Orquestra da Ulbra anuncia destaques da programação 2020

A Orquestra de Câmara da Ulbra já definiu sua programação de concertos da Temporada 2020. Dividida em quatro séries, os espetáculos prometem música de qualidade para diferentes públicos, passando por repertório mais erudito, com obras principalmente do período Barroco, Clássico e Romântico, até músicas contemporâneas mais populares, além de concertos didáticos e no interior do Estado.

A tradicional série Domingo Clássico, que é realizada há 17 anos, sempre com um concerto gratuito por mês, aos domingos, na Associação Leopoldina Juvenil, inicia no dia 5 de abril. O primeiro concerto terá obras de compositores neoclássicos do século XX e uma homenagem a Alberto Nepomuceno, pelos 100 anos de sua morte. Ao todo, serão 9 concertos desta série, realizados mensalmente de abril a dezembro. Entre os destaques, haverá uma homenagem a Beethoven, pelos 250 anos do nascimento do compositor; e uma cortina lírica, com curadoria do cantor Carlos Rodriguez. Tangos, jazz, bossa nova, choros e rock também serão apresentados nesta série.

Já pela série Concertos Populares, a Orquestra apresentará espetáculos que são sucesso de público e que já se tornaram parte do calendário cultural do RS. Em maio, haverá o “Clássicos do Rock gaúcho”, no Araújo Vianna. Nos meses de junho, julho e agosto, a Orquestra terá datas no Theatro são Pedro: em junho, “Divas do Pop”, com Vocal Takt; em julho, “Clássicos do Rock nacional e internacional”; e, em agosto, Especial Elton John. Em setembro, a Orquestra estreia um novo show: John, Paul, George — After Beatles, no Araújo Vianna.

A série Concertos Didáticos terá ao menos sete concertos dedicados a crianças e jovens de cidades da Região Metropolitana. Com o objetivo de democratizar o acesso à música orquestral e formar novas plateias, serão apresentadas obras barrocas, clássicas e românticas e também a música brasileira, com ritmos como o maracatu, baião, frevo e choro.

Por último, a série Concertos no Interior levará concertos populares para as cidades de Erechim, Santa Maria e Santa Rosa.

Orquestra da Ulbra

A Orquestra de Câmara da Ulbra foi criada em julho de 1996, pelo maestro Tiago Flores. Desde então, desenvolve vários projetos: Domingo Clássico, Concertos Populares, Concertos Didáticos e apresentações em eventos culturais. Tem como principal objetivo manter a excelência da execução e?o alto nível de acabamento musical. Como reconhecimento deste trabalho, o grupo tem sido considerado, pela crítica especializada, uma das melhores orquestras de câmara do Brasil.

Tiago Flores

Tiago Flores é regente da Orquestra de Câmara da Ulbra desde sua fundação. Vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada. Foi diretor artístico da OSPA nos anos de 1999 a 2001 e 2011 a 2014. Já atuou à frente de importantes orquestras do Brasil e também de países como Uruguai, Venezuela, México, Itália, Áustria e Lituânia. Recebeu o prêmio Melhores da Cultura 2005, conferido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, prêmios Açorianos de Melhor CD Instrumental em 2006 e de Melhor Espetáculo 2008 com o Show “Beatles – Magical Classical Tour”.

Raphaela Donaduce Flores
Jornalista
Dona Flor Comunicação

Foto: Alvaro Andrade

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Deus nos livre de nós mesmos

Um coração adoentado desta forma jamais conseguiria restaurar, por si só, a salvação jogada fora lá no Éden. Por isso, o perdão e a restauração deste coração corrompido estão unicamente em Jesus

Veja também

Deus nos livre de nós mesmos

Um coração adoentado desta forma jamais conseguiria restaurar, por si só, a salvação jogada fora lá no Éden. Por isso, o perdão e a restauração deste coração corrompido estão unicamente em Jesus

Missão Feliz, RS, completa 8 anos

A missão iniciou em 2016, com seis pessoas e hoje, já são 29 pessoas ativas e alguns visitantes

Setenta anos, a Igreja em missão em Baixo Guandu, ES

Congregação Da Paz celebrou culto festivo no dia 14 de abril