Cobertor pesado e confortável

Com a cabeça no travesseiro, é hora de repousar o coração nesta certeza: “Eu me deito, e durmo tranquilo, e depois acordo porque o SENHOR me protege” (Salmo 3.5)

Sejamos sinceros. Uma das coisas mais prazerosas desses dias frios de inverno é dormir em uma cama quentinha, coberto até às orelhas. E não é por acaso. Um estudo desenvolvido na Suécia, pela Universidade de Uppsala, constatou que dormir com um cobertor pesado contribui para uma melhor qualidade do sono. O peso do cobertor atua sobre alguns nervos, estimulando a sensação de relaxamento. Além disso, a pesquisa constatou que o uso de um cobertor pesado estimulou em 32% a produção da melatonina – hormônio que induz o sono no organismo.

Eis aí um bom começo aos que sofrem com noites mal dormidas. E não é pouca gente. Dados da Fiocruz apontam que cerca de 72% dos brasileiros enfrentam dificuldades para dormir. Para uma boa noite de sono, bons hábitos são recomendados. Tais como alimentação saudável, prática de exercícios físicos, o bom senso no uso das telas, uma boa administração das emoções e, como os suecos nos recomendam, um cobertor pesado e confortável.

Antes de dormir, é preciso lembrar que há algo a mais que nos cobre. É algo que acoberta tanto as inquietações do dia que se finda, como também as ansiedades do dia que virá. Falo da graça e do amor de Deus. Com a cabeça no travesseiro, é hora de repousar o coração nesta certeza: “Eu me deito, e durmo tranquilo, e depois acordo porque o SENHOR me protege” (Salmo 3.5).

Há situações que um cobertor pesado não resolve. Uma consciência ardendo em culpas. Uma enfermidade que consome a vida. Um coração dilacerado pelo luto. Um vazio e uma solidão que tiram o gosto do viver. Corações assim precisam ser lembrados do peso que o sangue de Jesus tem. No sangue do Salvador está a única solução para culpas e terrores de consciência. O peso das promessas deste Jesus tem o poder de fazer relaxar o coração, mesmo diante das aflições da vida. São promessas de vida eterna, de presença, de cuidado.

Então fica a dica: para uma boa noite de sono, lance sobre o Senhor as culpas, inquietações e vazios. Quando nossos olhos se fecham, tudo continua nas mãos daquele que “nunca dorme, nem cochila” (Salmo 121.4). Ah, e não esqueça: use um cobertor pesado e confortável.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Emergindo das águas: Um novo começo

A nossa querida Editora Concórdia irá se reerguer e continuará a ser a editora da teologia bíblica e confessional que herdamos da Reforma. Publicando a Palavra que permanece.

Veja também

Emergindo das águas: Um novo começo

A nossa querida Editora Concórdia irá se reerguer e continuará a ser a editora da teologia bíblica e confessional que herdamos da Reforma. Publicando a Palavra que permanece.

Um fim em comum!

E para cumprir com seu propósito, a IELB: utilizará os meios de comunicação; produzirá e distribuirá livros e material religioso, fundando e mantendo organizações com essa finalidade. Esse é o porquê de a Igreja ter uma editora.

14º Encontro Nacional de Escolas Luteranas (14º ENEL)

Em 1524, Lutero elaborou um documento que lançaria as bases de conceitos como educação pública e gratuita, universalização do ensino, ludicidade no processo ensino-aprendizagem, educação interacionista, protagonismo do aluno, aprendizagem significativa e de uma educação com propósitos existenciais, fundamentada nos princípios cristãos.