Era domingo, cerca de 9h30min da manhã, e o pastor abençoou as crianças, no meio do culto, para que, em seguida, elas fossem para a sala da escola dominical. A partir dali as crianças teriam seu momento de culto numa linguagem apropriada para elas. O professor havia se preparado com o livro Com Jesus e fantoches para contar a história, mas, antes, pediu que os alunos pegassem a Bíblia e lessem o texto da história. Em seguida, o professor percebeu que um dos alunos estava com a Bíblia fechada. Aproximando-se, perguntou ao menino: – Porque você não está lendo o texto? E o menino respondeu: – Eu não enxergo direito, e minha mãe não tem dinheiro para comprar um par de óculos pra mim, pois teve que comprar um pra minha irmã, que é mais velha. Você pode ler pra mim? O relato do menino motivou o professor a ler e a buscar cada vez mais capacitação para melhor explicar a Palavra, pois entendeu que muitas pessoas poderiam ouvi-la através dele.
Este é um dos fatores que me levou a ser pastor e ver a importância que tem a escola dominical para a igreja cristã, em especial para a nossa querida IELB. Certa vez alguém disse que a escola dominical é a “menina dos olhos” da igreja. A escola dominical é tão importante para a igreja que, frequentemente, ouvimos alguém citar o texto bíblico que diz: “Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele” (Pv 22.6). Mas, para que esse bonito trabalho aconteça, é necessário que haja pessoas dispostas e preparadas para ensinar.
Na carta aos Romanos, o apóstolo Paulo fala dos diferentes dons que há na igreja. Um dos dons que Deus concedeu à igreja é o de ensinar: “o que ensina, dedique-se ao ensino” (Rm 12.7). Ensinar não é tarefa fácil! Exige preparo, organização e disponibilidade. E o que dizer da escola dominical durante este período de pandemia, em que muitos professores levaram material impresso às casas de seus alunos, fizeram aulas online e alcançaram a Palavra de Deus às crianças de tantas outras formas? Neste Dia do Professor, queremos homenagear todos os professores da Escola Dominical das congregações da IELB, e queremos também trazer oito lições para o professor da escola dominical da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
1. Qual o material da escola dominical? – Ensinar às crianças a Palavra de Deus é um privilégio. Mas, por causa do pecado, existem inúmeros materiais que contém doutrina falsa, e isso requer um cuidado muito maior do professor. Não pode ser qualquer livro, “só porque tem uma capa bonita” ou “só porque tem mais atividades para ocupar as crianças”. Nosso departamento de ensino da igreja recomenda que as congregações utilizem o livro Com Jesus, que é o manual oficial de escola dominical da IELB, alicerçado em doutrinas fundamentais como a da justificação pela fé. Vale a pena usar o material da igreja!
2. A escola dominical começa na casa do professor – comece com uma oração e, com antecedência, se familiarize com o texto bíblico. Prepare, se possível, algum material de apoio para contar a história. Se houver dificuldades, você poderá entrar em contato com o pastor para tirar suas dúvidas, e ele terá tempo para instruir você. É aconselhável que pelo menos sete dias antes o professor leia o texto bíblico de sua aula.
3. Organize uma rotina para o dia – é muito fácil que a criança se disperse na sala de aula. Por isso organize uma sequência com hinos, leituras, contação de história e atividades. Faça o aluno participar de tudo. No início da aula, peça a atenção e explique o que vai acontecer durante a aula, e que ele é parte importante, pois foi para ele que tudo foi preparado. Assim o aluno pode ser valorizado e integrado na escola dominical.
4. O professor é o primeiro e o último – muitas congregações não tem funcionários que limpam e organizam as salas e dependem da ação voluntária de seus membros. No entanto, mesmo que se tenha alguém responsável pela limpeza, é importante que o professor se prepare com tempo e organize a sala para receber seus alunos. Da mesma forma, ao terminar a aula, o professor da escola dominical pode deixar a sala organizada para a próxima aula. Se houver uma sala utilizada somente para a escola dominical, use a criatividade para decorá-la com versículos bíblicos e desenhos das histórias nas paredes.
5. Use o lúdico como ferramenta – o uso de jogos e brincadeiras pode servir de apoio ao ensino e aprendizado. Brincar de pega-pega pode ser uma grande aula sobre respeito, limites e valores cristãos. Esconde-esconde pode ensinar sobre o nosso relacionamento com Deus. Brincar é importante!
6. Não esqueça do apoio – a escola dominical é muito importante para a família na educação de seus filhos, e a família é muito importante para a escola dominical. É importante ter vínculo de apoio mútuo, com os pais desejando o bem e o aprendizado do aluno, e obter feedback da família para melhor ensinar.
7. Capacitação – aproveite as oportunidades que surgirem de capacitação, como cursos para professores de escola dominical e estudos bíblicos em sua congregação. O professor de escola dominical adquire o conhecimento da Palavra para com capacidade ensinar os seus alunos.
8. Recursos diversos – como está a iluminação da sala? Tem aparelho de som para ouvir música com as crianças? Há uma rampa de acesso para cadeirante? A sala é adequada para todas as crianças? A janela está com o vidro quebrado? Há garrafas na sua sala? Muitos são os recursos utilizados pelos professores. É importante que o professor tenha diálogo com a congregação e manifeste suas necessidades, para que nada atrapalhe o aprendizado das crianças na Palavra de Deus. Às vezes, há ruídos na comunicação, e o professor pode estar atento a isso.
Além das oito lições, é preciso lembrar da humildade e do reconhecimento que tem o professor da escola dominical, pois é um grande privilégio receber as crianças e encaminhá-las a Jesus. O professor é um instrumento de Deus para as crianças. A criança olha para o professor e recebe, através dele, o amor e o ensino de Deus. As crianças não são desprezadas por Deus, e a escola dominical é “menina dos olhos” da igreja, no sentido de que a igreja reconhece a importância que tem de levar a Palavra aos pequeninos que, muitas vezes, não conseguem nem ler a Bíblia. Por isso, querido professor, parabéns pelo seu dia e pela sublime tarefa que exerce!
“Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele” (Pv 22.6).
Franco Thomassen
Pastor
Erechim, RS