Fotos: Pastor Walace Uhlylig, Tiago Sazana, Comunicação IELB e Mensageiro Luterano
O segundo dia da reunião ordinária do Conselho Diretor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (CD-IELB), iniciou com um momento devocional oficiado pelo pastor local Jacson Müller, vice-presidente do CD, sob o tema: Confiança em meio aos desafios e mudanças (Neemias 4.10-17).
Na sequência o Rev. prof. dr. Gerson Linden, diretor do Seminário Concórdia proferiu palestra, sob o tema: Refletindo sobre ser Igreja, a partir da Escritura e das Confissões, com um olhar atento para o século XXI. A palestra foi seguida com mesa redonda dirigida pelo presidente do CD, Juliano Schneider Belz, com perguntas e reações dos membros participantes.
Ainda pela manhã, houve um painel com a Diretoria Nacional da IELB, coordenado pelo Juliano Schneider Belz, seguida da oração de encerramento da sessão matinal, pela Sheila Augustin, da Comissão de Eventos.
O Líder Leigo do Distrito Norte Mato-grossense, Joanã Lyneburger, fez a oração de abertura da sessão da tarde. Logo após, o pastor Geraldo Walmir Schüler, presidente da IELB, proferiu palestra sob o tema: IGREJA, um organismo organizado para crescer.
Após perguntas e reações à palestra, as organizações auxiliares da IELB, falaram aos participantes do CD. A presidente da Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB), Dagmara Abigail Figur, agradeceu o apoio recebido pela atual gestão da JELB, em especial, pela Diretoria Nacional da IELB e Departamentos. Pediu especial atenção e incentivo da igreja aos jovens para que os mesmos participem do 48º Congresso Nacional da JELB, em 28 de janeiro a 02 de fevereiro de 2025, em Sumaré. São Paulo, SP. Informou que até essa data, há 458 pessoas inscritos, com 23 pastores. As inscrições ainda podem ser feitas.
A presidente da Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB), Loci Marinês Narcizo Gobetti, apresentou destaques do relatório impresso e dos múltiplos trabalhos da LSLB, realizados pelas Servas em todo Brasil. Em especial, destacou o lançamento do “Ligue-se” 26, sob o título: Parábolas de Jesus – no contexto do século 21. Também ressaltou a importância do recolhimento das ofertas das sacolinhas para o cumprimento dos projetos de missão. E o congresso nacional das mulheres luteranas, a ser realizado em janeiro de 2026, na cidade de Bento Gonçalves, RS.
O presidente da Liga de Leigos Luteranos do Brasil (LLLB), Ives Moller, falou do trabalho desafiador da LLLB, pediu apoio aos jovens da igreja e lembrou que há poucas vagas disponíveis para o congresso nacional 2025, em Salvador, BA. Completou sua fala com dados estatísticos das inscrições, com expressiva participação das mulheres.
No espaço da Hora Luterana, o pastor Mário Rafael Fukue destacou diversas ações e conteúdos produzidos e disponibilizados para o trabalho missionário da igreja e de testemunho pessoal, agradecendo todo o apoio recebido pela Hora Luterana.
O prof. dr. Gerson Linden falou sobre as atividades do Seminário Concórdia e perspectivas para 2025. Também pediu à liderança da IELB apoio e incentivo aos membros a fazerem os cursos da ETE.
O grande destaque ficou por conta da Faculdade Luterana Concórdia, já autorizada pelo MEC, para seu funcionamento. Falou com alegria, entusiasmo e gratidão dessa grande conquista. Lembrou do dedicado e extraordinário trabalho realizado por toda equipe para atender todas as demandas legais para a Faculdade Luterana Concórdia iniciar as suas atividades. Disse que é a realização de um sonho e um feito da IELB e não apenas do Seminário, pois a nova faculdade é da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Convidou o vice-presidente de Comunicação da IELB, Éderson Wasem, para apresentar a Identidade Visual e o logo escolhido para a nova Faculdade Luterana Concórdia que já tem o seu site:
O diretor do Colégio Concórdia de São Leopoldo, pastor e professor André Luís Bender, falou dos eventos e desafios do colégio em 2024, com vistas ao ano de 2025. Fez especial destaque para o acolhimento de pessoas e famílias atingidas pelas enchentes de maio desse ano, no Rio Grande do Sul.
Pela Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL), falou o diretor-executivo, prof. Nelci Senger. Em nome da Associação das Entidades de Assistência Social da IELB (AESI), falou o presidente da entidade, o pastor Elberth Davi Jagnow – coordenador do Projeto Eliézer.
O vice-presidente de Ação Social, pastor Airton S. Schroeder, coordenador do Fundo de Apoio a Projetos da IELB (FAPI) e do Fundo de Resposta a Desastres (FRD), compartilhou o relatório sobre a destinação dos recursos, pontuando o número de paróquias e somas por distritos, bem como alguns desafios que permanecem, no apoio a agricultores, famílias sem casa, pastores que tiveram perdas e na reconstrução de alguns templos.
Para finalizar as atividades do dia, aconteceu um painel com os coordenadores dos Departamentos do Conselho Diretor, sob a coordenação do vice-secretário do Conselho Diretor, Mychael Zuge. As atividades da noite foram encerradas com um jantar de confraternização.