Giovanni Eller Werneck
Jornalista
“Colocando em palavras o que é ser um homem cristão no século XXI”, era a proposta do 25º Congresso Nacional da Liga de Leigos Luteranos do Brasil (LLLB). O ato de “colocar em palavras” é um gigantesco desafio, porque pressupõe domínio e sabedoria daquele que está incumbido de realizar essa tarefa sobre qualquer coisa. Lembremos: uma das primeiras tarefas que Deus dá à humanidade é a de nominar “[…] todos os animais domésticos, as aves dos céus e a todos os animais selváticos” (leia Gn 2), ou seja, colocar em palavras. Veja bem o tamanho da autoridade que tinha o ser humano perfeito! Deus lhe permitiu nominar até sua companheira.
Escrever para o Mensageiro Luterano sobre este evento é colocar em palavras os quatro dias de fé, comunhão, adoração, reflexão, reencontros e despedidas que a todos foi proporcionado. Nada fácil. Continuamos: “O que é ser um homem cristão no século XXI”. Para auxiliar com esta definição, o Congresso buscou a mente e a experiência de três homens altamente capazes, dois pastores e um leigo, que foram desafiados com temáticas complexas. Num mundo com pouco “tempo”, onde tudo e todos nos chamam a atenção e buscam pelos segundos de foco dos nossos olhos, o habilidoso professor universitário Gilmar Penteado, com didática e perícia em atrair o interesse dos alunos, nos deu dicas de como dividir a vida em 12 tempos, reservando momentos com Deus, com a família, com o trabalho e mantendo equilíbrio nessas dinâmicas. Da mesma maneira, com mudanças absurdamente rápidas, quiçá instantâneas na forma de comunicar, interagir e conversar, o pastor Paulo Sérgio Kühl pesquisa e absorve o melhor da tecnologia e combina seu uso ao serviço divino regular, providenciou um alerta necessário sobre as ferramentas de hoje, ao mesmo tempo em que nos lembra das facilidades que temos para a execução da Missio Dei. Ainda, pudemos ouvir e relembrar que, apesar do pecado, em Cristo, fomos escolhidos como filhos de Deus antes da fundação do mundo. Tais palavras nos devem encher de gratidão e, assim como a marca do pastor dr. Cesar Motta Rios, nos deixar humildes perante o Deus que é Supremo .
Os mais de 800 congressistas não só foram privilegiados com essas palestras, mas também puderam ser acolhidos pela área mais charmosa da cidade de Curitiba, o bairro Santa Felicidade. Com dezenas de restaurantes premiados, foram escolhidos alguns dos mais famosos, como o grandioso Madalosso e o divertidíssimo Toscana. Aliás, aqui vai uma dica: rir e dançar torna qualquer jantar muito mais memorável!
Igualmente importante foi o momento plenário na sexta-feira à tarde. Moções delicadas e essenciais para a manutenção da organização da LLLB puderam ser discutidas. Um novo Estatuto e Regimento Interno, agora modernizados e com previsões que realmente atendem às necessidades da Liga, estão em vigor. Como proposta, a mudança de nome para Liga de Homens Luteranos do Brasil não seguiu. Uma nova Diretoria Nacional foi eleita, e o local do novo Congresso já está definido. Também foram recebidos, por filiação, dois novos departamentos: um de Campo Grande, MS, e outro de Nova Venécia, ES. Saudamos aos irmãos pela filiação!
A nova Diretoria é composta por:
Presidente: Ives Rogério Moller (reeleito);
Vice-presidente de Relações Institucionais: Guilherme Scholz (reeleito);
Vice-presidente de Administração: Ronaldo Pimentel Ramos;
Vice-presidente de Projetos: André Cristiano Mittmann (reeleito);
Vice-presidente de Educação: Antonio Gilmar Penteado;
Vice-presidente de Comunicação: Lielson Pinheiro Torres;
Conselheiros fiscais: Carlos Alberto Bobsin, Ivo Moller, Sandro Germano Baminger;
Pastores conselheiros: Ervino Martim Spitzer (reeleito), Renato Stadler e Martinho Carlos Fach.
E estes irmãos estão responsáveis pela organização do 26º Congresso Nacional da LLLB, em Salvador, BA. Já reservem a agenda de vocês: 21 a 24 de agosto de 2025. Até lá, o enfoque será na “Tradição forte, energia jovem”, lema criado para a nova gestão.
HOMENAGENS E PARCERIAS
Em conjunto com a (centenária!) Editora Concórdia, patrocinamos o lançamento de um novo título: Seja homem: a busca pela masculinidade, que incentiva o homem a reconhecer seu papel a partir de uma perspectiva “revigorante”. Já comecei a ler, e é excelente! Também, com a Hora Luterana, alguns membros da Diretoria Nacional da LLLB escreveram reflexões e mensagens de esperança para a formação de um novo livreto. Já li, e é um ótimo e singelo presente! Outros parceiros como a JELB, LSLB, Seminário Concórdia, representantes do Conselho Diretor e da própria IELB estiveram presentes e deixaram suas saudações. Muitas homenagens foram realizadas, mas faço questão de destacar uma: à filha do pastor Ervino Spitzer, que, no lugar da mãe que hoje vive ao lado de Jesus, recebeu os cumprimentos do Congresso Nacional por dividir este grande pastor com a LLLB.
Então, se podemos condensar “O que é ser um homem cristão no século XXI”, talvez possamos dizer que é o homem fiel a Deus, líder no lar como guardião, provedor e guia de sua família, atento e equilibrado às mudanças do mundo – conferindo, contrastando e alinhando sua responsabilidade pessoal e profissional com a Palavra de Deus –, ao mesmo tempo em que é fortemente atuante na igreja, agradecido e consciente do amor divino em Jesus. De forma muito mais profunda, na íntegra e com importante contexto, você, leitor, encontra todas as palestras no canal da LLLB no YouTube (assista em https://ielb.info/playlistLLLB), fotos no Facebook da Liga (veja aqui: https://ielb.info/albumLLLB) e pode assistir às entrevistas realizadas pela IELBcom no Canal CPT (acesse: https://ielb.info/revistaLLLB).
De forma muito especial, agradeço à IELB e à LLLB pela oportunidade de servir na Comunicação da Liga por quatro anos. Despeço-me agradecendo também a todos os congressistas e parceiros, IELBCom, Editora Concórdia e Hora Luterana, na organização deste evento, e em todos os trabalhos que fizemos juntos. Tenho certeza de que saímos mais fortalecidos na fé, mais brilhantes no amor e mais unidos nesta comunhão dos escolhidos. O bondoso Deus vive nos detalhes. Obrigado!