O batismo é o início de tudo

Onde aprendi sobre Jesus, sempre disseram que a fé era uma obra minha. Eu sabia que ele foi morto por mim, eu sabia que ele levou sobre si todos os meus pecados, “agora você só precisa aceitar”, era o que diziam. Era eu quem dava o passo decisivo para a minha salvação. Isso me assustava. Se tudo dependia de mim, falho como sou, será que eu conseguiria? Nessa decisão pela fé, o primeiro passo seria o meu batismo.

Eu vivi toda minha infância numa igreja, mas entendia-se que eu ainda não tinha a fé, porque eu não tinha pleno entendimento do pecado e da salvação. Tão logo atingi a adolescência, puderam então identificar em mim essa “fé”, pois agora eu já conseguia declará-la, eu conseguia dizer “Eu creio”.

A partir disso fui inserido no rito de declaração pública de minha fé, o batismo. Sim, hoje fico muito triste em imaginar que se possa conceber que o batismo seja algo tão pequeno. Um símbolo público apenas.

Não, o batismo é o início de tudo. As Escrituras Sagradas nos mostram algo muito maior. Na verdade, eu recebo de graça todo o caminho. Eu recebo a graça mediante a fé, e tudo isso é um presente de Deus.

Ele morre por mim e ele aplica tudo isso para a minha salvação. Ele me dá a fé e isso ele faz por meio do batismo: Atos 2.38-39; Gálatas 3.26-27; Tito 3.5-7; e 1Pedro 3.20-21. Por isso não há na Bíblia nenhuma limitação de idade para o batismo. Por isso batizamos nossas crianças, porque todos nascemos em pecado e carecemos do perdão de Deus que, como disse o apóstolo Pedro, recebemos no batismo.

Assim, hoje, exulta meu coração ao ver meu filho, ainda bebê, ser batizado. Glória a Deus que concede a fé e o perdão por sua graça, “e isso não vem de vós, é dom de Deus” (Ef 2.8).

TEXTO de Carllos Eduardo @carlloseduardosantos, papai do bebê Augusto, batizado no Domingo de Ramos na Congregação Evangélica Luterana Da Cruz, de Goiânia, GO.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Em tempos de IA, avós ainda transmitem inteligência e sabedoria

Adriana Voigt PoockTrês Coroas, RS Neste mês de julho, celebramos com gratidão e carinho o Dia dos Avós. Usei a febre do...

Veja também

Em tempos de IA, avós ainda transmitem inteligência e sabedoria

Adriana Voigt PoockTrês Coroas, RS Neste mês de julho, celebramos...

Quando o céu sai do sacramento e entra no sentimento

O perigo de buscar Deus onde ele não prometeu estar

Fofoca: um hábito que divide e conecta

A fofoca pode parecer um problema pequeno, mas seus efeitos são profundos. Ao olharmos para ela com os olhos da PRS, percebemos que ela é um sintoma de relações que precisam de mais verdade, segurança e conexão