Pastor Lauro Gabriel Petry

   “Lembrem-se dos seus líderes, os quais pregaram a palavra de Deus a vocês [...] honrem sempre os que são como ele” (Hb 13.7; Fp 2.29)

 Carlos Walter Winterle*

Pastor emérito

[email protected]

         Em dezembro de 1964, Lauro Gabriel Petry formou-se pastor no Seminário Concórdia de Porto Alegre, RS, tendo como lema de sua formatura o texto de Filipenses 1.16: “Estou incumbido da defesa do Evangelho”. O evangelho é aquele que aponta para a cruz, onde, no maior gesto de amor, Jesus deu a sua vida por cada ser humano. A mensagem da cruz e do Cristo ressuscitado emociona o pastor Lauro cada vez que ele a ouve, e se expressa em um dos seus hinos favoritos, do Hinário Luterano n° 80, nas estrofes 1 e 4: “Eu vejo aquela cruz, na qual o meu Jesus, por mim foi pendurado… quer me ouvir falando do seu amor profundo, enquanto estou no mundo”. Sempre que tem oportunidade, o pastor Lauro fala deste amor com emoção.

Pastor Lauro e Noêmia

     Ele nasceu no dia 24 de janeiro de 1940, em Vila Maquiné, município de Osório, RS, filho de Edmundo Petry e Olga Müller Petry. Fez Ensino Primário (1ª a 4ª série) em Maquiné e a 5ª série e o Ensino Confirmatório em Alto Rolante, quando foi morar com um tio. Fez sua confirmação aos doze anos; quem o instruiu foi o pastor Edgar Klein.

     Nos anos 1950, o pastor Klein designou três jovens confirmados para ingressarem no Seminário; entre eles estava o jovem Lauro Petry. Foi nesse período que os seus pais foram morar em Rolante. Quando o pastor Klein comunicou aos pais de Lauro que ele iria para o Seminário estudar para ser pastor, os pais ficaram surpresos e preocupados, pois não tinham condições econômicas para manter o filho no Seminário; mas Deus providenciou os recursos necessários por meio de uma bolsa de estudos da Lutheran Church-Missouri Synod, por solicitação do pastor Klein.

       Assim, Lauro foi pela primeira vez à capital, Porto Alegre, onde se localizava o Seminário Concórdia. Chamava a atenção a cidade grande com suas ruas iluminadas.  Ali ele cursou o Ginasial e depois o Colegial, com as disciplinas preparatórias para o ingresso na Teologia. Durante o período de estudos, participou das reuniões da juventude, cantou no Coro Orfeônico do Seminário e no Coral Luterano. No time de futebol do Seminário, foi titular por cinco anos.

      No ano de 1963, fez seu estágio ministerial em Iguiporã, Distrito de Marechal Cândido Rondon, PR, sob a orientação do pastor Cristiano Joaquim Steyer. A terra vermelha dificultava o acesso em dias de chuva e a poeira cobria o céu em dias secos. Nesse período, atendeu sete pontos de pregação que faziam parte da Paróquia Cristo, que atendia mais de vinte pontos de pregação. A locomoção era feita a cavalo, de bicicleta ou de ônibus. Muitas vezes ficava atolado, podendo retornar somente após a chuva cessar e o sol voltar a brilhar.

      Após sua formatura, recebeu seu primeiro chamado para a Paróquia de Cachoeira do Sul, onde, agora casado com Neusa Alceni Radünz, iniciou seu ministério, substituindo o estagiário Benjamin Jandt, de quem também realizou o casamento com dona Odila. Essa relação os fez grandes amigos por toda a vida. Em Cachoeira do Sul, nasceu a primeira filha, Ana Cristina. Além da sede que ficava na cidade, atendia vários outros pontos de pregação no interior. A região se destacava pelos grandes açudes para irrigação do arroz e, assim, nos dias de folga, os congregados o convidavam para uma pescaria.

     O início do ministério foi marcado por algumas dificuldades, mas também muitas bênçãos.

    Em 1972 recebeu chamado para Mandaguari, PR, o qual aceitou e onde trabalhou por cinco anos, atendendo também a Paróquia de Maringá durante um período de vacância de pastor. Neste tempo formou-se em Letras e Literatura e ali também nasceu seu segundo filho, Samuel. Muitas amizades foram feitas, que são lembradas com carinho até os dias de hoje.

      Em 1978 recebeu o convite para assumir a direção da Escola Concórdia de primeiro e segundo grau em Candelária, RS. Ali atuou como diretor por dez anos, ministrando ainda aulas de Ensino Religioso e inglês. Foi um trabalho de muitas expectativas e realizações, com envolvimento e reconhecimento do município. Até hoje, ex-alunos fazem contato e manifestam carinho.

      Ao final de dez anos em Candelária, aceitou o convite para atuar como vice-diretor no Instituto Concórdia de São Leopoldo, RS. Neste período cursou Especialização em Administração e Planejamento de Docentes na ULBRA.

     Voltou ao exercício do ministério pastoral em outubro de 1989, aceitando o chamado para a Paróquia Redentor de Igrejinha, RS, uma Paróquia nova, desmembrada recentemente de Três Coroas; foi o terceiro pastor residente. Além da sede, atendia a Congregação Sião da Linha Solitária. Muitas pessoas falavam a língua alemã. Uma das principais missões na Paróquia era conscientizar os membros sobre a mordomia da oferta para manutenção do trabalho congregacional. Em 1991, pastor Lauro sofreu um grande impacto com o adoecimento e logo em seguida o falecimento de sua esposa. Foi um período muito difícil, porém, os congregados deram muito apoio. Buscou em Deus refúgio e fortaleza. Essa situação o desafiou a entregar seu caminho cada vez mais ao Senhor, confiar nele, sabendo que o mais ele fará (Sl 37.5). Com essa certeza, continuou sua missão de levar a mensagem da Palavra de Deus a muitos igrejinhenses.

     Em 13/05/1990 iniciou, juntamente com o pastor Egon Kopereck, de Três Coroas, na Rádio Amizade, o Programa Hora Luterana, que até hoje ainda é realizado, só que atualmente pelo pastor Emerson Zielke, pois problemas de saúde impediram o pastor Lauro de continuar.

      No dia 1º/05/1993, o pastor Lauro casou-se com Noemia Steffen, a qual o auxiliou muito nas atividades, departamentos e visitas.

     No trabalho congregacional, além dos departamentos de leigos, servas e jovens, foram iniciados a juventude mirim, a escola dominical e o culto em língua alemã, toda primeira quarta-feira de cada mês, à tarde. O pastor Bruno Wolff (em memória), que havia se licenciado por problemas de saúde, o auxiliou muito nas visitas e estudos bíblicos.

     No ano de 1999, foi chamado o pastor Arnildo Schmidt para auxiliar no trabalho congregacional. Neste período, iniciaram-se os cultos numa escola do bairro Viaduto, formando a Congregação Rei Jesus, que, neste ano, completou 25 anos de fundação, contando já com um templo. Da mesma forma foi iniciado um trabalho no bairro XV, que deu origem à Congregação Emanuel, que desde 2021 também conta com um templo.

      Em dezembro de 1999, recebeu o título de cidadão emérito de Igrejinha, pela Câmara de Vereadores; e desde julho de 2007 tornou-se pastor emérito da Igreja, passando a residir em sua própria casa e auxiliando, sempre que possível, no trabalho congregacional.

     Dos membros da Congregação e Paróquia, continua recebendo um grande carinho, atenção, apoio e ajuda. Tem um grande amor pela Congregação e sente-se muito acolhido, amado, respeitado, fazendo parte de uma grande família. Seus pastores são verdadeiros amigos.

    Gratidão é tudo o que pode ser dito à Congregação, aos familiares, irmãos da igreja e vizinhos.

     Atualmente convive com limitações físicas de saúde, mas é grato a Deus pelas incontáveis bênçãos concedidas graciosa e misericordiosamente pelo Pai Celeste. A ele toda honra e glória.

Pastor Lauro Gabriel Petry

Igrejinha, RS

Pastor Lauro Gabriel Petry

Nascimento: 24/01/1940, em Maquiné/RS

Filho de Edmundo Petry e de Olga Mueller Petry

Formatura: 29/11/1964

Ordenação: 22/02/1965, em Cachoeira do Sul, RS

Esposa: Neusa Radünz

Filha de Fernando Radünz e Amanda Ristow Radünz

Falecida em: Igrejinha, RS, em 21/10/1991

Filhos: Ana Cristina e Samuel Fernando

Netos: Anabeth  Petry Radünz, Amanda Petry Radünz, Gabriel e Sofia Petry.

2° Casamento:1º/05/1993

Esposa: Noêmia Steffen Petry, nascida em 22/07/1947

Filha de Breno Steffen e Herta Steffen

Locais em que serviu:

Marechal Cândido Rondon, PR – Paz – Estágio – 1963

Cachoeira do Sul, RS – Cristo Redentor – 1965-1972

Mandaguari, PR – Paz – 1972-1977

Candelária, RS – Colégio Ulbra Concórdia – 1977-1986

São Leopoldo, RS – Instituto Concórdia – 1986-1989

Igrejinha, RS – Redentor – 1989-2007

Emérito desde 1º de julho de 2007

Reside em Igrejinha, RS, e tem como seus pastores os reverendos Emerson Zielke e Ruan Faller.

*(Com o apoio do pastor Emerson Zielke e da Secretaria da IELB)

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.