Sejamos sinceros. Uma das coisas mais prazerosas desses dias frios de inverno é dormir em uma cama quentinha, coberto até às orelhas. E não é por acaso. Um estudo desenvolvido na Suécia, pela Universidade de Uppsala, constatou que dormir com um cobertor pesado contribui para uma melhor qualidade do sono. O peso do cobertor atua sobre alguns nervos, estimulando a sensação de relaxamento. Além disso, a pesquisa constatou que o uso de um cobertor pesado estimulou em 32% a produção da melatonina – hormônio que induz o sono no organismo.
Eis aí um bom começo aos que sofrem com noites mal dormidas. E não é pouca gente. Dados da Fiocruz apontam que cerca de 72% dos brasileiros enfrentam dificuldades para dormir. Para uma boa noite de sono, bons hábitos são recomendados. Tais como alimentação saudável, prática de exercícios físicos, o bom senso no uso das telas, uma boa administração das emoções e, como os suecos nos recomendam, um cobertor pesado e confortável.
Antes de dormir, é preciso lembrar que há algo a mais que nos cobre. É algo que acoberta tanto as inquietações do dia que se finda, como também as ansiedades do dia que virá. Falo da graça e do amor de Deus. Com a cabeça no travesseiro, é hora de repousar o coração nesta certeza: “Eu me deito, e durmo tranquilo, e depois acordo porque o SENHOR me protege” (Salmo 3.5).
Há situações que um cobertor pesado não resolve. Uma consciência ardendo em culpas. Uma enfermidade que consome a vida. Um coração dilacerado pelo luto. Um vazio e uma solidão que tiram o gosto do viver. Corações assim precisam ser lembrados do peso que o sangue de Jesus tem. No sangue do Salvador está a única solução para culpas e terrores de consciência. O peso das promessas deste Jesus tem o poder de fazer relaxar o coração, mesmo diante das aflições da vida. São promessas de vida eterna, de presença, de cuidado.
Então fica a dica: para uma boa noite de sono, lance sobre o Senhor as culpas, inquietações e vazios. Quando nossos olhos se fecham, tudo continua nas mãos daquele que “nunca dorme, nem cochila” (Salmo 121.4). Ah, e não esqueça: use um cobertor pesado e confortável.