Informe IELB de crise

Saiba como está o funcionamento da IELB e entenda como ajudar as vítimas das enchentes no RS.

Estimados irmãos em Cristo!

Este é um infoIELB um pouco diferente, não contém ata, pois é um informe de crise. Abordo diversos assuntos relacionados ao que o Rio Grande do Sul está enfrentando: uma enchente sem precedentes. Para efeito de comparação, a última grande cheia em Porto Alegre ocorreu em 1941, quando o Guaíba atingiu 4,76 m; nesta semana, a marca chegou a 5,32 m. Estima-se que há mais de 150 mil desalojados, e a expectativa é que as águas só comecem a baixar dentro de quatro dias.

CENTRO ADMINISTRATIVO (CA) 

Alguns funcionários do Centro Administrativo tiveram que deixar suas casas; outros estão ilhados devido às ruas ao redor estarem alagadas. Em Porto Alegre, a maior parte da cidade está sem acesso à água potável. Por esta e outras razões, o Centro Administrativo está inoperante. Alguns serviços estão sendo mantidos de forma remota para aqueles que conseguem trabalhar. As emergências estão sendo atendidas pela Direção Nacional nos respectivos whatsApp:

  • (51)  2165-7736 – Rev. Geraldo Walmir Schüler, presidente
  • (51) 2165-7738 – Rev. Joel Müller, vice-presidente de Ensino
  • (51) 2165-7741 – Rev. Heder F. P. Gumz, vice-presidente de Expansão Missionária
  • (51) 2165-7742 Rev. Fernando Ellwanger Garske, vice-presidente de Educação Cristã 
  • (51) 2165-7743 – Rev. Airton Scheunemann Schroeder, vice-presidente de Ação Social 
  • (51) 2165-7745 – Sr. Éderson Wasem, vice-presidente de Comunicação 
  • (51) 2165-7746 – Sr. Gustavo Becker da Silveira, vice-presidente de Administração.
ENCONTROS E REUNIÕES 

Para esta semana, estavam programadas três agendas nacionais online: o Encontro de Pastores na terça-feira (7), pela manhã, a Formação em Comunicação, à noite, e na quinta-feira (9), o Encontro Online de Presidentes e Tesoureiros de Congregações. Todos foram cancelados e serão remarcados em momento oportuno. A pedido do Pastor Airton, vice-presidente de Ação Social, estou convocando todos os distritos diretamente envolvidos na tragédia para traçarmos um plano de ação voltado para a reconstrução e coordenação de crise. Todos os pastores e lideranças atingidos ou que estão trabalhando diretamente no Rio Grande do Sul estão convidados a participar.

FUNDO DE RESPOSTA A DESASTRES (FRD)

Este ano, assim que as primeiras notícias indicaram que não se tratava de uma simples enchente, começaram a chegar ofertas para o Fundo de Resposta a Desastres (FRD), e a igreja, mais uma vez, está de PARABÉNS. Apesar de o trabalho estar apenas começando, é importante lembrar que as doações podem ser feitas via Pix para [email protected], e os comprovantes podem ser enviados para o WhatsApp (51) 3332-2111.

Voluntários preparando refeições para os desabrigados, na CEL Concordia, Porto Alegre, RS

A dinâmica do FRD funciona da seguinte maneira: as congregações e distritos enviam suas demandas ao Pastor Airton pelo e-mail [email protected], e os recursos são disponibilizados conforme a demanda local, que esteja alinhada à proposta do fundo. Neste primeiro momento, enquanto a crise está em andamento, pois ainda há bairros sendo evacuados em Porto Alegre e outras cidades, a demanda prioritária é a proteção à vida, ou seja, a compra de água, alimentos, colchões e itens de higiene. Ressalto que a gestão é feita diretamente nas bases pela IELB, ou seja, pelos seus membros e pastores. Em um segundo momento, há planos e projetos para reestruturação, limpeza, compra de móveis e insumos agrícolas para as regiões que precisam, entre outros.

DEUS ESTÁ PRESENTE

O Filho de Deus numa cruz, suportando dor extrema por causa dos nossos pecados, nos lembra que Deus está presente nos momentos de sofrimento e que ele continua fazendo sua obra mesmo nas grandes catástrofes.

Especialmente quando se torna difícil perceber a ação de Deus com nossos olhos, em um cenário de desolação e dor, somos chamados a confiar em sua Palavra e em suas promessas. 

Deus não nos abandonou. Ele está presente por meio de cada ser humano que se voluntaria para ajudar. Está presente através das autoridades e pessoas uniformizadas que trabalham incansavelmente no resgate de vidas. Deus continua agindo pela solidariedade de cada um de nós. E principalmente quando nos traz a Mensagem de esperança que vai além desta vida, a promessa de que a morte não tem a palavra final.

A você que está cansado, cansada, profundamente triste por tudo o que foi perdido, ou desolado, por conta do falecimento de alguém querido: Não perca a esperança! 

Ore ao Senhor e peça que tenha misericórdia de nós. Jesus na cruz é a prova de que Deus não nos abandona na hora do sofrimento. Ele está com você em todos os momentos, mesmo quando não parece. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações (Sl 46.1).

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, o Pai; e a comunhão do Espírito Santo esteja com você. Amém.
Rev. Fernando Ellwanger Garske

Éderson Wasem 
Vice-Presidente de Comunicação
Igreja Evangélica Luterana do Brasil(51) 3332-2111 / (51) 2165-7745

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta vida.” Assim inicia um belo hino que certamente todos nós gostamos de...

Veja também

Ações de Graças em todo tempo

Célia Marize BündchenPresidente da Região Catarinense “Graças dou por esta...

No coração, a guerra. Na Bíblia, a paz

Assista à reflexão do pastor Paulo Teixeira, secretário de Relações Institucionais da SBB, baseado em 2Co 5.18

Aos aflitos

Ao corpo de Cristo pertencem pessoas que se lembram de nós que se aproximam de nós com afeto. A presença do Criador em suas criaturas afasta o medo. João nos garante que podemos caminhar com absoluta confiança, mesmo em época de crise.