Câmara Federal presta homenagem ao centenário da JELB

Fotos: Bruno Spada / Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

A Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB) foi homenageada, no dia 10 de junho, em uma sessão solene na Câmara Federal, marcando um século de contribuições para a formação cristã e integração de jovens brasileiros. A homenagem, proposta pelo deputado federal Marcel van Hattem, luterano, reuniu representantes da IELB e outras autoridades.

Para o ato, o deputado destacou a relevância histórica da JELB, enfatizando seu papel essencial em unir jovens em torno da fé e dos princípios luteranos. A organização, que teve início como Liga Juvenil Luterana em Hartzpikade (hoje Nova Hartz), no Rio Grande do Sul, celebrou sua primeira reunião em 31 de maio de 1925.

O nome original, Waltherliga Brasiliens, foi uma homenagem a Carl Ferdinand Wilhelm Walther, figura central do movimento luterano do Sínodo de Missouri (EUA) e peça fundamental na fundação da IELB, em 24 de junho de 1904.

Ao longo das décadas, a JELB adaptou-se às realidades políticas e sociais do Brasil, evoluindo através de nomes como Liga Walther e Juventude Luterana do Brasil (JBL) antes de se tornar JELB. Durante essas mudanças, sua missão central permaneceu firme: levar o amor de Cristo aos jovens, promover a unidade da juventude luterana e fortalecer a identidade cristã no país.

Além do deputado van Hattem, da parte da IELB, compuseram a mesa e usaram a tribuna o presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, o presidente da JELB, Luiz Felipe Machado, a vice-presidente de Cultura, Anne Figur, o ex-conselheiro da JELB e vereador de Porto Alegre, Tiago Albrecht, e o reitor da Ulbra, pastor Adriano Chiarani. Também fez uso da palavra o presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR), dr. Thiago Vieira, entre outras autoridades.

O marco histórico foi prestigiado por mais luteranos e jelbianos, como os ex-presidentes Dagmara Figur, Lucas Albuquerque, Thiago Danzmann, Nilo Figur (diretor regional da Hora Luterana Internacional para América Latina e Caribe), Marcos Barbier, Eduardo Stalhlhoefer (líder leigo do Distrito Brasil Centro-Oeste), o ex-conselheiro da JELB, pastor Roberto Kunzendorff Jr; o conselheiro do DBCO, pastor Klaus Kuchenbecker; a presidente da Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB), Loci Gobetti, entre outros.

Um dos momentos marcantes e inédito durante a sessão foi a execução do Hino Nacional Brasileiro entoado pela cantora Dagmara Figur, acompanhada da harpista luterana Beatris Barbier, que encantou a todos os presentes.

Essa sessão solene não apenas homenageou uma instituição centenária, mas também serviu como reconhecimento de sua contribuição histórica e contínua na formação espiritual e moral de centenas de milhares de jovens em todo o Brasil.

Assista à transmissão:

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Não aposte sua vida

Pr. Lucas Pinz GraffunderCongregação Rei JesusNovo Hamburgo, RS Vivemos uma nova epidemia silenciosa. Ela não se transmite pelo ar nem aparece em...

Veja também

Não aposte sua vida

Pr. Lucas Pinz GraffunderCongregação Rei JesusNovo Hamburgo, RS Vivemos uma...

A epidemia da solidão

Mesmo diante de tão grande conexão virtual, pessoas estão cada vez mais carentes de conexões reais

IELB celebra 121 anos com culto em SP

Presidente destacou a urgência da missão e o combate ao relativismo em sua mensagem