Homenagem na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul

Congregação de Santa Cruz do Sul recebeu moção de congratulações em comemoração aos seus 75 anos

A Câmara Legislativa de Santa Cruz do Sul, RS, através do vereador Professor Cleber, entregou no dia 30 de outubro, à Congregação de Santa Cruz do Sul, uma moção de congratulações em comemoração aos 75 anos de atividade da igreja na cidade. A indicação para essa moção veio através do membro Zaluar Dutra. Os atuais pastores, Edelberto Rubem Stachovski e Edemar Drews Fuhrmann, receberam a honraria das mãos do vereador.

Histórico

Após 75 anos de existência, a igreja continua firme na sua missão!

A missão da IELB, em Santa Cruz, iniciou em 1948. O pastor Carlos João Mundel, missionário da IELB na região, começou com um ponto de pregação com famílias provenientes de Vila Progresso e Linha Ferraz, que aqui haviam fixado residência.

Para esse trabalho inicial, foi adquirida uma velha e espaçosa casa comercial situada na rua São José. Após reformas, essa casa serviu como sala de cultos, casa pastoral e dependências da Escola Concórdia, que manteve suas atividades por mais de 40 anos com a finalidade de atender os filhos de membros da comunidade e outros interessados. A Congregação, na época, tinha 54 membros, sendo 12 votantes e 39 comungantes.

Com a saída do pastor Mundel, veio para assumir o rebanho, o pastor Léo Winterle, que trabalhou por 23 anos na comunidade.

Em 1954, foi comprado um terreno no centro, à rua Carlos Trein Filho, 1244, e, em 1960 um pequeno grupo de famílias conseguiu edificar seu novo templo inaugurado em 27 de novembro de 1960, que até hoje serve como matriz.

A Congregação de Santa Cruz é composta por 1.300 pessoas atualmente, conforme estatísticas de 2022 e, além de muitas outras atividades, mantém em pleno funcionamento os departamentos de Servas, Leigos, Jovens, Escola Dominical e Coral, além de divulgar diariamente, em suas redes sociais, o programa “Cinco Minutos com Jesus”, elaborado por seus pastores.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Veja também

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Igreja de Candelária, RS, celebra os 200 anos da imigração alemã

Palestra e descerramento de placa alusiva marcaram a data

Convite à igreja

Assista ao vídeo da presidente da JELB, Dagmara Abigail...