O Seminário Concórdia, que celebra 122 anos no dia 27 de outubro, realizou sua tradicional programação festiva no dia 25 de outubro de 2025, com o Chá da Associação das Servas Amigas do Seminário (ASAS) e o Festival de Coros. O evento reuniu mais de 400 pessoas.












A programação teve início com o Chá da ASAS, que neste ano completou 47 anos de atividades. O evento contou com as saudações da presidente da ASAS, Miriam Gutz, e do diretor do Seminário Concórdia, dr. Gerson Linden. A presidente agradeceu a todos pela presença, em especial, às servas de Campo Bom pela preparação dos comes. O diretor do Seminário ressaltou a alegria de inaugurar o novo espaço do refeitório, que passou por reformas, com este evento.












Após a saudação, o maestro Prof. Raul Blum conduziu a apresentação musical do Coro Masculino do Seminário Concórdia. O chá foi servido pelos alunos do seminário e suas esposas.











Festival de Coros
Após o chá, o Festival de Coros deu seguimento às festividades. O prof. dr. Samuel Fuhrmann apresentou os coros participantes:
- Coro Infantil da Congregação São Paulo, de Novo Hamburgo, apresentando “Somos nós os cordeirinhos”.
- Coro Paroquial São Paulo/Bom Jesus, de Cachoeirinha, com “Sua Graça é sem par” e “Deus conhece o meu coração – Salmo 139”, sob a maestrina Camila Thaís Nerbas.
- Coro da Congregação Castelo Forte, de Canoas, apresentando “Divino orvalho” e “Alegrai-vos no Senhor”, regido pelo maestro Sílvio Ferreira da Silva Filho.
- Coro da Congregação São João Batista, de São Leopoldo, que cantou “Pai-Nosso Sertanejo” e “Viver na Graça”, sob a regência de Gustavo Henrique Schmidt.
- Coro da Congregação Cristo, de Porto Alegre, com as músicas “Além do Rio Azul” (com a solista Patrícia Blos) e “Dá-nos a tua palavra”, regido pelo maestro Rodrigo Bloch.
- Coro Masculino do Seminário Concórdia, que entoou com as canções “Entrega o teu caminho ao Senhor” e “O Senhor é o meu Pastor (Salmo 23)”, com regência do maestro Raul Blum.












O festival também contou com uniões corais, incluindo a participação do grupo de flautas-doces do Seminário Concórdia. Houve uma União Coral dos Coros Infantil e Misto da Congregação São Paulo de Novo Hamburgo e do Coro Misto do Seminário Concórdia, que apresentaram “Oh! Deus, tu foste abrigo”. O Coro Misto da Congregação São Paulo de Novo Hamburgo e o Coro Misto do Seminário Concórdia cantaram em união “Louvem a Deus no seu santuário (Salmo 150)”.












Ao final do Festival de Coros, o prof. dr. Gerson Luis Linden realizou a Entrega de Certificados de Participação. O encerramento foi marcado pela União Coral de todos os coros participantes do Festival, que cantaram “Vivendo em Cristo – Lema da IELB 2023-2026”. A apresentação foi regida pelo maestro Raul Blum.











Texto e fotos: Luana Lemke/Redação ML


