A autora do livro Por amor a um filho surdo, Adriana Gil Haas Herculano têm recebido depoimentos sobre a importância de seus escritos para outras famílias de pessoas surdas. Confira:
“Um livro que conta uma história que é uma verdadeira lição de dedicação, amor e responsabilidade de uma família na criação de seu filho surdo. Exemplo para todas famílias, mostra a trajetória nada fácil na busca do melhor caminho a seguir para vencer as barreiras que encontramos na sociedade quando temos um filho especial. Destaca a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como: O SUCESSO. Enfatiza também a importância da fé e do amor, doação na busca das soluções para o desenvolvimento pleno dos nossos filhos. Leitura emocionante, que nos encoraja a nunca desanimar e sempre depositar nossa esperança em Deus.”
Raquel Ramos Candelaria Silva, é mãe de duas meninas surdas, as gêmeas Rebeca e Larissa
“Ao ler o livro da Adriana Herculano, como pais de um deficiente auditivo, realizamos uma viagem no tempo.
De igual maneira à família Herculano, passamos por diversas dúvidas e que rumo seguir entre sessões de fonoterapia, implante coclear, inclusão entre ouvintes e LIBRAS. Durante essa trajetória tivemos altos e baixos no desenvolvimento do Andrew e graças ao nosso bom Deus, nosso filho passou pela escola especial Concórdia, em Porto Alegre, RS, e teve o prazer de ser colega e formar uma linda amizade com o Yan.
Uma passagem especial que tivemos, expressa no livro, foi quando pela vez primeira chamaram nosso filho de surdo. É um momento difícil para pais de primeira viagem aceitar a deficiência de um filho e pior ainda escutar ele ser chamado de surdo. Porém compreendemos, através do tempo, que somos preconceituosos de nascença e que temos muito a evoluir como seres humanos nessa vida.
O livro é de grande valia a todas as famílias que possuem surdos em seu meio familiar, pois encoraja os mesmos a lutar pela inclusão, procurar por seus direitos e entender que são pessoas com capacidades infinitas de desenvolvimento pessoal.
Como pais de um surdo, concordamos que a LIBRAS representa a língua mater, onde nossos filhos conseguem se expressar e comunicar-se de forma profunda e com o coração.
Também gostaríamos de salientar que vale todo e qualquer esforço para quebrarmos paradigmas e incluirmos nossos filhos na sociedade brasileira como pessoas normais que são.
Para finalizar citamos a frase da diretora do Concórdia, no primeiro dia de aula do filhote, que nos derrubou e nos levantou no mesmo instante, quando exclamou: “Pais o filho de vocês é surdo! Mas lembrem-se que filhos especiais são dados a pais especiais!”.
Agradecemos a você Adriana por levar essa mensagem linda tão longe e desejamos que continues a escrever sobre tão nobre assunto.”
Beto e Denise Pires dos Santos, pais do Andrew
Por amor a um filho surdo revela uma história de vida, amor e fé. São páginas de muitas surpresas, emoções, lutas, dúvidas, descobertas, vitórias que permeiam a viagem de uma família que recebeu a dádiva de um filho surdo.
A autora é a própria mãe deste menino tão especial que se chama Yan. Este livro traz uma história real, não de ficção ou contada por alguém, mas uma história experimentada, construída e escrita por quem a viveu todos os dias.
Esta obra não é e nem quer ser a resposta para todas as dúvidas que surgem nesse contexto. Mas, sim, como diz a autora, “que as minhas dúvidas, buscas e soluções funcionem como um ponto de luz aos corações das mães e pais que navegam no mesmo barco. Que minhas palavras sirvam de estímulo aos que estão no início de uma jornada assim e de reflexão para os profissionais que trabalham na área”.
É um convite à reflexão, à reavaliação de conceitos, à prática do amor que não conhece limites e à vivência da fé em plenitude.