Horst Siegfried Musskopf
Coordenador do DEM
[email protected]
A missão de Deus é a contínua ação salvadora de Deus de toda a sua criação, e a igreja, a noiva de Cristo, é chamada para se envolver nela. Deus inicia sua obra missionária lá no Éden, quando chama Adão, o qual, envergonhado por sua desobediência, se esconde. A promessa redentora através do Messias é feita ali, e se cumpre no Deus encarnado, o menino de Belém. A obra salvadora continua sendo colocada em prática através da história, pois Deus quer salvar toda a humanidade, e a igreja, “os cordeirinhos que ouvem e conhecem a voz do Bom Pastor”, é chamada a participar. Como testemunhas e discípulos de Jesus na “missão de Deus” o povo de Deus está em missão.
A IELB é organizada em departamentos para que o Conselho Diretor, em cada área, possa atuar e cumprir com a finalidade da IELB, que é propagar o evangelho de Jesus Cristo.
O Departamento de Expansão Missionária (DEM) vai se ocupar com a “missão de Deus” na igreja e, com o pensar e promover a reflexão sobre práticas missionárias e a reflexão teológica missionária, visando o viver da fé no cotidiano de cada cristão. O DEM trabalha em parceria com todos os departamentos (Educação Cristã (DEC), Ensino (DE), Comunicação (D), Assistência Social (DAS), Administração (DA)), Seminário Concórdia e Hora Luterana, para que a ação missionária da IELB aconteça lá onde Deus nos chamou como cristãos e discípulos de Jesus.
Na prática, o DEM planeja, coordena, assessora e concede verbas às frentes missionárias e, sempre que possível, em colaboração e com o apoio direto de uma ou mais congregações e paróquias da IELB e por meio dos respectivos distritos, abre novas frentes missionárias.
O grande desafio do DEM é acolher todos os pedidos de subsídios financeiros das frentes missionárias e atendê-los, na medida das possibilidades e disponibilidade de recursos para que se desenvolvam e cresçam alcançando sua independência.
Os desafios, as possibilidades e as necessidades nas frentes missionárias da IELB são grandiosas oportunidades para semearmos o evangelho. A plantação de igrejas, que a cada ano cresce e requer mais investimentos, depende das ofertas e dízimos do povo luterano. Cada membro da nossa amada IELB é chamado a ofertar, generosa e regularmente, suas primícias espontâneas para que continuemos participando, como IELB, na missão de Deus.
Desde o nosso “novo nascimento” somos discípulos de Jesus, chamados a viver e testemunhar a fé no amor de Deus. Somos máscaras de Cristo no mundo para que o perdão salvador transforme vidas. Em Mateus 28.16-20, Jesus comissiona discípulos a fazerem discípulos de todas as nações, por meio do batismo e do ensino. A IELB é chamada a se envolver nessa ação missionária de Deus.
Hoje integram o DEM como membros votantes (Art. 29 – Reg. IELB), pastor Heder Frederico Pieper Gumz (vice-presidente de Expansão Missionária da IELB); pastor Horst Siegfried Musskopf, da Congregação Concórdia, de Porto Alegre, RS, e conselheiro do Distrito Porto-Alegrense – coordenador do DEM; pastor Valdir Klemann, da Congregação Concórdia, de Belém, PA, e conselheiro do Distrito Pará Norte; Marcos Júnior Gude, membro da Congregação Cristo, de São Gabriel da Palha, ES; Ilson Müller, membro da Congregação Cristo Redentor, Palmas, TO, e Líder Leigo do Distrito Vale do Tocantins. Como consultivos (Art. 30 – Reg. IELB), o pastor Leonidio Schulz Göerl (professor de missiologia do Seminário Concórdia), Loci Marinês Narcizo Gobetti (presidente da LSLB), e o pastor Mario Rafael Yudi Fukue (representante da Hora Luterana).
Acesse aqui a versão impressa.