Departamento de Expansão Missionária

A missão de Deus é a contínua ação salvadora de Deus de toda a sua criação, e a igreja, a noiva de Cristo, é chamada para se envolver nela

Horst Siegfried Musskopf
Coordenador do DEM
[email protected]

         A missão de Deus é a contínua ação salvadora de Deus de toda a sua criação, e a igreja, a noiva de Cristo, é chamada para se envolver nela. Deus inicia sua obra missionária lá no Éden, quando chama Adão, o qual, envergonhado por sua desobediência, se esconde. A promessa redentora através do Messias é feita ali, e se cumpre no Deus encarnado, o menino de Belém. A obra salvadora continua sendo colocada em prática através da história, pois Deus quer salvar toda a humanidade, e a igreja, “os cordeirinhos que ouvem e conhecem a voz do Bom Pastor”, é chamada a participar.  Como testemunhas e discípulos de Jesus na “missão de Deus” o povo de Deus está em missão.

        A IELB é organizada em departamentos para que o Conselho Diretor, em cada área, possa atuar e cumprir com a finalidade da IELB, que é propagar o evangelho de Jesus Cristo.

       O Departamento de Expansão Missionária (DEM) vai se ocupar com a “missão de Deus” na igreja e, com o pensar e promover a reflexão sobre práticas missionárias e a reflexão teológica missionária, visando o viver da fé no cotidiano de cada cristão. O DEM trabalha em parceria com todos os departamentos (Educação Cristã (DEC), Ensino (DE), Comunicação (D), Assistência Social (DAS), Administração (DA)), Seminário Concórdia e Hora Luterana, para que a ação missionária da IELB aconteça lá onde Deus nos chamou como cristãos e discípulos de Jesus.

         Na prática, o DEM planeja, coordena, assessora e concede verbas às frentes missionárias e, sempre que possível, em colaboração e com o apoio direto de uma ou mais congregações e paróquias da IELB e por meio dos respectivos distritos, abre novas frentes missionárias.

     O grande desafio do DEM é acolher todos os pedidos de subsídios financeiros das frentes missionárias e atendê-los, na medida das possibilidades e disponibilidade de recursos para que se desenvolvam e cresçam alcançando sua independência.

     Os desafios, as possibilidades e as necessidades nas frentes missionárias da IELB são grandiosas oportunidades para semearmos o evangelho. A plantação de igrejas, que a cada ano cresce e requer mais investimentos, depende das ofertas e dízimos do povo luterano. Cada membro da nossa amada IELB é chamado a ofertar, generosa e regularmente, suas primícias espontâneas para que continuemos participando, como IELB, na missão de Deus.

     Desde o nosso “novo nascimento” somos discípulos de Jesus, chamados a viver e testemunhar a fé no amor de Deus. Somos máscaras de Cristo no mundo para que o perdão salvador transforme vidas. Em Mateus 28.16-20, Jesus comissiona discípulos a fazerem discípulos de todas as nações, por meio do batismo e do ensino. A IELB é chamada a se envolver nessa ação missionária de Deus.

     Hoje integram o DEM como membros votantes (Art. 29 – Reg. IELB), pastor Heder Frederico Pieper Gumz (vice-presidente de Expansão Missionária da IELB); pastor Horst Siegfried Musskopf, da Congregação Concórdia, de Porto Alegre, RS, e conselheiro do Distrito Porto-Alegrense – coordenador do DEM; pastor Valdir Klemann, da Congregação Concórdia, de Belém, PA, e conselheiro do Distrito Pará Norte; Marcos Júnior Gude, membro da Congregação Cristo, de São Gabriel da Palha, ES; Ilson Müller, membro da Congregação Cristo Redentor, Palmas, TO, e Líder Leigo do Distrito Vale do Tocantins. Como consultivos (Art. 30 – Reg. IELB), o pastor Leonidio Schulz Göerl (professor de missiologia do Seminário Concórdia), Loci Marinês Narcizo Gobetti (presidente da LSLB), e o pastor Mario Rafael Yudi Fukue (representante da Hora Luterana).

Acesse aqui a versão impressa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Veja também

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Enchente no RS provoca mudanças no Simpósio de Missão

Programação do Seminário Concórdia será reduzida e online. Inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho

Saúde mental em meio a desastres e catástrofes

A busca por autoconhecimento é sempre fundamental, ter ciência das suas habilidades, quando e onde tem condições físicas e emocionais para atuar é fundamental. Confira algumas dicas de como lidar com as emoções em cada fase