A busca pelo credenciamento da Faculdade Luterana Concórdia e autorização do curso de Teologia iniciou com uma decisão do Conselho Diretor da IELB em outubro de 2021, que solicitou ao Departamento de Ensino fazer estudos sobre o assunto a serem apresentados na Convenção Nacional da IELB de 2022.
Já em 18 de fevereiro de 2022, reuniram-se o vice-presidente de Ensino da IELB, pastor Joel Müller, o diretor do Seminário Concórdia, prof. Gerson L. Linden, o coordenador acadêmico do Seminário, prof. Anselmo E. Graff e o prof. Gabriel Grabowski, representante de “Sophia – Desenvolvimento Educacional Ltda.”, que viria a atuar na consultoria para o processo do credenciamento da Faculdade.
A Convenção Nacional da IELB aprovou, no dia 18 de junho de 2022, a resolução, autorizando a busca do reconhecimento do curso de Teologia.
Grupos de trabalho foram constituídos, com a participação de funcionários e professores do Seminário e membros da Diretoria Nacional da IELB. Diversos documentos precisaram ser elaborados, dentre eles o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Regimento da futura Faculdade e o Projeto pedagógico do curso de Teologia.
Foi nomeada para a Faculdade uma Comissão Permanente de Avaliação (CPA), que será responsável por coordenar a autoavaliação institucional, com elaboração do Relatório Anual de Avaliação Institucional, que subsidia os Planejamentos Administrativo e Pedagógico da Faculdade. Também foi constituído o Núcleo Docente Estruturante (NDE), do curso de Teologia. Tais comissões são obrigatórias, conforme a regulamentação do Ministério de Educação do Brasil (MEC). Tendo em vista que algumas disciplinas do curso serão oferecidas por EAD, também foi constituída uma equipe multidisciplinar.
Toda a documentação foi postada no portal do MEC, sendo que, em 30 de março de 2023, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), deu parecer favorável aos documentos apresentados pela mantenedora (IELB) e pelo grupo que organizou a documentação da Faculdade.
A partir desta decisão, foram constituídas pelo MEC comissões para avaliação do processo de credenciamento da Faculdade e de autorização do curso de teologia.
Nos dias 17 a 19 de julho de 2023, houve a visita online de comissão do MEC para o credenciamento da FLC. Em 24 de julho, a comissão avaliadora apresentou seu relatório propondo a aprovação do processo de credenciamento. Em 27 e 28 de julho, ocorreu a visita, também de forma online, da comissão para autorização do curso de Teologia, cujo relatório, de 31 de julho, propunha a aprovação do processo de autorização do curso de Teologia.
Em 11 de outubro, houve parecer favorável ao credenciamento da FLC e autorização do curso de Teologia pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, órgão do MEC. Este parecer foi posteriormente aprovador pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, em 5 de dezembro de 2023. Faltava apenas a assinatura do ministro da educação do Brasil e publicação no Diário Oficial da União, que ocorreu em 27 de junho de 2024 (veja aqui).
Muitas pessoas atuaram para que se chegasse a este resultado. Foi um processo longo, mas que agora, abre portas para a IELB, através da Faculdade Luterana Concórdia, oferecer um curso de Teologia autorizado (o processo de reconhecimento virá mais adiante), além de poder, caso assim o decida, oferecer outros cursos superiores, cursos de extensão, aperfeiçoamento e, com um novo processo no futuro, um mestrado em Teologia. Deus seja louvado.