Tour pelas escolas da Argentina e Uruguai

Objetivo da viagem dos diretores da ANEL  é promover uma aproximação  entre as Escolas Luteranas do Brasil, Argentina e Uruguai, visando  futuros intercâmbios entre elas

Os diretores-executivos da Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL), prof. Nelci Naor Senger e profa. Maria Helena Teixeira Senger, realizaram, no final do ano, um tour pelas escolas luteranas do Mercosul. O objetivo foi promover uma aproximação entre as escolas luteranas do Brasil, Argentina e Uruguai, visando futuros intercâmbios entre elas.

Os diretores visitaram nove escolas regulares e uma escola especial que, em conjunto, atendem 5.845 alunos (vejo abaixo o diário de bordo).

 Segundo o prof. Nelci, as escolas contam com uma administração centralizada, pois a Igreja Evangélica Luterana da Argentina (IELA) é a mantenedora de todas elas. “É perceptível, em todas as unidades, sua identificação com a IELA e, por extensão, a ênfase dada à questão da confessionalidade. Na maioria das unidades, o trabalho de Capelania é realizado sob a orientação de um pastor e, em todas, há a presença de educadores cristãos, que são os responsáveis pelas aulas semanais de ensino religioso”, complementou.

A manutenção financeira dessas instituições de ensino se dá através da cobrança de mensalidades, do recebimento de subsídio dos governos estaduais e, quando necessário, de suporte dado pela mantenedora.

Em visita ao Centro Administrativo da IELA, os diretores da ANEL se reuniram com o presidente da IELA, o pastor Arturo Truenow, com o responsável pelo Departamento de Ensino, pastor Gerardo Meyer, e com o supervisor geral das escolas da IELA, o mestre em Educação Pablo César Lavia. “Tivemos oportunidade de ouvir uma explanação sobre a forma como a IELA está organizada e, principalmente, sobre a forma como as escolas da IELA são geridas. Por outro lado, tivemos a oportunidade de apresentar a forma como a ANEL está organizada, destacando, também, as diretrizes gerais do seu trabalho e os principais projetos em andamento”, destacou.

A IELA conta, em sua estrutura administrativa, com um Departamento de Educação que está sob a responsabilidade do pastor Gerardo Mayer. O setor de Supervisão Escolar, que conta com um supervisor geral (mestre em Educação Pablo César Lavia) e uma supervisora Administrativa (contadora Claudia Bravo), trabalha de forma subordinada ao Departamento de Ensino.

VISITA AO SEMINÁRIO CONCÓRDIA DA ARGENTINA

Acompanhados pelo supervisor geral e pela supervisora administrativa das escolas da IELA, os diretores da ANEL se reuniram também com o diretor do Seminário Concórdia da Argentina, o dr. Sergio R. Schelske. A reunião foi dedicada à apresentação da organização e funcionamento do Seminário, das linhas gerais do trabalho da ANEL e a tratativas referentes à produção de publicações voltadas para a formação das equipes administrativas e docentes das escolas da IELA e da IELB. Dentre os materiais apresentados pela ANEL, os que mais chamaram a atenção foram a publicação “Documentos Norteadores”, organizada pela ANEL, e os livros “Ide, Ensinai a Todos” e “Pedagogia Luterana: dois olhares”, de autoria do Professor Cesar Nunes. Firmou-se o compromisso de a ANEL providenciar a tradução para o Espanhol dos livros do prof. Cesar Nunes, a fim de que os mesmos possam ser utilizados no trabalho de capacitação das equipes de colaboradores das escolas da IELA.

O prof. Nelci destacou como ponto comum em todas as visitas a divulgação do 14º Encontro Nacional de Escolas Luteranas, que está sendo organizado pela ANEL e ocorrerá em julho de 2024. Dada a importância do tema que será trabalhado neste Encontro, “Os 500 Anos da Pedagogia Luterana”, o Colégio San Pablo, do Uruguai, e as as Escolas da IELA estarão representadas no evento.

DIÁRIO DE BORDO

Colegio Luterano El Redentor (San Salvador -Entre Ríos)

Fundado em 2015, conta com 250 alunos.

Destaque: PROJETO UMA NOITE EM WITTEMBERG – Realizado anualmente em comemoração ao Dia da Reforma Luterana. Em 2023, essa atividade contou com a participação de cerca de 2 mil pessoas. 

Instituto y Escuela Martín Lutero (E3100 – Paraná    Entre Ríos)

(ex-Hernandarias)

Fundado em 1977, conta com 900 alunos, nos níveis inicial, primário e secundário (Ensino Médio).

Carga horária do Ensino Secundário (Ensino Médio): 6 horas diárias, 3 recreios de 10 minutos, 180 dias letivos.

Destaque: Nível de interferência do poder público na gestão das escolas particulares. Ou seja, cada contratação de professor precisa ser aprovada pelo poder público. A escola seleciona o professor, recolhe os documentos e dados dele e faz o pedido de autorização para efetivar a contratação. Com isso, o Estado quer assegurar que as escolas não contratem docentes sem a formação adequada.

Escuela Especial Concordia (Romang – Província de Santa Fe)

Fundada em 1994, conta com 69 alunos, nos níveis inicial, primário e secundário (Ensino Médio).

Escuela Concordia (Romang – Província de Santa Fe)

Fundada em 1982, conta com 400 alunos, nos níveis inicial e primário (Ensino Fundamental).

Colegio Concordia (Río Quarto – Província de Córdoba)
Fundado em 1976, conta com 998 alunos.


Instituto La Paz (San Justo – Buenos Aires)
Fundado em 1972, conta com 762 alunos, nos níveis inicial (desde 1974), primário (desde 1972) e secundário (desde 1984).

Instituto Concordia (San Vicente – Misiones)
Fundado em 2014, conta com 175 alunos

Instituto Concordia (Oberá – Misiones)
Fundado em 1971, conta com 814 alunos, nos níveis inicial e primário (desde 1971) e secundário (desde 1993).

Instituto Concórdia de J. L. Suarez (Buenos Aires)
Diretora Pedagógica do Nível Inicial: Nora Sebenlist
Diretora Pedagógica do Nível Primario: Claudia Muller
Diretora Pedagógica do Nível Secundário: Andrea Moreira

Centro Administrativo da IELA (Igreja Evangélica Luterana da Argentina) em Villa Adelina – Provincia de Buenos Aires
Presidente da IELA: Pastor Arturo Truenow.
Pastor Responsável pelo Departamento de Educação da IELA: Gerardo Meyer.
Supervisor Geral dos Colegios da IELA: Pablo César Lavia

Colegio y Liceo San Pablo (Montevideo – Uruguai)
1.200 alunos
Níveis: Inicial (Educação Infantil), Primário e Secundário.
Diretor Geral: Pastor Mauro Roll

Aspectos como o projeto de formação bilíngue (espanhol e inglês), o programa de intercâmbio internacional, que inclui visitas a países como Estados Unidos, Egito, China, Emirados Árabes e Israel, a estrutura física ampla e moderna e o programa educacional fundamentado nos valores cristãos fazem com que esta seja a instituição de ensino de referência na capital do país. O plano de desenvolvimento prevê a implantação de cursos de nível superior em um espaço adquirido recentemente e que está sendo preparado para essa finalidade.

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