Informe IELB de crise

Saiba como está o funcionamento da IELB e entenda como ajudar as vítimas das enchentes no RS.

Estimados irmãos em Cristo!

Este é um infoIELB um pouco diferente, não contém ata, pois é um informe de crise. Abordo diversos assuntos relacionados ao que o Rio Grande do Sul está enfrentando: uma enchente sem precedentes. Para efeito de comparação, a última grande cheia em Porto Alegre ocorreu em 1941, quando o Guaíba atingiu 4,76 m; nesta semana, a marca chegou a 5,32 m. Estima-se que há mais de 150 mil desalojados, e a expectativa é que as águas só comecem a baixar dentro de quatro dias.

CENTRO ADMINISTRATIVO (CA) 

Alguns funcionários do Centro Administrativo tiveram que deixar suas casas; outros estão ilhados devido às ruas ao redor estarem alagadas. Em Porto Alegre, a maior parte da cidade está sem acesso à água potável. Por esta e outras razões, o Centro Administrativo está inoperante. Alguns serviços estão sendo mantidos de forma remota para aqueles que conseguem trabalhar. As emergências estão sendo atendidas pela Direção Nacional nos respectivos whatsApp:

  • (51)  2165-7736 – Rev. Geraldo Walmir Schüler, presidente
  • (51) 2165-7738 – Rev. Joel Müller, vice-presidente de Ensino
  • (51) 2165-7741 – Rev. Heder F. P. Gumz, vice-presidente de Expansão Missionária
  • (51) 2165-7742 Rev. Fernando Ellwanger Garske, vice-presidente de Educação Cristã 
  • (51) 2165-7743 – Rev. Airton Scheunemann Schroeder, vice-presidente de Ação Social 
  • (51) 2165-7745 – Sr. Éderson Wasem, vice-presidente de Comunicação 
  • (51) 2165-7746 – Sr. Gustavo Becker da Silveira, vice-presidente de Administração.
ENCONTROS E REUNIÕES 

Para esta semana, estavam programadas três agendas nacionais online: o Encontro de Pastores na terça-feira (7), pela manhã, a Formação em Comunicação, à noite, e na quinta-feira (9), o Encontro Online de Presidentes e Tesoureiros de Congregações. Todos foram cancelados e serão remarcados em momento oportuno. A pedido do Pastor Airton, vice-presidente de Ação Social, estou convocando todos os distritos diretamente envolvidos na tragédia para traçarmos um plano de ação voltado para a reconstrução e coordenação de crise. Todos os pastores e lideranças atingidos ou que estão trabalhando diretamente no Rio Grande do Sul estão convidados a participar.

FUNDO DE RESPOSTA A DESASTRES (FRD)

Este ano, assim que as primeiras notícias indicaram que não se tratava de uma simples enchente, começaram a chegar ofertas para o Fundo de Resposta a Desastres (FRD), e a igreja, mais uma vez, está de PARABÉNS. Apesar de o trabalho estar apenas começando, é importante lembrar que as doações podem ser feitas via Pix para [email protected], e os comprovantes podem ser enviados para o WhatsApp (51) 3332-2111.

Voluntários preparando refeições para os desabrigados, na CEL Concordia, Porto Alegre, RS

A dinâmica do FRD funciona da seguinte maneira: as congregações e distritos enviam suas demandas ao Pastor Airton pelo e-mail [email protected], e os recursos são disponibilizados conforme a demanda local, que esteja alinhada à proposta do fundo. Neste primeiro momento, enquanto a crise está em andamento, pois ainda há bairros sendo evacuados em Porto Alegre e outras cidades, a demanda prioritária é a proteção à vida, ou seja, a compra de água, alimentos, colchões e itens de higiene. Ressalto que a gestão é feita diretamente nas bases pela IELB, ou seja, pelos seus membros e pastores. Em um segundo momento, há planos e projetos para reestruturação, limpeza, compra de móveis e insumos agrícolas para as regiões que precisam, entre outros.

DEUS ESTÁ PRESENTE

O Filho de Deus numa cruz, suportando dor extrema por causa dos nossos pecados, nos lembra que Deus está presente nos momentos de sofrimento e que ele continua fazendo sua obra mesmo nas grandes catástrofes.

Especialmente quando se torna difícil perceber a ação de Deus com nossos olhos, em um cenário de desolação e dor, somos chamados a confiar em sua Palavra e em suas promessas. 

Deus não nos abandonou. Ele está presente por meio de cada ser humano que se voluntaria para ajudar. Está presente através das autoridades e pessoas uniformizadas que trabalham incansavelmente no resgate de vidas. Deus continua agindo pela solidariedade de cada um de nós. E principalmente quando nos traz a Mensagem de esperança que vai além desta vida, a promessa de que a morte não tem a palavra final.

A você que está cansado, cansada, profundamente triste por tudo o que foi perdido, ou desolado, por conta do falecimento de alguém querido: Não perca a esperança! 

Ore ao Senhor e peça que tenha misericórdia de nós. Jesus na cruz é a prova de que Deus não nos abandona na hora do sofrimento. Ele está com você em todos os momentos, mesmo quando não parece. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações (Sl 46.1).

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, o Pai; e a comunhão do Espírito Santo esteja com você. Amém.
Rev. Fernando Ellwanger Garske

Éderson Wasem 
Vice-Presidente de Comunicação
Igreja Evangélica Luterana do Brasil(51) 3332-2111 / (51) 2165-7745

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

A parábola do semeador

A cultura digital afasta-nos da terra. Por mais evoluídos que sejamos, não podemos perder contato com a terra, a terra somos nós mesmos, pó é nossa origem e nosso destino. O período de uma vida transcorre de pó a pó

Veja também

A parábola do semeador

A cultura digital afasta-nos da terra. Por mais evoluídos que sejamos, não podemos perder contato com a terra, a terra somos nós mesmos, pó é nossa origem e nosso destino. O período de uma vida transcorre de pó a pó

A subjetividade contemporânea do rolar a tela do celular

O Tik Tok passa a predominar e compor o mundo intrapsíquico do ser humano. E tal composição atinge milhões de pessoas, como uma espécie de hipnose pandêmica.

A dolorosa volta para casa

Após 20 ou mais dias, vítimas da enchente no RS começam a retornar aos seus lares para limpeza e reconstrução