O brilho da comunhão dos escolhidos

Colocando em palavras o que é ser um homem cristão no século XXI”, era a proposta do 25º Congresso Nacional da Liga de Leigos Luteranos do Brasil (LLLB). O ato de “colocar em palavras” é um gigantesco desafio, porque pressupõe domínio e sabedoria daquele que está incumbido de realizar essa tarefa sobre qualquer coisa.

Giovanni Eller Werneck
Jornalista

            “Colocando em palavras o que é ser um homem cristão no século XXI”, era a proposta do 25º Congresso Nacional da Liga de Leigos Luteranos do Brasil (LLLB). O ato de “colocar em palavras” é um gigantesco desafio, porque pressupõe domínio e sabedoria daquele que está incumbido de realizar essa tarefa sobre qualquer coisa. Lembremos: uma das primeiras tarefas que Deus dá à humanidade é a de nominar “[…] todos os animais domésticos, as aves dos céus e a todos os animais selváticos” (leia Gn 2), ou seja, colocar em palavras. Veja bem o tamanho da autoridade que tinha o ser humano perfeito! Deus lhe permitiu nominar até sua companheira.

            Escrever para o Mensageiro Luterano sobre este evento é colocar em palavras os quatro dias de fé, comunhão, adoração, reflexão, reencontros e despedidas que a todos foi proporcionado. Nada fácil. Continuamos: “O que é ser um homem cristão no século XXI”. Para auxiliar com esta definição, o Congresso buscou a mente e a experiência de três homens altamente capazes, dois pastores e um leigo, que foram desafiados com temáticas complexas. Num mundo com pouco “tempo”, onde tudo e todos nos chamam a atenção e buscam pelos segundos de foco dos nossos olhos, o habilidoso professor universitário Gilmar Penteado, com didática e perícia em atrair o interesse dos alunos, nos deu dicas de como dividir a vida em 12 tempos, reservando momentos com Deus, com a família, com o trabalho e mantendo equilíbrio nessas dinâmicas. Da mesma maneira, com mudanças absurdamente rápidas, quiçá instantâneas na forma de comunicar, interagir e conversar, o pastor Paulo Sérgio Kühl pesquisa e absorve o melhor da tecnologia e combina seu uso ao serviço divino regular, providenciou um alerta necessário sobre as ferramentas de hoje, ao mesmo tempo em que nos lembra das facilidades que temos para a execução da Missio Dei. Ainda, pudemos ouvir e relembrar que, apesar do pecado, em Cristo, fomos escolhidos como filhos de Deus antes da fundação do mundo. Tais palavras nos devem encher de gratidão e, assim como a marca do pastor dr. Cesar Motta Rios, nos deixar humildes perante o Deus que é Supremo .

            Os mais de 800 congressistas não só foram privilegiados com essas palestras, mas também puderam ser acolhidos pela área mais charmosa da cidade de Curitiba, o bairro Santa Felicidade. Com dezenas de restaurantes premiados, foram escolhidos alguns dos mais famosos, como o grandioso Madalosso e o divertidíssimo Toscana. Aliás, aqui vai uma dica: rir e dançar torna qualquer jantar muito mais memorável!

            Igualmente importante foi o momento plenário na sexta-feira à tarde. Moções delicadas e essenciais para a manutenção da organização da LLLB puderam ser discutidas. Um novo Estatuto e Regimento Interno, agora modernizados e com previsões que realmente atendem às necessidades da Liga, estão em vigor. Como proposta, a mudança de nome para Liga de Homens Luteranos do Brasil não seguiu. Uma nova Diretoria Nacional foi eleita, e o local do novo Congresso já está definido. Também foram recebidos, por filiação, dois novos departamentos: um de Campo Grande, MS, e outro de Nova Venécia, ES. Saudamos aos irmãos pela filiação!

            A nova Diretoria é composta por:

Presidente: Ives Rogério Moller (reeleito);

Vice-presidente de Relações Institucionais: Guilherme Scholz (reeleito);

Vice-presidente de Administração: Ronaldo Pimentel Ramos;

Vice-presidente de Projetos: André Cristiano Mittmann (reeleito);

Vice-presidente de Educação: Antonio Gilmar Penteado;

Vice-presidente de Comunicação: Lielson Pinheiro Torres;

Conselheiros fiscais: Carlos Alberto Bobsin, Ivo Moller, Sandro Germano Baminger;

Pastores conselheiros: Ervino Martim Spitzer (reeleito), Renato Stadler e Martinho Carlos Fach.

            E estes irmãos estão responsáveis pela organização do 26º Congresso Nacional da LLLB, em Salvador, BA. Já reservem a agenda de vocês: 21 a 24 de agosto de 2025. Até lá, o enfoque será na “Tradição forte, energia jovem”, lema criado para a nova gestão.

HOMENAGENS E PARCERIAS

            Em conjunto com a (centenária!) Editora Concórdia, patrocinamos o lançamento de um novo título: Seja homem: a busca pela masculinidade, que incentiva o homem a reconhecer seu papel a partir de uma perspectiva “revigorante”. Já comecei a ler, e é excelente! Também, com a Hora Luterana, alguns membros da Diretoria Nacional da LLLB escreveram reflexões e mensagens de esperança para a formação de um novo livreto. Já li, e é um ótimo e singelo presente! Outros parceiros como a JELB, LSLB, Seminário Concórdia, representantes do Conselho Diretor e da própria IELB estiveram presentes e deixaram suas saudações. Muitas homenagens foram realizadas, mas faço questão de destacar uma: à filha do pastor Ervino Spitzer, que, no lugar da mãe que hoje vive ao lado de Jesus, recebeu os cumprimentos do Congresso Nacional por dividir este grande pastor com a LLLB.

            Então, se podemos condensar “O que é ser um homem cristão no século XXI”, talvez possamos dizer que é o homem fiel a Deus, líder no lar como guardião, provedor e guia de sua família, atento e equilibrado às mudanças do mundo – conferindo, contrastando e alinhando sua responsabilidade pessoal e profissional com a Palavra de Deus –, ao mesmo tempo em que é fortemente atuante na igreja, agradecido e consciente do amor divino em Jesus. De forma muito mais profunda, na íntegra e com importante contexto, você, leitor, encontra todas as palestras no canal da LLLB no YouTube (assista em https://ielb.info/playlistLLLB), fotos no Facebook da Liga (veja aqui: https://ielb.info/albumLLLB) e pode assistir às entrevistas realizadas pela IELBcom no Canal CPT (acesse: https://ielb.info/revistaLLLB).

            De forma muito especial, agradeço à IELB e à LLLB pela oportunidade de servir na Comunicação da Liga por quatro anos. Despeço-me agradecendo também a todos os congressistas e parceiros, IELBCom, Editora Concórdia e Hora Luterana, na organização deste evento, e em todos os trabalhos que fizemos juntos. Tenho certeza de que saímos mais fortalecidos na fé, mais brilhantes no amor e mais unidos nesta comunhão dos escolhidos. O bondoso Deus vive nos detalhes. Obrigado!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Veja também

Novos membros são recebidos em Nova Petrópolis, RS

Culto da Santíssima Trindade teve batismo e recepção de novos membros na Congregação São Marcos

Enchente no RS provoca mudanças no Simpósio de Missão

Programação do Seminário Concórdia será reduzida e online. Inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho

Saúde mental em meio a desastres e catástrofes

A busca por autoconhecimento é sempre fundamental, ter ciência das suas habilidades, quando e onde tem condições físicas e emocionais para atuar é fundamental. Confira algumas dicas de como lidar com as emoções em cada fase