Abrace, simplesmente abrace e seja abraçado

Você sabia que o abraço oferta conforto e atua no equilíbrio de três sistemas?

 Pastor Artur Charczuk
pastor e psicanalista
[email protected]

Abrace, simplesmente abrace. Você sabia, leitor, que o abraço oferta conforto e atua no equilíbrio de três sistemas? O primeiro é o sistema nervoso central, que é parte do límbico, o sistema imunitário (defesa do organismo) e o endócrino (produção de hormônios). O bem-estar produzido pelo abraço fortalece esse triângulo. O abraço é muito mais do que estar por entre os braços de alguém, o abraço é uma entrega. Não é simplesmente abraçar um corpo, mas a pessoa. Quando você abraça, você está dizendo por meio do afeto: “estou contigo”. É muito bom sentir aconchego nos braços de alguém que a gente gosta. O abraço também pode ser consolador diante de uma tristeza, de uma saudade e assim por diante. Tem até o dia do abraço no calendário: 22 de maio.

No dicionário, ele possui algumas significações: junção entre coisas ou pessoas, na perspectiva da arquitetura, é um enfeite feito por folhagens que se entrelaçam ao redor de uma coluna; é envolver alguém com os braços e uma demonstração de afeto ou amizade.

Para alguns, abraço é afeto, para outros, um cumprimento, uma formalidade cotidiana. Dependendo da intensidade, ele pode ser íntimo, pode ser contornado pelo sentimento de interesse, de conquista. O abraço é uma linguagem, ou seja, é uma circunferência, como se fosse um elo, onde o ser humano se sente protegido por estar entrelaçado. Conforme o sentimento do abraçado, o que ele pode estar passando, o abraço pode se tornar um ninho, um refúgio, um descanso diante das intempéries da vida. O abraço é uma confissão silenciosa, enfim, ele pode possuir múltiplos significados, que são permeados de amor, acolhimento, compaixão, envolvimento, etc.

É como um agasalho, cuja a pessoa é aquecida e reparada emocionalmente. Quando enlaçados, aninhados nos braços um do outro, a pessoa tem a extraordinária sensação de que não é tão só e se torna mais corajosa para o enfretamento do mundo e suas asperezas.

UMA SOCIEDADE CONECTADA, MAS NÃO ABRAÇADA

O abraço é um entrelaçamento de corações. No entanto, estamos vivendo em uma estrutura social conectada e não abraçada. Por consequência, o abraço vai sendo cada vez mais uma relíquia emocional, destroços de uma distante vivência social. É um acolhimento beirando ao término, em que, hoje, os seres humanos se abraçam por meio de algoritmos, emoticons e dígitos que não possuem o mesmo efeito.

O abraço é um gesto definido popularmente como: “onde não tem braço, não tem abraço”. Quando o abraço some, somem também: compaixão, carinho, acolhimento, amor e assim por diante. De fato, extinguir o abraço é um grande prejuízo para o sujeito.

Abraçar é você poder ajudar o próximo, reduzindo suas preocupações e medos. Lembrando: sensações provindas do tato são permanentes em nosso existir, são vívidos e excelentes contribuintes para a organização e a reorganização psíquica. Por fim, abraço é sinônimo de cuidado: reduz o stress, é um compartilhador de emoções e diminui a ansiedade e a dor. A vida é uma contínua inquietação, sendo assim, sempre vamos precisar abraçar e sermos abraçados. Abraços genuínos ocorrem por entre as pessoas e não em telas, seja qual for o tamanho.

ABRAÇOS, MUITOS ABRAÇOS!

Desde que nascemos aprendemos a usar o abraço para mostrar os nossos múltiplos sentimentos. Ele é um veículo de transmissão, uma comunicação não- verbal de grande eficiência e aliviador de tensões. O abraço é um campo de muitos benefícios. Falamos bastante até aqui, amigo leitor. Assim sendo, fica o meu desejo: abrace, simplesmente abrace e seja abraçado.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Uma má notícia que pode salvar sua vida!

Muitas notícias são difíceis de serem recebidas, mas evitá-las não resolverá o problema. Para notícias amargas, só é possível encontrar um caminho de solução e cura se encararmos a realidade.

Veja também

Uma má notícia que pode salvar sua vida!

Muitas notícias são difíceis de serem recebidas, mas evitá-las não resolverá o problema. Para notícias amargas, só é possível encontrar um caminho de solução e cura se encararmos a realidade.

ENL LLLB 2025 projeta o futuro da igreja

Lançamento de projeto quebusca fortalecer os vínculos entre gerações e garantir a continuidade do legado dos departamentos de servas e leigos foi o destaque da programação

Mulher, criação divina

Chá da tarde na Congregação Concórdia, de Cacoal, RO comemorou o Dia Internacional da Mulher