Departamento de Ensino (DE)

O DE é um departamento do Conselho Diretor (CD) da IELB. Os membros são eleitos na reunião do CD que se realiza junto à Convenção Nacional da IELB.

Foram eleitos: Carlos Bobsin, Marcelo Heemann (secretário), pastor Emerson O. Zielke, pastor Cesar Scholz (coordenador), pastor Joel Muller (vice-presidente de Ensino), sendo estes membros votantes do DE. Compõem o DE como membros consultivos: o pastor e professor Gérson Luis Linden (diretor do Seminário Concórdia) e o pastor Marlus Seling (presidente da ANEL).

Os objetivos do DE, conforme o Estatuto e Regimento da IELB, tratam essencialmente da educação teológica cristã luterana para toda a igreja.

A educação teológica acontece com os cursos da ETE (Educação Teológica por Extensão), que visam à formação bíblica de jovens, servas, leigos, e a preparação dos nossos futuros pastores no Seminário Concórdia.

O DE atua nas escolas luteranas confessionais através da ANEL (Associação Nacional de Escolas Luteranas). Pela ANEL, acontece a capacitação administrativa das escolas, a formação pedagógica e a orientação dentro da filosofia luterana de educação.

O que apontamos até aqui não esgota as funções e responsabilidades do DE e de todos os envolvidos na educação teológica da IELB. Pois, na prática, as responsabilidades se multiplicam e abrangem um leque amplo de ações e tomada de decisões. Por isso, destacaremos alguns pontos.

1. O Seminário Concórdia é nosso, é da IELB. E a IELB quer e precisa seguir investindo em educação teológica de qualidade em todos os níveis.
2. Trabalhar na captação de novos alunos e formação de novos pastores no Seminário Concórdia. Hoje, 2023, temos 76 alunos. Se queremos pastores formandos em 2031, precisamos motivar e apoiar candidatos em 2023 para que, no ano de 2024, façam o curso preparatório e ingressem no Seminário em 2025.

3. Divulgar e apoiar a nova ETE – Uma oportunidade única de formação para todos os membros da igreja. Os cursos são por EAD, e o investimento vale a pena. Converse com o seu pastor e ele o orientará.

4. Apoiar a Provedoria do Seminário Concórdia – os 59 distritos da igreja encaminham ofertas especiais a cada cinco anos para ajudar no custeio da alimentação dos estudantes.

5. Elaborar e acompanhar a execução do orçamento do Centro Educacional Concórdia (Seminário Concórdia e Colégio Concórdia), em conjunto com o Departamento de Administração, atuando junto ao Conselho Administrativo do Centro Educacional Concórdia.

6. Eleger o diretor do Seminário Concórdia e escolher os professores.

7. Providenciar recursos para bolsas de estudos para alunos e pastores, visando à preparação com cursos de mestrado e doutorado, no Brasil ou exterior.

8. Estimular e aprovar programas de estudos especiais e de pós-graduação. Esses cursos têm sido realizados em diversas regiões do Brasil e também no Seminário Concórdia.

9. Faculdade Luterana Concórdia. O que é isso? É o nosso Seminário Concórdia, com outro nome, tendo o seu curso de teologia reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). A documentação está encaminhada e aguardamos as visitas técnicas e a aprovação deste projeto. Este desafio é amplo e prevê a criação de outros cursos, seguindo a filosofia luterana de educação.

Rogamos ao SENHOR que abençoe a igreja: com o despertar de muitas novas vocações ao ministério pastoral, com o despertar de muitas lideranças que busquem a formação bíblica na ETE, com a firme convicção que vale a pena seguir investindo na atividade fim da igreja: ensinar.

Os membros do DE e todos que estão envolvidos na formação teológica da IELB são servos de Cristo, e, por isso, rogamos que sempre nos incluam em suas orações, súplicas, intercessões, louvor e agradecimento.

Ao SENHOR toda honra e glória.


Pastor Cesar Scholz

Coordenador DE

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matérias Relacionadas

Ovelhas geram ovelhas. Pastores apascentam ovelhas

No evangelho de João 10.11,14, Jesus é o “Bom Pastor” que apascenta e gera, espiritualmente, as ovelhas que escutam sua voz e que o conhecem e são por ele conhecidas.

Veja também

Ovelhas geram ovelhas. Pastores apascentam ovelhas

No evangelho de João 10.11,14, Jesus é o “Bom Pastor” que apascenta e gera, espiritualmente, as ovelhas que escutam sua voz e que o conhecem e são por ele conhecidas.

Cheiro de salvação

O texto de 2 Coríntios 2.14 diz assim: “Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas”.

Quem está nas trincheiras ao seu lado?

Quando a gente casa, traz uma bagagem para a vida a dois. Nessa bagagem, estão os valores aprendidos em casa, as experiências de relacionamentos anteriores, nossa profissão talvez, sonhos e desejos.