E a frequência? Como vai?

É possível que em algum momento você tenha se questionado sobre a sua frequência (participação) à igreja e sobre a quantidade de cultos de que você participa. Mas o que é ter uma boa frequência à igreja? E como saber se estou tendo uma boa frequência ou não? Essas são perguntas que inquietaram muitas pessoas, especialmente porque entendemos que precisamos do perdão de Deus através da sua Palavra e da santa ceia. Essa foi a pergunta que inquietou muitas pessoas quando houve restrição na participação dos cultos e quando em alguns momentos ficamos sem poder ter cultos durante o período de pandemia.

O assunto frequência não é algo que mexe somente com a igreja. Na escola, uma boa frequência é ter acima dos 75% de presença em sala de aula. Uma boa frequência cardíaca vai depender da sua idade e do seu estilo de vida. Uma boa música também depende de uma boa frequência. Mas quando falamos de frequência à igreja, não temos um padrão para seguir. Por outro lado, quando falamos da nossa realidade diante de Deus e dos benefícios que estão presentes no culto, não podemos fazer outra coisa senão ir constantemente ao culto.

No jardim do Éden havia 100% de frequência no relacionamento entre Deus e o ser humano. Um relacionamento perfeito! Mas o ser humano desobedeceu a Deus e, com isso, trouxe uma frequência manchada pelo pecado. Não há mais aquele 100% de frequência que havia no paraíso. Agora há somente o pecado dentro de cada um de nós. Se fizermos uma avaliação sincera da nossa vida e da nossa frequência à igreja, veremos que até o mais participativo sabe que a sua frequência não agrada a Deus. Não se trata de criar um padrão de dias para participação, mas se trata do grande amor de Deus por nós que é oferecido a todos constantemente na igreja, em especial nos cultos.

Por isso, a frequência aos cultos, apesar de importante, não deve ser assunto primeiro, mas é resultado de uma vida de arrependimento e de buscar as bênçãos oferecidas no culto. Não se trata de uma quantidade mínima e máxima de participação, mas se trata de reconhecer o pecado e buscar a ajuda para a vida aqui e por toda a eternidade.

O grande problema que acontece quando falamos de frequência à igreja não é quantidade mínima ou máxima de participação, mas quando não há nenhuma participação da parte de alguns. Para isso, o apóstolo Paulo recomenda: “Não deixemos de nos congregar, como é costume de alguns. Pelo contrário, façamos admoestações, ainda mais agora que vocês veem que o Dia se aproxima” (Hb 10.25). Nenhum de nós tem forças para sozinho enxergar o pecado e voltar-se para Deus. Por isso Deus constantemente nos convida ao arrependimento e a nos voltarmos para ele, que nos recebe em amor.

Viver o cristianismo não é ter 75% de presença e também não é uma linda melodia que se ouve. Viver o cristianismo, ter uma boa frequência, é receber todas as bênçãos de Deus enquanto o coração estiver batendo e para quando o coração parar de bater. Quantas vezes? Sempre que o perdão for oferecido! Por isso: “busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas” (Mt 6.33). Se você reconhece que precisa de Jesus, o Salvador, e busca o seu auxílio, você tem uma boa frequência!

Franco Thomassen

Pastor

Erechim, RS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Enchentes no Rio Grande do Sul

Estado vive a pior tragédia climática de todos os tempos

Veja também

Enchentes no Rio Grande do Sul

Estado vive a pior tragédia climática de todos os tempos

Enchente de 2024 na Editora Concórdia

Em uma empresa de 100 anos, muitas são as datas marcantes. Maio de 2024 ficará marcado na história da Editora Concórdia e do Rio Grande do Sul.

“Está o Senhor no meio de nós ou não?

E Jesus afirma: No mundo, passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.