A comunicação, como vai?

Acredito que nunca comunicamos tanto e de tantas formas diferentes como nos dias de hoje! Você já parou para pensar quantas formas diferentes de comunicação que existem hoje? Ao percebermos a criação à nossa volta e as ações do ser humano, não podemos negar que Deus nos fez muito criativos! Especialmente quando falamos de comunicação, sempre damos um jeito de nos comunicar, e Deus nos abençoa. No ano de 2013, a NASA realizou uma demonstração de um sistema de comunicação a laser que é de 10 a 100 vezes mais rápido do que os sistemas atuais de radiofrequência. O objetivo dessa tecnologia era enviar dados, como fotos e vídeos, em tempo real para tripulantes numa nave na lua, por exemplo.

O ser humano é muito criativo e gosta de se comunicar! No entanto, por causa do pecado, a comunicação muitas vezes é corrompida. Por causa do pecado, o ser humano usa a comunicação para ações que trazem o mal para a sociedade. Em Gênesis 11.1, Deus diz que “havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar”. Os seres humanos se comunicavam muito bem, mas usaram a comunicação para construir uma torre mais alta que tudo, para se tornarem conhecidos e para que não se espalhassem pela terra, mas ficassem em volta da torre. Esses eram os descendentes de Noé que deveriam se multiplicar e encher a terra, estavam sendo desobedientes a Deus! Como consequência de suas ações, Deus confundiu as línguas. A partir dali o ser humano se espalhou por todo o mundo e se reuniu em grupos menores onde era possível a comunicação somente entre eles e cumpriram a vontade de Deus. A comunicação falhou em todos os sentidos! Desobedeceram a Deus, não conseguiram se comunicar entre si, e o conteúdo daquilo que queriam comunicar não era bom.

O Novo Testamento traz uma história de comunicação diferente daquela! No segundo capítulo de Atos, Deus concede aos apóstolos um presente que é a capacidade de falar em línguas diferentes daquelas que eles conheciam. O objetivo desse presente dado pelo Espírito Santo era para levarem a mensagem de que Jesus havia morrido e ressuscitado para a salvação das pessoas. E as pessoas ficaram admiradas e diziam: “Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus?”. E aqui vemos um lado bom da comunicação entre as pessoas, pois os cristãos carregam uma mensagem maravilhosa que precisa ser espalhada aos quatro cantos!

O presente do Pentecostes continua acontecendo hoje, pois a Bíblia continua sendo traduzida em muitas línguas diferentes, e a Palavra de Deus continua se espalhando por todo o mundo através dos filhos de Deus. Mas a Bíblia ainda não foi traduzida em todas as línguas e ainda não chegou a todos os povos. Muitos ainda não foram batizados e não conhecem o amor de Jesus. Uma palavra de perdão, vida e salvação. Uma palavra que traz consolo para momentos difíceis.

Durante a Pandemia, alguns pastores com o dom de comunicar através dos recursos atuais, foram para as redes sociais para levar a Palavra àqueles que não podiam se reunir. Brasileiros que moram fora do Brasil assistiram transmissão de cultos e estudos em sua língua materna. Muitos cristãos compartilharam em suas redes sociais as mensagens e estudos que seus pastores e congregações produziram. Sentiam falta da santa ceia, mas era uma maneira de estarem conectados com a mensagem que salva e de testemunharem o seu amor por Jesus.

O Pentecostes continua acontecendo de uma maneira nova e diferente. O efeito do Pentecostes não para! A mensagem de Deus vai ao encontro das pessoas. Mas nem todas as pessoas têm acesso ou conseguem ter acesso às novas tecnologias. No dia 25 de abril deste ano, o engenheiro espanhol Manuel Lucio Dallo criou uma máquina que facilitou bastante a comunicação com sua avó e o restante da família pelo Telegram. Um aparelho que permite utilizar mecanismos físicos para enviar mensagens de áudio pelo aplicativo sem a necessidade de displays touchscreen ou recursos mais avançados. Dallo deu o nome ao aparelho de Yayagram, que é uma junção da palavra Yaya, que em castelhano significa vovó, e Telegram.

Eu ainda não tenho acesso a este novo aparelho de recursos antigos e acredito que você também não. Contudo, essa recente história nos leva a uma reflexão que é importante neste momento. Temos muitos e diferentes meios de comunicação e temos a mensagem de Deus se espalhando cada vez mais; uma boa comunicação e uma excelente mensagem, mas uma mensagem que infelizmente não chega a todos! Pessoas solitárias e, especialmente, idosos, não recebem essa mensagem que chega tão facilmente aos jovens. É preciso mostrar onde estas pessoas podem ter acesso a mensagem que dá consolo em momentos de aflição. Às vezes é preciso usar recursos antigos, um telefone analógico, por exemplo, e ler uma mensagem do outro lado da linha. Os recursos tecnológicos que temos são ótimas ferramentas para se transmitir o evangelho e o amor de Jesus, e esperamos que um dia possamos levar a Palavra de Deus para um astronauta numa estação na lua, mas podemos hoje levar a Palavra para alguém que usa um celular “tijolão”, um telefone de linha ou da melhor forma que possamos encontrar. Podemos ler a Bíblia com quem perdeu a visão, a congregação pode ser o local que tem uma Bíblia em braile para os cegos.

O cristão luterano pode aproveitar o que as congregações e pastores da IELB estão fazendo e realizar o Pentecostes hoje! Podemos curtir e compartilhar Cristo para todos! O que não pode acontecer é a má comunicação de Babel, e que precisamos lutar contra, que é o pecado em nós. Mas a boa comunicação que aconteceu no Pentecostes, e com tantos resultados positivos, continua acontecendo hoje com um olhar atento às necessidades das pessoas, levando Cristo para todos. Eu e você podemos dizer: Sou cristão e vou levar Jesus para minha Yaya e para todos os que convivem comigo.

E a comunicação como vai?

Vai com tudo! Com Jesus!

Deus o abençoe!

Franco Thomassen

Pastor em Erechim, RS

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Congregação Da Santa Cruz celebra 76 anos

Culto festivo também lembrou os 175 anos da imigração alemã na região

Veja também

Congregação Da Santa Cruz celebra 76 anos

Culto festivo também lembrou os 175 anos da imigração alemã na região

Dias cinzas. Corações cinzas

A depressão é uma imensa fumaça cinzenta que paira sobre diversos lares. O tom cinza pode sufocar. A ponto de não se encontrar mais o brilho da vida e se achar que desistir de tudo poderia ser a melhor escolha.

A vida é boa!

Ser positivo é conseguir entender que não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe. É ser grato.