Preparados para enfrentar desafios

Na teologia luterana, cremos que Deus vem ao nosso encontro, que o Senhor Todo-poderoso dá o primeiro passo em direção a nós. Ele vem para revelar-se e dar algumas respostas a perguntas que habitam profundamente a nossa alma.

Pastor Gabriel Sonntag
Domingos Martins, ES

O nosso tempo é complexo. Todos os dias somos bombardeados com os assuntos mais diversos e as opiniões mais contraditórias. Não existe consenso. O que temos é uma infinidade de opiniões sobre um mesmo assunto que nos desafia a tentar escolher o que concordamos e o que discordamos. Quantas respostas encontraremos se fizermos perguntas como: O que é família? Qual a importância do casamento? Qual o Deus verdadeiro? Qual o sentido da vida? Você e eu sabemos que não existe consenso acerca dessas perguntas, e tem muita gente tentando respondê-las a partir de diferentes pontos de vista. Qual resposta seguir?

     Decidir qual é a melhor resposta para essas e outras perguntas será um grande desafio para qualquer pessoa. Alguns vão decidir o que acreditam ser o melhor para si, ou as respostas que melhor condizem com suas experiências, ou, o que é bastante comum, vão tentar construir a resposta por conta própria. É assim que a realidade se apresenta para nós hoje.

      Na teologia luterana, cremos que Deus vem ao nosso encontro, que o Senhor Todo-poderoso dá o primeiro passo em direção a nós. Ele vem para revelar-se e dar algumas respostas a perguntas que habitam profundamente a nossa alma. Ele revela quem ele é, seu desejo de estar em comunhão com a sua criação e o que podemos esperar dele. Ainda que não se revele por completo, ele nos dá a conhecer o necessário para encarar a vida aqui neste mundo e termos esperança para além daqui. No entanto, “duro é este discurso; quem pode suportá-lo?” (Jo 6. 60). Tudo isso é um grande desafio para nós que vivemos numa cultura como a que foi descrita acima, pois exige de nós renunciar o que é nosso para acolher o que Deus quer nos entregar. Nem todos estão dispostos a acolher este convite de Deus para segui-lo, e os que o aceitam, enfrentarão muitos e constantes desafios.

       Aqueles que aceitaram o convite de Jesus, para permanecerem fiéis precisarão de dedicação. Jesus preparou sua igreja para que todos possam ajudar uns aos outros. Entre aqueles que estão na igreja, ele preparou “pastores e mestres com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de pessoa madura, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como crianças, arrastados pelas ondas e levados de um lado para outro por qualquer vento de doutrina, pela artimanha das pessoas, pela astúcia com que induzem ao erro” (Ef 4.12-14). O ensino da Palavra é parte fundamental para todos aqueles que seguem Jesus. Por isso a Igreja Luterana crê que para enfrentar os desafios de nosso tempo é necessário estar bem preparado e nos oferece oportunidades para aprender.

      Entre todas as fases da vida vividas na igreja, a instrução de confirmandos é um período marcante. É a oportunidade que a igreja oferece aos adolescentes para estudarem sistematicamente a Palavra de Deus e suas principais doutrinas. É uma preparação para a vida, para que possam enfrentar os desafios de um mundo complexo como seguidores de Jesus. São ensinados a reconhecer as bênçãos de Deus e ter a certeza de seu amor e companhia mesmo em tempos de tribulação e sofrimento. O período de instrução não dá empregos melhores, nem mesmo um currículo competitivo, mas oferece a oportunidade para se tornarem adultos sábios e fiéis (2Tm 3.16-17). O estudo da Palavra inicia na infância, mas permanece por toda a vida, pois somos eternos alunos do Mestre Jesus. E você, está preparado para enfrentar desafios?

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Veja também

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Igreja de Candelária, RS, celebra os 200 anos da imigração alemã

Palestra e descerramento de placa alusiva marcaram a data

Convite à igreja

Assista ao vídeo da presidente da JELB, Dagmara Abigail...