNO A DESENVOLVER MECANISMOS CRIATIVOS ATRAVÉS DA IMAGEM E DA OBSERVAÇÃO (Alexandre Rampazo – Maralto)

Tendo como ponto de partida a ideia que o autor de livros ilustrados ilustra o invisível, o autor Alexandre Rampazo propôs nessa oficina a possibilidade de pensar a ilustração a partir das emoções, explorando pensamentos através de uma conversa expositiva e posteriormente o desenvolvimento de possibilidades imagéticas através de técnica combinada de colagem e tinta.

Na semana passada, o programa Revista CPT, do Canal CPT, repercutiu o encontro. Assista abaixo:

Confira aqui a programação completa.  

Veja aqui o álbum de fotos.

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