Departamento de Ensino (DE)

O DE é um departamento do Conselho Diretor (CD) da IELB. Os membros são eleitos na reunião do CD que se realiza junto à Convenção Nacional da IELB.

Foram eleitos: Carlos Bobsin, Marcelo Heemann (secretário), pastor Emerson O. Zielke, pastor Cesar Scholz (coordenador), pastor Joel Muller (vice-presidente de Ensino), sendo estes membros votantes do DE. Compõem o DE como membros consultivos: o pastor e professor Gérson Luis Linden (diretor do Seminário Concórdia) e o pastor Marlus Seling (presidente da ANEL).

Os objetivos do DE, conforme o Estatuto e Regimento da IELB, tratam essencialmente da educação teológica cristã luterana para toda a igreja.

A educação teológica acontece com os cursos da ETE (Educação Teológica por Extensão), que visam à formação bíblica de jovens, servas, leigos, e a preparação dos nossos futuros pastores no Seminário Concórdia.

O DE atua nas escolas luteranas confessionais através da ANEL (Associação Nacional de Escolas Luteranas). Pela ANEL, acontece a capacitação administrativa das escolas, a formação pedagógica e a orientação dentro da filosofia luterana de educação.

O que apontamos até aqui não esgota as funções e responsabilidades do DE e de todos os envolvidos na educação teológica da IELB. Pois, na prática, as responsabilidades se multiplicam e abrangem um leque amplo de ações e tomada de decisões. Por isso, destacaremos alguns pontos.

1. O Seminário Concórdia é nosso, é da IELB. E a IELB quer e precisa seguir investindo em educação teológica de qualidade em todos os níveis.
2. Trabalhar na captação de novos alunos e formação de novos pastores no Seminário Concórdia. Hoje, 2023, temos 76 alunos. Se queremos pastores formandos em 2031, precisamos motivar e apoiar candidatos em 2023 para que, no ano de 2024, façam o curso preparatório e ingressem no Seminário em 2025.

3. Divulgar e apoiar a nova ETE – Uma oportunidade única de formação para todos os membros da igreja. Os cursos são por EAD, e o investimento vale a pena. Converse com o seu pastor e ele o orientará.

4. Apoiar a Provedoria do Seminário Concórdia – os 59 distritos da igreja encaminham ofertas especiais a cada cinco anos para ajudar no custeio da alimentação dos estudantes.

5. Elaborar e acompanhar a execução do orçamento do Centro Educacional Concórdia (Seminário Concórdia e Colégio Concórdia), em conjunto com o Departamento de Administração, atuando junto ao Conselho Administrativo do Centro Educacional Concórdia.

6. Eleger o diretor do Seminário Concórdia e escolher os professores.

7. Providenciar recursos para bolsas de estudos para alunos e pastores, visando à preparação com cursos de mestrado e doutorado, no Brasil ou exterior.

8. Estimular e aprovar programas de estudos especiais e de pós-graduação. Esses cursos têm sido realizados em diversas regiões do Brasil e também no Seminário Concórdia.

9. Faculdade Luterana Concórdia. O que é isso? É o nosso Seminário Concórdia, com outro nome, tendo o seu curso de teologia reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). A documentação está encaminhada e aguardamos as visitas técnicas e a aprovação deste projeto. Este desafio é amplo e prevê a criação de outros cursos, seguindo a filosofia luterana de educação.

Rogamos ao SENHOR que abençoe a igreja: com o despertar de muitas novas vocações ao ministério pastoral, com o despertar de muitas lideranças que busquem a formação bíblica na ETE, com a firme convicção que vale a pena seguir investindo na atividade fim da igreja: ensinar.

Os membros do DE e todos que estão envolvidos na formação teológica da IELB são servos de Cristo, e, por isso, rogamos que sempre nos incluam em suas orações, súplicas, intercessões, louvor e agradecimento.

Ao SENHOR toda honra e glória.


Pastor Cesar Scholz

Coordenador DE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Veja também

Igrejas se unem e tocam sinos pelos 200 anos da imigração alemã

Ação proposta pela comissão do bicentenário: badalar os sinos dos templos - ao meio-dia do dia 25 de julho – por 200 segundos

Igreja de Candelária, RS, celebra os 200 anos da imigração alemã

Palestra e descerramento de placa alusiva marcaram a data

Convite à igreja

Assista ao vídeo da presidente da JELB, Dagmara Abigail...