Preparados para enfrentar desafios

Na teologia luterana, cremos que Deus vem ao nosso encontro, que o Senhor Todo-poderoso dá o primeiro passo em direção a nós. Ele vem para revelar-se e dar algumas respostas a perguntas que habitam profundamente a nossa alma.

Pastor Gabriel Sonntag
Domingos Martins, ES

O nosso tempo é complexo. Todos os dias somos bombardeados com os assuntos mais diversos e as opiniões mais contraditórias. Não existe consenso. O que temos é uma infinidade de opiniões sobre um mesmo assunto que nos desafia a tentar escolher o que concordamos e o que discordamos. Quantas respostas encontraremos se fizermos perguntas como: O que é família? Qual a importância do casamento? Qual o Deus verdadeiro? Qual o sentido da vida? Você e eu sabemos que não existe consenso acerca dessas perguntas, e tem muita gente tentando respondê-las a partir de diferentes pontos de vista. Qual resposta seguir?

     Decidir qual é a melhor resposta para essas e outras perguntas será um grande desafio para qualquer pessoa. Alguns vão decidir o que acreditam ser o melhor para si, ou as respostas que melhor condizem com suas experiências, ou, o que é bastante comum, vão tentar construir a resposta por conta própria. É assim que a realidade se apresenta para nós hoje.

      Na teologia luterana, cremos que Deus vem ao nosso encontro, que o Senhor Todo-poderoso dá o primeiro passo em direção a nós. Ele vem para revelar-se e dar algumas respostas a perguntas que habitam profundamente a nossa alma. Ele revela quem ele é, seu desejo de estar em comunhão com a sua criação e o que podemos esperar dele. Ainda que não se revele por completo, ele nos dá a conhecer o necessário para encarar a vida aqui neste mundo e termos esperança para além daqui. No entanto, “duro é este discurso; quem pode suportá-lo?” (Jo 6. 60). Tudo isso é um grande desafio para nós que vivemos numa cultura como a que foi descrita acima, pois exige de nós renunciar o que é nosso para acolher o que Deus quer nos entregar. Nem todos estão dispostos a acolher este convite de Deus para segui-lo, e os que o aceitam, enfrentarão muitos e constantes desafios.

       Aqueles que aceitaram o convite de Jesus, para permanecerem fiéis precisarão de dedicação. Jesus preparou sua igreja para que todos possam ajudar uns aos outros. Entre aqueles que estão na igreja, ele preparou “pastores e mestres com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de pessoa madura, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como crianças, arrastados pelas ondas e levados de um lado para outro por qualquer vento de doutrina, pela artimanha das pessoas, pela astúcia com que induzem ao erro” (Ef 4.12-14). O ensino da Palavra é parte fundamental para todos aqueles que seguem Jesus. Por isso a Igreja Luterana crê que para enfrentar os desafios de nosso tempo é necessário estar bem preparado e nos oferece oportunidades para aprender.

      Entre todas as fases da vida vividas na igreja, a instrução de confirmandos é um período marcante. É a oportunidade que a igreja oferece aos adolescentes para estudarem sistematicamente a Palavra de Deus e suas principais doutrinas. É uma preparação para a vida, para que possam enfrentar os desafios de um mundo complexo como seguidores de Jesus. São ensinados a reconhecer as bênçãos de Deus e ter a certeza de seu amor e companhia mesmo em tempos de tribulação e sofrimento. O período de instrução não dá empregos melhores, nem mesmo um currículo competitivo, mas oferece a oportunidade para se tornarem adultos sábios e fiéis (2Tm 3.16-17). O estudo da Palavra inicia na infância, mas permanece por toda a vida, pois somos eternos alunos do Mestre Jesus. E você, está preparado para enfrentar desafios?

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Veja também

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Enchente no RS provoca mudanças no Simpósio de Missão

Programação do Seminário Concórdia será reduzida e online. Inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho

Saúde mental em meio a desastres e catástrofes

A busca por autoconhecimento é sempre fundamental, ter ciência das suas habilidades, quando e onde tem condições físicas e emocionais para atuar é fundamental. Confira algumas dicas de como lidar com as emoções em cada fase