Comportamentos perigosos

Num momento em que a vida privada se confunde com a vida pública, onde somos tentados a sempre estar felizes e levar uma vida divertida, produtiva e colorida, nossas emoções se confundem e podemos cair em uma armadilha. Afinal, buscar viver plenamente a vida é sinônimo de se colocar em perigo?

Daniela von Mühlen
Psicóloga em São Leopoldo, RS
@danielavonm

      Num momento em que a vida privada se confunde com a vida pública, onde somos tentados a sempre estar felizes e levar uma vida divertida, produtiva e colorida, nossas emoções se confundem e podemos cair em uma armadilha. Afinal, buscar viver plenamente a vida é sinônimo de se colocar em perigo?

     Chamamos de “comportamentos perigosos” o que coloca a vida da pessoa em risco e ao que muitas vezes ninguém dá a devida importância. Esses comportamentos são adquiridos por inúmeros motivos que vão se acumulando e têm a intenção de distrair, acabar com o tédio, aliviar uma dor emocional ou ainda desafiar limites.

     Vamos falar um pouquinho sobre alguns comportamentos perigosos e como não entrar nessa…

CIBERDEPENDÊNCIA

    O QUE É? A tecnologia trouxe impactos para a vida humana e modificações comportamentais, culturais e econômicas. Estar atento a comportamentos compulsivos com objetivo de aliviar tensão, ansiedade, depressão, falta de habilidade social é essencial. A dependência por tecnologia causa alteração do ciclo vigília/sono, problemas com relações interpessoais, profissionais etc.

    COMO PREVENIR? Não seja possuído pelo que você possui. A tecnologia não pode nos dominar. Saber dosar a tecnologia com a vida é essencial. Aprimorar nossas habilidades relacionais (exercícios físicos, teatro, música, poesia, dança), estimular o diálogo presencial, ficar atento aos sintomas e procurar ajuda profissional em caso de dúvidas.


AUTOMUTILAÇÃO

     O QUE É? É a ponta do iceberg. São cortes causados por lâminas, tesouras ou as próprias unhas na tentativa de diminuir o vazio, a dor que parece insuportável, a angústia ou mal-estar. A pessoa, de forma recorrente, não vê sentido na vida, não tem planos ou perspectivas. A dor dos cortes traz uma sensação falsa de desvio do foco do problema real emocional para o físico.

     COMO PREVENIR? Aprender a lidar com frustações e conflitos sem se machucar e sem machucar o outro. Desenvolver resiliência, habilidades sociais e emocionais. Lidar com as dificuldades do mundo, as perdas, as dores. Saber como você está, o que está sentindo, quais seus valores, qual o sentido da vida. Muitas vezes é preciso de ajuda profissional para buscar este autoconhecimento.

ÁLCOOL E DROGAS

     O QUE É? O uso de álcool e drogas vem crescendo entre jovens, adultos e idosos. Além da possibilidade de vício, que traz sérias consequências para a vida, aumenta a possibilidade de se colocar em risco de morte. Pode acompanhar ou provocar violência física, verbal e sexual, acidentes de carro e suicídios. Aumenta a possibilidade de surtos em casos de transtornos psicológicos. Afeta ainda a consciência e traz danos cerebrais permanentes.

     COMO PREVENIR? Estimular hábitos saudáveis, prática de exercícios e/ou artes (música, teatro, dança etc.), trabalho voluntário. Ou seja, engajar-se em algo que o faça feliz, sentir-se realizado. Pode ser um hobby ou algum lugar onde você se sinta valorizado. Preste atenção: Quem são seus amigos? Com quem você anda? Aonde você vai? Evite situações e lugares duvidosos. Conversar abertamente sobre o assunto, tirar as dúvidas, saber as consequências e responsabilizar-se é essencial.

     Querido amigo e querida amiga, esses e outros tantos comportamentos perigosos nos rondam diariamente. Levar uma vida saudável inclui muito mais do que exercício físico e boa alimentação. Cuidar da sua saúde mental deve estar no seu foco de preocupações. Foi-se o tempo em que isso era bobagem ou “mimimi”. Seu corpo é templo do Espírito Santo e deve ser cuidado de forma integral.

     “Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre-se de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer. Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer” (Ec 11.9b-10a).

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Veja também

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Enchente no RS provoca mudanças no Simpósio de Missão

Programação do Seminário Concórdia será reduzida e online. Inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho

Saúde mental em meio a desastres e catástrofes

A busca por autoconhecimento é sempre fundamental, ter ciência das suas habilidades, quando e onde tem condições físicas e emocionais para atuar é fundamental. Confira algumas dicas de como lidar com as emoções em cada fase